A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54815
Resumo: Orientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souza
id UFPR_402580462ba5d95c08a2d060cb3689dc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54815
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Villa, Soraia Márcia dos Santos CarvalhoSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-18T14:42:49Z2019-11-18T14:42:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/54815Orientadora : Profª Ms. Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias como parte fundamental do trabalho transdisciplinar e interdisciplinar que a o mundo digital impõe à educação pública de qualidade. Buscou-se estuda ro nível de acessibilidade da população aos dispositivos móveis e inclusão digital através do uso da rede de internet e telefonia celular, sua relação com o espaço escolar visando enfrentar os desafios da era digital.Discutiu-se sob as bases teóricas de Moran (1999, 2000)o ensino e a aprendizagem a partir de práticas pedagógicas voltadas para a pesquisa dialogando com o pensamento de Antunes de Sá (2013) que aborda a importância da descoberta dos conceitos e a necessidade de qualificar os professores para atuar como mediadores do conhecimento através do uso das novas tecnologias, com Demo (1996)observamos a possibilidade de educar pela pesquisa,práticas que colocam o aluno no protagonismo do processo utilizando-se como canais de comunicação em conformidade com as ideias de Lorenzo (2013)sobre o uso dos recursos da internet em redes sociais com uma finalidade de beneficiar o processo de ensino e aprendizagem21 p. : il. color.application/pdfTecnologia educacionalPratica de ensinoA coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SORAIA MARCIA DOS SANTOS CARVALHO VILLA.pdfapplication/pdf684169https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54815/1/R%20-%20E%20-%20SORAIA%20MARCIA%20DOS%20SANTOS%20CARVALHO%20VILLA.pdf4df7f5036db69a67b7c6bd5ae7ef68d8MD51open access1884/548152019-11-18 11:42:49.177open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54815Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T14:42:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
title A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
spellingShingle A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho
Tecnologia educacional
Pratica de ensino
title_short A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
title_full A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
title_fullStr A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
title_full_unstemmed A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
title_sort A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
author Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho
author_facet Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Adriana Teles de
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Pratica de ensino
topic Tecnologia educacional
Pratica de ensino
description Orientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souza
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T14:42:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T14:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54815
url https://hdl.handle.net/1884/54815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54815/1/R%20-%20E%20-%20SORAIA%20MARCIA%20DOS%20SANTOS%20CARVALHO%20VILLA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4df7f5036db69a67b7c6bd5ae7ef68d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860345071927296