Desempenho de trator agrícola com diferentes distribuições de peso entre eixos em três superfícies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laskoski, Maíra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56169
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Samir Paulo Jasper
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spelling Bueno, Luciano de Souza RibeiroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência do SoloJasper, Samir Paulo, 1982-Laskoski, Maíra2023-02-15T18:05:13Z2023-02-15T18:05:13Z2018https://hdl.handle.net/1884/56169Orientador: Prof. Dr. Samir Paulo JasperCoorientador: Prof. Dr. Luciano de Souza Ribeiro BuenoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Defesa : Curitiba, 16/02/2018Inclui referências: p.60-65Área de concentração: Solo e ambienteResumo: Uma das maiores dificuldades com tratores agrícolas refere-se à correta adequação para condução das operações agrícolas a campo, pois o trator é utilizado em diversas operações e em diferentes solos. Os ensaios de desempenho de tratores em diferentes superfícies representam uma alternativa para conhecer e otimizar os parâmetros de desempenho dos tratores. O objetivo deste trabalho foi identificar a condição ideal de distribuição de peso entre eixos que, quando relacionada com diferentes superfícies de deslocamento, maximizará o desempenho do trator. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Canguiri, pertencente à Universidade Federal do Paraná, submetendo um trator instrumentado a ensaios de desempenho em pavimento de concreto, solo mobilizado e solo firme, com diferentes distribuições de peso entre eixos (DPEE) (35/65%, 40/60% e 45/55%), a 8 km.h-1, tracionando carga constante de 30 kN. Com a instrumentação eletrônica e equações já conceituadas, foram determinados os parâmetros: patinagem, rotação do motor, consumo de combustível, força, potência e rendimento na barra de tração, eficiência térmica do motor, carga dinâmica, coeficiente de tração, resistência ao rolamento e rendimento tratório. A análise dos resultados permitiu concluir que em pavimento de concreto o desempenho do trator foi melhor, seguido pelo solo firme e, por último, a superfície mobilizada. O desempenho do trator com DPEE 40/60% foi similar à DPEE 35/65%, sendo estas as condições de distribuição de peso entre eixos que conferiram o melhor desempenho do trator. Portanto, para obter o máximo desempenho do trator é possível haver flexibilidade na DPEE, podendo-se trabalhar no eixo dianteiro com peso correspondente a 35 a 40% do peso total do trator e 60 a 65% no eixo traseiro. Palavras-chave: adequação, instrumentação eletrônica, lastragem.Abstract: One of the greatest difficulties with agricultural tractors is the correct suitability for conducting agricultural operations in the field, since the agricultural tractor is used in various operations and in different soil types. The tests of performance of tractors on different surfaces represents an alternative to know and optimize the parameters of performance of the tractors. The objective of this work was to identify the ideal condition of weight distribution between axles that, when related to different displacement surfaces, will maximize the performance of the tractor. The experiment was carried out at the Canguiri Experimental Farm, belonging to the Federal University of Paraná, submitting an instrumented tractor to performance tests on concrete pavement, mobilized soil and firm soil, with different weight distributions between axles (35/65%, 40 / 60% and 45/55%), at 8 km.h-1, drawing a constant load of 30 kN. With the electronic instrumentation and equations already considered, parameters were determined: skating, motor rotation, fuel consumption, force, power and yield on the drawbar, motor thermal efficiency, dynamic load, coefficient of traction, rolling resistance and yield. The analysis of the results allowed to conclude that in concrete pavement the performance of the tractor was better, followed by the firm ground and, finally, in the mobilized surface. The performance of the tractor with DPEE 40/60% was similar to the DPEE 35/65%, these being the conditions of weight distribution between axes that gave the best performance of the tractor. Therefore, to achieve maximum performance of the tractor, there is flexibility in the DPEE, being able to work on the front axle with a weight corresponding to 35 to 40% of the total weight of the tractor and 60 to 65% on the rear axle. Key-Words: adequacy, electronic instrumentation, ballasting.1 recurso online : PDF.application/pdfTratores agricolasCiência do SoloMáquinas agrícolasMecanização agrícolaDesempenho de trator agrícola com diferentes distribuições de peso entre eixos em três superfíciesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAIRA LASKOSKI.pdfapplication/pdf3635892https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56169/1/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20LASKOSKI.pdfb80c10957d0df013eb9284e8d835f472MD51open access1884/561692023-02-15 15:05:13.863open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-15T18:05:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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