Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Paulo de Souza da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56144
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski
id UFPR_7391516a477e601b80419107481ac770
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56144
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, João Paulo de Souza daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-2018-11-20T12:52:18Z2018-11-20T12:52:18Z2018https://hdl.handle.net/1884/56144Orientadora: Profa. Dra. Dulce Regina Baggio OsinskiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/03/2018Inclui referências: p.266-300Resumo: Este trabalho analisa a trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912- 2002), em especial nas décadas de 1950, 1960 e 1970, especialmente no tocante às suas ideias e ações educativas modernizadoras. Durante o período escolhido, a trajetória de Eny Caldeira obtém uma dimensão pública em razão de sua nomeação como diretora do Instituto de Educação do Paraná (1952- 1955), do seu trabalho como pesquisadora do Centro Brasileiro de Estudos Pedagógicos (1955-1959) e de sua atuação como professora da Universidade Federal do Paraná (1960-1991). Suas iniciativas caracterizam a ação da intelectual frente a projetos de modernização educacional e divulgação da psicologia como ciência explicativa e operacional para a educação. Eny Caldeira inseriu-se num grupo de educadores que definiu bases para uma educação baseada não mais especialmente na filosofia, como o grupo que a antecedeu, porém assentada em fundamentos da sociologia, da biologia e especialmente da psicologia. Caldeira, enquanto intelectual mediadora e regional, foi, ao mesmo tempo, constituída e constituidora desse campo educacional em construção, podendo ser considerada uma figura de transição entre diferentes modelos de formação e pesquisa docente, no que concerne ao uso da psicologia aplicada à educação. Como referencial teórico na análise da trajetória, empregamos os conceitos de campo, capital e habitus de Pierre Bourdieu. No que concerne aos conceitos de moderno, modernização e modernidade, tomamos como principais referências Marshall Berman, Norberto Bobbio, Anthony Giddens e Zigmunt Bauman. Dialogamos também com as contribuições teóricas sobre a história intelectual de Helenice Rodrigues da Silva, Sergio Miceli e Carlos Eduardo Vieira e com os conceitos de apropriação e representação de Roger Chartier. Para o desenvolvimento do trabalho foram consultados diversos arquivos e centros de pesquisa. As fontes utilizadas são de tipologias variadas, especialmente documentos oficiais, periódicos, cartas, documentos não publicados, obras da época e depoimentos. Palavras Chave: Eny Caldeira, Intelectuais, História da Educação, História da Formação de docentes, Psicologia.Abstract: This paper analyzes the intellectual trajectory of educator Eny Caldeira (1912- 2002) through the decades of 1950, 1960 and 1970, regarding her ideas and modernizing educative actions. During this proposed time period, the trajectory of Eny Caldeira obtains a public dimension following her appointing as director for the Institute of Education of Paraná (1952-1955), her work as researcher for the Brazilian Center of Pedagogical Studies (1955-1959) and as a teacher for Federal University of Paraná (1960-1991). Her initiatives shaped intellectual action regarding projects for educational modernization and spreading of psychology as an explanatory and operational science in education. Eny Caldeira became part of a group of educators who laid the foundation for an education based not on philosophy as it was with the preceding group, but on sociology, biology and especially psychology. Caldeira as an intellectual, regional and mediator, was concurrently constituted and constituent of this building educational field, possibly considered a figure of the transition between these models of education and research concerning the use of psychology. As theory reference on this trajectory analysis we employed Pierre Bourdieu's concepts of habitus, capital and field. As for the concepts of modern, modernization and modernity our main references were Marshall Berman, Norberto Bobbio, Anthony Giddens and Zigmunt Bauman. We also discussed theoric contributions and intellectual history of Helenice Rodrigues da Silva, Sergio Miceli and Carlos Eduardo Vieirra and the concepts of appropriation and presentation by Roger Chartier. The sources employed vary in typology, being mainly official documents, periodicals, letters, unpublished documents, works contemporaneous to the subject and testimonials. Key Words: Eny Caldeira, Intellectuals, History of education, History of the formation of teachers, Psychology.347 p. : il. (algumas color.), retrs.application/pdfEducação - HistóriaEducaçãoCaldeira, Eny, 1912-2002Professores - FormaçãoSob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOAO PAULO DE SOUZA DA SILVA.pdfapplication/pdf6712611https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56144/1/R%20-%20T%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf1d9895054c411c28f13e7b6464b0574dMD51open access1884/561442018-11-20 10:52:18.17open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56144Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-20T12:52:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
title Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
spellingShingle Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
Silva, João Paulo de Souza da
Educação - História
Educação
Caldeira, Eny, 1912-2002
Professores - Formação
title_short Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
title_full Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
title_fullStr Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
title_full_unstemmed Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
title_sort Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
author Silva, João Paulo de Souza da
author_facet Silva, João Paulo de Souza da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Paulo de Souza da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
contributor_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História
Educação
Caldeira, Eny, 1912-2002
Professores - Formação
topic Educação - História
Educação
Caldeira, Eny, 1912-2002
Professores - Formação
description Orientadora: Profa. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-20T12:52:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-20T12:52:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56144
url https://hdl.handle.net/1884/56144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 347 p. : il. (algumas color.), retrs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56144/1/R%20-%20T%20-%20JOAO%20PAULO%20DE%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d9895054c411c28f13e7b6464b0574d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860440025726976