Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sheurily Santos, 1995-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73204
Resumo: Orientadora: Profª Drª Michelle Bocchi Gonçalves
id UFPR_3b3af9ce956b16ed7486230d03ef0269
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73204
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Sheurily Santos, 1995-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-2022-02-21T18:42:59Z2022-02-21T18:42:59Z2021https://hdl.handle.net/1884/73204Orientadora: Profª Drª Michelle Bocchi GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 11/08/2021Inclui referências: p. 110-113Resumo: A presente pesquisa aborda os sentidos discursivos do corpo em processo cênico no contexto educacional universitário. O recorte para análise encontra-se sobre os corpos dos sujeitos que desenvolveram e participaram até o final do experimento cênico A Serpente durante os anos de 2017, 2018 e 2019. Um processo oriundo da disciplina optativa TPC214 - Laboratório Experimental de Dramaturgias do Ator, ofertada no curso superior de Tecnologia em Produção Cênica - TPC, localizado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica - SEPT da Universidade Federal do Paraná - UFPR, e que foi realizado pela linha de experimentos cênicos Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação - CARMEN GROUP, que compõe o grupo de pesquisa Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades - Labelit (CNPq/UFPR). A pesquisa traz como pergunta norteadora: Quais discursividades deslizam sobre os corpos das(os) alunas(os)-produtoras(es)-artistas em processo cênico no contexto educacional universitário? O objetivo geral é desvelar as discursividades corporais das(os) alunas(os)-produtoras(es)-artistas a partir das respostas resultantes da aplicação de um questionário e de imagens de registros do grupo que ilustram as respostas acerca do processo A Serpente. Os objetivos específicos visam analisar os sentidos atribuídos pelos integrantes através do conceito de Formações Imaginárias enquanto sujeitos e, por fim, compreender esses corpos por suas Memórias Discursivas nas relações dos sujeitos ante aos personagens. A estruturação teórica principal é formada a partir dos estudos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), e, como suporte teórico, a pesquisa caminha por alguns conceitos do teatro em contexto educacional com enfoque no Teatro Universitário. As materialidades construídas são analisadas qualitativamente e utiliza-se como ferramenta de análise a própria filiação teórica, a Análise de Discurso. A pesquisa traz como pressuposto das análises que as reverberações e atravessamentos do processo para sujeitos que simultaneamente performam um corpo de aluna(o)-produtor(a)-artista estão em um constante movimento de significação e ressignificação de sentidos, que desencadeia perspectivas de desafio, transformação e desenvolvimento criativo ao mesmo tempo que os inscreve no mundo.Abstract: This research addresses the discursive meanings of the body in a scenic process in a university context. The focus of analysis is on the bodies of the subjects who developed and participated of the scenic experiment A Serpente until the end, during the years of 2017, 2018 and 2019. This process is the result of the elective course TPC214- Laboratório Experimental de Dramaturgias do Ator (Experimental Laboratory of Actor's Dramaturgies) in Tecnologia em Produção Cênica (Scenic Production Technology) - TPC linked to the Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Professional and Technological Education Sector) - SEPT of the Universidade Federal do Paraná (Federal University of Paraná) - UFPR, and which was carried out by the scenic experiments line Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação (Center for Training in Body, Art, Movement and Staging) - CARMEN GROUP that makes up the research group Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Laboratory of studies in education, language and theatrics) - Labelit. The research brings as a guiding question: What discourses flow over the bodies of students-producers-artists in a scenic process in a university context? The general purpose is to unveil the bodily discourses of the student-producers-artists from the responses resulting upon the application of a questionnaire and images from the group's records that illustrate the responses about A Serpente. The specific objectives aim to analyze the meanings attributed to the members through the concept of Imaginary Formations conceived in the subjects and, finally, to understand these bodies through their Discursive Memories in the subjects' relations with the characters. The main theoretical framework is on the studies of French Discourse Analysis (AD), and theoretical concepts of theater in an educational context with a focus on University Theater also supports the research. The materialities are analyzed qualitatively and the theoretical affiliation, Discourse Analysis, is used as an analysis