Sistema brasileiro de classificaçao de estradas florestais (SIBRACEF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Carlos Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/25340
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida em algumas empresas florestais brasileiras, visando obter lnformaçôes essenciais ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de CIassificação de Estradas Florestais(SIRACEF). A filosofia que norteia o SIORACEF o difere de qualquer outra tentativa, com ou sem êxito, realizada anteriormente a nivei Internacional. Na verdade, esta pesquIsa iniciou-se com base na realidade nacional, procurando identificar os fatores relevantes que influenciam o binâmi ESTRADA/TRANSPORTE florestal, O sistema baseia-se na segurança, na economia, na garantia de tráfego e na durabilidade das estradas e dos veículos de transporte. Utilizou-se um sistemade amostragem estratificada, selecionando-se os estratos em função do relevo e dos meios de transporte florestal. Empregou-se a Análle de componentes Principais com fins exploratórios, selecionou-se 11 variáveis relevantes das 17 originais, reduzindo-se a estrutura dos dados através da Análise Fatorial. Estabeleceram-se algumas funções de Regressão Linear Múltipla, com os escores fato- riais. As 13 classes essenciais do SIBRACEF foram estabeleci-das através do uso da Anál ise de Agrupamento e aval ladas pela Análise DIscriminante, Análise de Variáncia e Teste de Média. O sistema obtido é padronizado Interciasses e fieí- vel Intraclasses, possuindo cada uma das 13 classes essenciais, diferentes rendimentos energéticos. Analisando-se o sistema é possível estabelecer a classe de estrada Ideal para um dado meio de transporte florestal ou mesmo selecionar o veículo Ideal para a situação em questo, bem como a classe do SIBRACEF ótima. O SIBRAGEF, através de uma análise econômica, traduz- se num poderoso instrumento de otimIzaço do binômio Estrada/Transporte florestal, sendo capaz de reduzir o tempo de depreciaço do capital investido na frota de vefcuios, os gastos com pneus e manutenção corretiva, o desgaste prematuro dos veículos etc. Possibilita, ainda, o dimensionamento da frota, com consequente redução dos custos de transporte fio- restal e.garantia de abastecimento da Indústria.
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