Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Paulo de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30350
Resumo: Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski
id UFPR_3b08d17f57e5f69c814303a442094b13
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30350
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, João Paulo de SouzaOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-05T18:47:24Z2020-10-05T18:47:24Z2013https://hdl.handle.net/1884/30350Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio OsinskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/02/2013Bibliografia : fls. 172-187Resumo: Este trabalho analisaa trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-2002) na década de 1950, especialmente no tocante às suas ideias e ações educativas modernizadoras. Durante o período escolhido,a atuaçãode Eny Caldeira obtém uma dimensão pública em razão da nomeação como diretora do Instituto de Educação do Paraná (1952-1955).Gestão que a caracterizou como uma das personagens de transição na formação do campo educacional paranaense, com a assunção das ciências fonte: Sociologia, Biologia e especialmente a Psicologia como referenciais para o desenvolvimento de novos paradigmas educacionais no Estadoe a busca de especialização científica dos quadros docentes, em contraposição à educação assentada em fundamentos filosóficos, desenvolvida por autodidatas e eruditos das gerações anteriores à sua.Iniciativas como as da criação da Escola Experimental Maria Montessori e do Centro Juvenil de Artes Plásticas, ambos na capital paranaense,caracterizam a ação da intelectual frente a projetos de modernizaçãopedagógica e estética, representada na assunção da ciência, na busca da especialização, do emprego de laboratórios educacionais e de sua atuação como mulher administradora pública. Como referencial teórico empregamos os conceitos de campo, capital e habitusde Pierre Bourdieu, como auxiliares na análise da trajetória. No que concerne aos conceitos de moderno, modernização e modernidade, tomamos como principais referências Marshall Berman, Norberto Bobbio, Anthony Giddens e Zigmunt Bauman; além das contribuições teóricas sobre a história intelectual de Helenice Rodrigues da Silva, Sergio Miceli e Carlos Eduardo Vieirae os conceitos de apropriação e representação de Roger Chartier. A dissertação estará dividida em doiscapítulos. No primeiro, é analisada a formação familiar, escolar e universitária de Eny Caldeira. No segundo, apresentam-se as atividades desenvolvidas durante o período em que Eny Caldeira exerce a direção do Instituto de Educação. Para o desenvolvimento do trabalho foram empregadas fontes provenientes de diversosarquivos e centros de pesquisa. As fontes utilizadas são de tipologias variadas, especialmente documentos oficiais, periódicos, cartas, documentos não publicados, obras da época e depoimentos.Abstract: Ce travail analyse la trajectoire intellectuelle de l'éducatrice Eny CALDEIRA ( 1912 -2002 ) aux années cinquante, surtout par rapport à ses idées et ses actions éducatives modernistes. Pendant la période choisie, la trajectoire de Eny CALDEIRA obtient une dimension publique en raison de sa nomination comme directrice de l'Institut d'Éducation du Parana ( 1952 -1955 ). Gestion qui l'a caracterisée comme une des personnages de transition selon la formation du camp éducatif du Parana, avec l'ascension des sciences sources : Sociologie, Biologie et surtout la Psychologie comme des références au développement de nouveaux paradigmes del'éducation à l'État du Parana. Des initiatives comme celles de la création de l'École Expérimentale Maria MONTESSORI et du Centre Juvénile d'Arts Plastiques, les deux au chef-lieu du Parana, caractérisent l'action de l'intellectuelle face à des projets de modernisation pédagogique et esthétique. Comme référence théorique, nous nous sommes servis des concepts de camp, de capital et habitus de Pierre BOURDIEU, comme des auxiliaires à l'analyse de la trajectoire. En ce qui concerne les concepts de moderne, de modernisation et de modernité, nous avons pris comme principales références Marshall BERMAN, Norberto BOBBIO, Anthony GIDDENS et Zigmunt BAUMAN; ainsi comme des contributions théoriques sur l'histoire intellectuelle de Helenice RODRIGUES DA SILVA, Sergio MICELI et Carlos Eduardo VIEIRAet les concepts d'appropriation et de représentation de Roger CHARTIER. La dissertation sera subdivisée selon deux chapitres. Au premier chapitre, il est analysé la formation familière, scolaire et universitaire de Eny CALDEIRA. Au deuxième chapitre, se sont présentées les activités développées pendant la période que Eny CALDEIRA exerce la direction de l'Institut d'Éducation. Pour le développement du travail, il a été utilisé des sources originaires de plusieurs archives etcentres de recherche. Les sources utilisées sont de plusieurs typologies, surtout de documents officiels, de périodiques, de lettres, de documents pas encore publiés, d'oeuvres d'époque et de témoignages.190 f. : il. [algumas color].application/pdfDisponível em formato digitalCaldeira, Eny, 1912-2002Dissertações - EducaçãoFormação de professores - HistóriaEducação - HistóriaReforma do ensinoArte na educaçãoIntelectuaisEducaçãoPercurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO PAULO DE SOUZA DA SILVA.pdfapplication/pdf3555403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30350/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf7ff00e13acfea52475774c1b989e06bbMD51open accessTEXTR - D - JOAO PAULO DE SOUZA DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain454467https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30350/2/R%20-%20D%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf.txtaac68e583ff1f246827dc7aaeb87e53aMD52open accessTHUMBNAILR - D - JOAO PAULO DE SOUZA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30350/3/R%20-%20D%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf.jpg3c285b0b479ab27bf8364abb8e059282MD53open access1884/303502020-10-05 15:47:24.643open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30350Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-05T18:47:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
title Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
spellingShingle Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
Silva, João Paulo de Souza
Caldeira, Eny, 1912-2002
Dissertações - Educação
Formação de professores - História
Educação - História
Reforma do ensino
Arte na educação
Intelectuais
Educação
title_short Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
title_full Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
title_fullStr Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
title_full_unstemmed Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
title_sort Percurso entre modernidades : trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912-1955)
author Silva, João Paulo de Souza
author_facet Silva, João Paulo de Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Paulo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Caldeira, Eny, 1912-2002
Dissertações - Educação
Formação de professores - História
Educação - História
Reforma do ensino
Arte na educação
Intelectuais
Educação
topic Caldeira, Eny, 1912-2002
Dissertações - Educação
Formação de professores - História
Educação - História
Reforma do ensino
Arte na educação
Intelectuais
Educação
description Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-05T18:47:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-05T18:47:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/30350
url https://hdl.handle.net/1884/30350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 f. : il. [algumas color].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30350/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30350/2/R%20-%20D%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30350/3/R%20-%20D%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ff00e13acfea52475774c1b989e06bb
aac68e583ff1f246827dc7aaeb87e53a
3c285b0b479ab27bf8364abb8e059282
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860442332594176