tool. The research assumptions regard the reverberations and crossings of this process to the subjects that simultaneously perform in the body of a student-producer-artist, in a constant movement of definition and redefinitions of meanings, which unleashes perspectives of challenge, tranformations and creative development that, at the same time, inserts them in the world.Resumen: La presente investigación aborda los sentidos discursivos del cuerpo en un proceso escénico en el contexto educativo universitario. El recorte de análisis está sobre los cuerpos de los sujetos que desarrollaron y participaron hasta el final del experimento escénico A Serpente durante los años 2017, 2018 y 2019. Un proceso derivado de la asignatura optativa TPC214 - Laboratorio Experimental de Dramaturgias do Ator, que se ofrece en el curso Superior en Tecnologia em Produção Cênica - TPC, ubicado en el Setor de Educação Profissional e Tecnológica - SEPT de la Universidade Federal do Paraná - UFPR, y que fue realizado por la línea de experimentos escénicos Centro de Formação em Corpo, Arte, Movimento e Encenação - CARMEN GROUP que integra el grupo de investigación Laboratorio de estudos em educação, linguagem e teatralidades - Labelit. La investigación trae como pregunta orientadora: ¿Qué discursos se deslizan sobre los cuerpos de estudiantesproductores- artistas en un proceso escénico en el contexto educativo universitario? El objetivo general es develar los discursos corporales de los estudiantes-productoresartistas a partir de las respuestas resultantes de la aplicación de un cuestionario e imágenes de los registros del grupo que ilustran las respuestas sobre el proceso A Serpente. Los objetivos específicos intentan a analizar los significados atribuidos por los miembros a través del concepto de Formaciones Imaginarias como sujetos y, finalmente, comprender estos cuerpos a través de sus Memorias Discursivas en las relaciones de los sujetos ante de los personajes. La estructura teórica principal está formada a partir de los estudios del Análisis del Discurso Francés (AD), y como soporte teórico la investigación recorre algunos conceptos del teatro en un contexto educativo con enfoque en el Teatro Universitario. Las materialidades construidas se analizan cualitativamente y la afiliación teórica, el Análisis del Discurso, se utiliza como herramienta de análisis. La investigación presupone el análisis de que las reverberaciones y afectos del proceso para sujetos que simultáneamente performan un cuerpo estudiante-productor-artista están en un constante movimiento de significado y resignificación de significados, que desencadenan perspectivas de reto, de transformación y desarrollo creativo al inscribir. ellos en el mundo.1 arquivo (114 p.) : PDF.application/pdfEducaçãoPerformance (Arte)Teatro - DiscursosTeatro - Estudo e ensinoArte - EstéticaEducaçãoDiscurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SHEURILY SANTOS COSTA.pdfapplication/pdf5204054https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73204/1/R%20-%20D%20-%20SHEURILY%20SANTOS%20COSTA.pdfdbdaabb028f64bfa488815c13ab01a50MD51open access1884/732042022-02-21 15:42:59.661open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73204Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T18:42:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
title Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
spellingShingle Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
Costa, Sheurily Santos, 1995-
Educação
Performance (Arte)
Teatro - Discursos
Teatro - Estudo e ensino
Arte - Estética
Educação
title_short Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
title_full Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
title_fullStr Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
title_full_unstemmed Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
title_sort Discurso em cena : sentidos que deslizam nos corpos de alunas(os)-produtoras(es)-artistas
author Costa, Sheurily Santos, 1995-
author_facet Costa, Sheurily Santos, 1995-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sheurily Santos, 1995-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
contributor_str_mv Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Performance (Arte)
Teatro - Discursos
Teatro - Estudo e ensino
Arte - Estética
Educação
topic Educação
Performance (Arte)
Teatro - Discursos
Teatro - Estudo e ensino
Arte - Estética
Educação
description Orientadora: Profª Drª Michelle Bocchi Gonçalves
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T18:42:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T18:42:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73204
url https://hdl.handle.net/1884/73204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (114 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73204/1/R%20-%20D%20-%20SHEURILY%20SANTOS%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbdaabb028f64bfa488815c13ab01a50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898805994586112