Ensino científico de gramática : uma prática interdisciplinar possível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72164 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Maria José G. D. Foltran |
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Almeida, Jéssica Beatriz de, 1997-Foltran, Maria José, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2021-10-20T19:31:56Z2021-10-20T19:31:56Z2021https://hdl.handle.net/1884/72164Orientadora: Profª. Drª. Maria José G. D. FoltranDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/02/2021Inclui referências: p. 110-113Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: A realidade educacional brasileira encontra-se bastante defasada. Um dos pilares para este fracasso está na maneira como a investigação científica tem sido conduzida no ambiente escolar. Segundo Perini (2016), o foco da escola, na maioria dos casos, não está no fazer ciência, mas em aprender apenas os seus resultados. Deste modo, torna-se importante pensar em formas de introduzir essa investigação científica de maneira produtiva na Educação Básica. Esta introdução, no entanto, não precisa ser feita, necessariamente, através de disciplinas popularmente consideradas científicas, como a física, por exemplo. Pelo contrário, essa introdução ao fazer científico pode ser feita em qualquer disciplina que trabalhe, de alguma forma, com um objeto do mundo natural. Assim sendo, o ensino de gramática poderia ser um bom lugar para o desenvolvimento do pensamento científico, uma vez que, desde a década de 1950, ela tem sido concebida como um objeto do mundo natural. Diante disso, diversos linguistas e professores deram forma a essa ideia (HONDA; O'NEIL, 1993; PERINI, 2016; OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016, entre outros), propondo, então, um ensino científico de gramática, no qual os alunos, além de se aventuraram no processo de criação e reflexão gramatical - restaurando certo fascínio pela língua - também podem se engajar numa investigação científica séria, amadurecendo posturas e atitudes, assim como entendendo o próprio método científico. Portanto, acredita-se que a Linguística, por meio da gramática, pode contribuir para uma formação científica/social dentro das escolas. Existem diversas razões e, até mesmo, evidências para se defender esse tipo de ensino voltado para a alfabetização científica (PERINI, 2016). No entanto, tal ensino poderia ser fortemente criticado, uma vez que não se espera, normalmente, que o professor de português ensine ciência aos seus alunos. De fato, defender um ensino de gramática "puramente" científico dentro da disciplina de Língua Portuguesa, a qual objetiva o letramento em suas práticas, geraria uma polêmica, pois seria considerado um desvio de finalidade. Visto isso, a presente dissertação tem por objetivo defender o uso da gramática como meio de se desenvolver o pensamento crítico e científico na escola, dentro de um contexto interdisciplinar. Ao ver dessa pesquisa, esse tipo de ensino não só se justifica, como também se fortalece por meio do trabalho interdisciplinar. Portanto, a fim de atingir tal objetivo, procura-se deixar claro, ao longo desse trabalho, os conceitos de ciência e gramática. Além disso, busca-se apresentar os inúmeros problemas tanto do ensino de ciência, quanto do ensino de gramática, assim como suas possíveis soluções. Por fim, defende-se o ensino científico de gramática, por meio de um contexto interdisciplinar, apresentando-se razões e evidências para isso. Concluindo, pode-se dizer que esta não é uma das soluções mais fáceis para o ensino, contudo, certamente é uma das mais apaixonantes. Como bem pontua Perini (2016, p. 59), "parece muita coisa a fazer, e é; parece muito difícil, e é; e talvez fique caro. Mas educação não se faz com soluções fáceis e baratas".Abstract: The Brazilian educational reality is quite outdated. One of the pillars for this failure concerns the way in which scientific research has been conducted in the school environment. According to Perini (2016), the focus of the school, in most cases, is not on doing science, but only on learning its results. Thus, it is important to think about ways to introduce this scientific inquiry in a productive way in Basic Education. This introduction, however, does not necessarily have to be made through disciplines popularly considered scientific, such as physics, for example. On the contrary, this introduction to scientific practice can be made in any discipline that works, in some way, with an object from the natural world. Therefore, teaching grammar could be a good place for the development of scientific thought, as, since the 1950s, it has been conceived as an object of the natural world. Thus, several linguists and teachers gave shape to this idea (HONDA; O'NEIL, 1993; PERINI, 2016; OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016, among others), proposing, then, a science grammar teaching, in which students, in addition to venturing into the process of creating and reflecting about grammar - restoring a certain fascination with the language - they can also engage in a serious scientific inquiry, maturing attitudes, as well as understanding the scientific method itself. Therefore, it is believed that Linguistics, through grammar, can contribute to a scientific/social formation within schools. There are several reasons and even evidence to defend this type of teaching aimed at scientific literacy (PERINI, 2016). However, such a way of teaching could be strongly criticized, since the Portuguese teacher is not normally expected to teach science to his students. In fact, defending a "purely" scientific grammar teaching within the Portuguese language discipline, which aims at literacy in its practices, would generate controversy, as it would be considered a deviation in purpose. Given this, the present dissertation aims to defend the use of grammar as a mean of developing critical and scientific thinking at school, within an interdisciplinary context. In view of this research, this type of teaching is not only justified, but also strengthened through interdisciplinary work. Thus, in order to achieve this goal, it is sought to make clear, throughout this work, the concepts of science and grammar. In addition, it is sought to present the numerous problems of both science teaching and grammar teaching, as well as their possible solutions. Finally, scientific grammar teaching is defended through an interdisciplinary context, presenting reasons and evidence for this. In conclusion, it can be said that this is not one of the easiest solutions for teaching, however, it is certainly one of the most exciting. As Perini (2016, p. 59) points out, "it seems like a lot to do, and it is; it seems very difficult, and it is; and maybe it will get expensive. But education is not done with easy and cheap solutions".1 arquivo (113 p.).application/pdfLingua portuguesa - Gramática - Estudo e ensinoMetodos de ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoCiênciaLetrasEnsino científico de gramática : uma prática interdisciplinar possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JESSICA BEATRIZ DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf2343479https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72164/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20BEATRIZ%20DE%20ALMEIDA.pdfcdbc9d65a96a6b82aa7d921a90696ffcMD51open access1884/721642021-10-20 16:31:56.432open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72164Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-20T19:31:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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