DESEMPENHO DE TRÊS TRATORES AGRÍCOLAS EM ENSAIOS DE TRAÇÃO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Agricultura Neotropical |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/258 |
Resumo: | A avaliação de desempenho de tratores agrícolas, levando-se em consideração a condição do solo, é importante para identificar a máxima capacidade de tração e o consumo de combustível de acordo com os níveis de esforços exigidos. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi realizar ensaios de tração para determinação do desempenho de tratores agrícolas sobre pista de solo firme sem cobertura vegetal. Foram avaliados três modelos de tratores 4x2 TDA, e seis níveis de esforços (força de tração) na barra de tração (5, 10, 15, 20, 25 e 27 kN). Para o fator trator, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, e para o fator força de tração, as médias foram ajustadas por equações de regressão. Observou-se que o menor desempenho energético representado pelo consumo de combustível, foi obtido com o trator que operava com o maior regime de rotação. Houve comportamento linear crescente em função da força de tração, para os parâmetros consumo/horário, potência e eficiência na barra de tração e ajuste não linear para patinagem e consumo específico. |
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DESEMPENHO DE TRÊS TRATORES AGRÍCOLAS EM ENSAIOS DE TRAÇÃOMáquinas e mecanização agrícolaA avaliação de desempenho de tratores agrícolas, levando-se em consideração a condição do solo, é importante para identificar a máxima capacidade de tração e o consumo de combustível de acordo com os níveis de esforços exigidos. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi realizar ensaios de tração para determinação do desempenho de tratores agrícolas sobre pista de solo firme sem cobertura vegetal. Foram avaliados três modelos de tratores 4x2 TDA, e seis níveis de esforços (força de tração) na barra de tração (5, 10, 15, 20, 25 e 27 kN). Para o fator trator, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, e para o fator força de tração, as médias foram ajustadas por equações de regressão. Observou-se que o menor desempenho energético representado pelo consumo de combustível, foi obtido com o trator que operava com o maior regime de rotação. Houve comportamento linear crescente em função da força de tração, para os parâmetros consumo/horário, potência e eficiência na barra de tração e ajuste não linear para patinagem e consumo específico.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/x-downloadhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/25810.32404/rean.v2i2.258Revista de Agricultura Neotropical; v. 2 n. 2 (2015): Revista de Agricultura Neotropical; 68-76REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; Vol. 2 No. 2 (2015): REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; 68-762358-630310.32404/rean.v2i2reponame:Revista de Agricultura Neotropicalinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/258/251Copyright (c) 2015 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICALinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiorese, Diego AugustoMarasca, IndiamaraFernandes, Bárbara BarretoSandi, JeffersonMorelli-Ferreira, FrancielleLanças, Kléber Pereira2021-07-22T09:55:27ZRevistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineoPUB |
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