Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Thais da Silva Falco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55742
Resumo: Orientador : Camila Camargo
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spelling Meira, Thais da Silva FalcoCamargo, Camila, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial2018-12-12T18:27:51Z2018-12-12T18:27:51Z2017https://hdl.handle.net/1884/55742Orientador : Camila CamargoTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing EmpresarialInclui referênciasResumo : Este estudo pretende abordar a importância do marketing estratégico para embasar as escolhas de ações eficientes em uma microempresa de instalação de pisos de madeira de São José dos Pinhais e sua relevância na captação de clientes B2B. Foi descrita a atual situação do mercado e da empresa, apresentado o problema e indicações sobre a importância da marca e a oportunidade representada pelos clientes profissionais. A proposta de melhoria iniciou com a apresentação de meios de proporcionar o autoconhecimento da empresa utilizando conceitos de planejamento empresarial e modelos como o Business Model Canvas. Seguido pela apresentação de métodos adequados a microempresas para o estabelecimento da estratégia de marketing. A partir da verificação de planos de marketing apresentados por Kotler e Keller, por Ferrell e Hartline e pelo SEBRAE, foi formulado um plano de marketing com a sugestão de um calendário de ações. Demonstrando que o autoconhecimento do negócio e a prévia utilização de uma visão estratégica de marketing, podem gerar propostas de ações absolutamente acessíveis a uma microempresa na captação e relacionamento com clientes B2B.38 p. : il.; grafs.application/pdfDisponível em formato digitalPlano de negóciosPequenas e médias empresasMarketing - Pequenas e médias empresasMarketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2Binfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - THAIS DA SILVA FALCO MEIRA.pdfapplication/pdf809168https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55742/1/R%20-%20E%20-%20THAIS%20DA%20SILVA%20FALCO%20MEIRA.pdf78accc0b0e8f9e9d475e29322d0a0bf1MD51open access1884/557422018-12-12 16:27:51.54open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55742Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-12-12T18:27:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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