Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55742 |
Resumo: | Orientador : Camila Camargo |
id |
UFPR_3ef9159803a98ef643cb6aa349fdb587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55742 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Meira, Thais da Silva FalcoCamargo, Camila, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial2018-12-12T18:27:51Z2018-12-12T18:27:51Z2017https://hdl.handle.net/1884/55742Orientador : Camila CamargoTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing EmpresarialInclui referênciasResumo : Este estudo pretende abordar a importância do marketing estratégico para embasar as escolhas de ações eficientes em uma microempresa de instalação de pisos de madeira de São José dos Pinhais e sua relevância na captação de clientes B2B. Foi descrita a atual situação do mercado e da empresa, apresentado o problema e indicações sobre a importância da marca e a oportunidade representada pelos clientes profissionais. A proposta de melhoria iniciou com a apresentação de meios de proporcionar o autoconhecimento da empresa utilizando conceitos de planejamento empresarial e modelos como o Business Model Canvas. Seguido pela apresentação de métodos adequados a microempresas para o estabelecimento da estratégia de marketing. A partir da verificação de planos de marketing apresentados por Kotler e Keller, por Ferrell e Hartline e pelo SEBRAE, foi formulado um plano de marketing com a sugestão de um calendário de ações. Demonstrando que o autoconhecimento do negócio e a prévia utilização de uma visão estratégica de marketing, podem gerar propostas de ações absolutamente acessíveis a uma microempresa na captação e relacionamento com clientes B2B.38 p. : il.; grafs.application/pdfDisponível em formato digitalPlano de negóciosPequenas e médias empresasMarketing - Pequenas e médias empresasMarketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2Binfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - THAIS DA SILVA FALCO MEIRA.pdfapplication/pdf809168https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55742/1/R%20-%20E%20-%20THAIS%20DA%20SILVA%20FALCO%20MEIRA.pdf78accc0b0e8f9e9d475e29322d0a0bf1MD51open access1884/557422018-12-12 16:27:51.54open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55742Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-12-12T18:27:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B |
title |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B |
spellingShingle |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B Meira, Thais da Silva Falco Plano de negócios Pequenas e médias empresas Marketing - Pequenas e médias empresas |
title_short |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B |
title_full |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B |
title_fullStr |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B |
title_full_unstemmed |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B |
title_sort |
Marketing em uma microempresa : a necessidade da estratégia e seu papel na captação de clientes B2B |
author |
Meira, Thais da Silva Falco |
author_facet |
Meira, Thais da Silva Falco |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Camargo, Camila, 1981- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Thais da Silva Falco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de negócios Pequenas e médias empresas Marketing - Pequenas e médias empresas |
topic |
Plano de negócios Pequenas e médias empresas Marketing - Pequenas e médias empresas |
description |
Orientador : Camila Camargo |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-12T18:27:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-12T18:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55742 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 p. : il.; grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55742/1/R%20-%20E%20-%20THAIS%20DA%20SILVA%20FALCO%20MEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78accc0b0e8f9e9d475e29322d0a0bf1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898848822624256 |