A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54815 |
Resumo: | Orientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souza |
id |
UFPR_402580462ba5d95c08a2d060cb3689dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54815 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Villa, Soraia Márcia dos Santos CarvalhoSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-18T14:42:49Z2019-11-18T14:42:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/54815Orientadora : Profª Ms. Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias como parte fundamental do trabalho transdisciplinar e interdisciplinar que a o mundo digital impõe à educação pública de qualidade. Buscou-se estuda ro nível de acessibilidade da população aos dispositivos móveis e inclusão digital através do uso da rede de internet e telefonia celular, sua relação com o espaço escolar visando enfrentar os desafios da era digital.Discutiu-se sob as bases teóricas de Moran (1999, 2000)o ensino e a aprendizagem a partir de práticas pedagógicas voltadas para a pesquisa dialogando com o pensamento de Antunes de Sá (2013) que aborda a importância da descoberta dos conceitos e a necessidade de qualificar os professores para atuar como mediadores do conhecimento através do uso das novas tecnologias, com Demo (1996)observamos a possibilidade de educar pela pesquisa,práticas que colocam o aluno no protagonismo do processo utilizando-se como canais de comunicação em conformidade com as ideias de Lorenzo (2013)sobre o uso dos recursos da internet em redes sociais com uma finalidade de beneficiar o processo de ensino e aprendizagem21 p. : il. color.application/pdfTecnologia educacionalPratica de ensinoA coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SORAIA MARCIA DOS SANTOS CARVALHO VILLA.pdfapplication/pdf684169https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54815/1/R%20-%20E%20-%20SORAIA%20MARCIA%20DOS%20SANTOS%20CARVALHO%20VILLA.pdf4df7f5036db69a67b7c6bd5ae7ef68d8MD51open access1884/548152019-11-18 11:42:49.177open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54815Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T14:42:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital |
title |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital |
spellingShingle |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho Tecnologia educacional Pratica de ensino |
title_short |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital |
title_full |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital |
title_fullStr |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital |
title_full_unstemmed |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital |
title_sort |
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital |
author |
Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho |
author_facet |
Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Souza, Adriana Teles de Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Pratica de ensino |
topic |
Tecnologia educacional Pratica de ensino |
description |
Orientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souza |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-18T14:42:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-18T14:42:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54815 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 p. : il. color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54815/1/R%20-%20E%20-%20SORAIA%20MARCIA%20DOS%20SANTOS%20CARVALHO%20VILLA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4df7f5036db69a67b7c6bd5ae7ef68d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860345071927296 |