Análise espacial das estradas florestais : estudo de caso em Cerro Azul – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Jéssica Monise Jasper
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79888
Resumo: Orientador: Professora Drª. Christel Lingnau
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spelling Robert, Renato César Gonçalves, 1974-Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Graduação em Engenharia FlorestalLingnau, ChristelFurlan, Jéssica Monise Jasper2022-11-01T12:10:01Z2022-11-01T12:10:01Z2022https://hdl.handle.net/1884/79888Orientador: Professora Drª. Christel LingnauCoorientador: Professor Dr. Renato Cesar Gonçalves RobertMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia FlorestalInclui referênciasResumo : Existem, no Brasil, 600 mil quilômetros de extensão de estradas florestais, para a construção da malha viária, o primeiro passo é o planejamento das redes viárias, que exige levamentos de dados e estudos do local onde serão instaladas as estradas, baseado em mapas e imagens da área. As estradas florestais são normalmente construídas com pouco planejamento, visando rapidez e baixo custo. Assim, o objetivo do presente trabalho é diagnosticar os problemas para o transporte da madeira em uma malha viária de 111km, analisando o alinhamento horizontal e vertical, e identificar os pontos críticos. Os dados foram cedidos por uma empresa florestal que possui plantios em Cerro Azul- PR, foi utilizado um programa de Sistema de Informações Geográficas e de planilhas para análise dos dados. Na análise do alinhamento horizontal utilizou-se circunferências tangentes às linhas de curvas para verificar se os raios de curvatura estão de acordo com os valores adequados para o padrão florestal, maiores ou iguais a 20 metros. A análise do alinhamento vertical deve como base o Modelo Digital do Terreno (MDT), foi verificada se a declividade de cada trecho era menor ou igual a 8%. Para identificar os pontos críticos, foram confrontadas das duas informações sobre os alinhamentos. Foram encontradas 30 curvas fora do padrão e 94,26 km com rampas com declividade acima do ideal, todas as curvas estão localizadas nessas áreas declivosas.1 recurso online : PDF.application/pdfEstradas florestaisEstradas florestais - Cerro Azul (PR)Análise espacial das estradas florestais : estudo de caso em Cerro Azul – PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR_G_JESSICA_MONISE_JASPER_FURLAN.pdfapplication/pdf874765https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79888/1/R_G_JESSICA_MONISE_JASPER_FURLAN.pdf9d9fa4e2ea1b2e00f7f329741966fd63MD51open access1884/798882022-11-01 09:10:01.853open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-01T12:10:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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