O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tasso, Rosemary
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53694
Resumo: Orientador : Humberto Lima
id UFPR_660de136785298c1c18a69cc8c1a1f71
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53694
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tasso, RosemaryUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaLima, Humberto Rodrigues de2020-01-10T11:39:04Z2020-01-10T11:39:04Z2016https://hdl.handle.net/1884/53694Orientador : Humberto LimaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente trabalho tem por objetivo apresentar como a tecnologia está presente na vida do estudante do ensino médio e como a mesma impacta no seu processo de ensino e aprendizagem. Levando em consideração as mudanças ocorridas com o desenvolvimento da informática e a popularização da internet e smartphones, tornase necessário repensar o papel da escola na sociedade contemporânea e como tecnologia pode ser abordada em sala de aula. Partindo do pressuposto que esse tema ainda gera muitas controvérsias entre os educadores e que os adolescentes são o ícone da tecnologia, cabe ao coordenador escolar, no exercício de sua função, estar embasado teoricamente para promover o uso efetivo da tecnologia na sala de aula, contribuindo para a dinamização do processo de ensino e aprendizagem.21 p. : il. color.application/pdfEnsino médioTecnologia educacionalO papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSEMARY TASSO.pdfapplication/pdf958149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53694/1/R%20-%20E%20-%20ROSEMARY%20TASSO.pdff2e0ec80a59fb40aa6e81f1a1df83fdbMD51open access1884/536942020-01-10 08:39:04.391open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-10T11:39:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
title O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
spellingShingle O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
Tasso, Rosemary
Ensino médio
Tecnologia educacional
title_short O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
title_full O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
title_fullStr O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
title_full_unstemmed O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
title_sort O papel da coordenação pedagógica frente às inovações tecnológicas na aprendizagem
author Tasso, Rosemary
author_facet Tasso, Rosemary
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Tasso, Rosemary
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Humberto Rodrigues de
contributor_str_mv Lima, Humberto Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Tecnologia educacional
topic Ensino médio
Tecnologia educacional
description Orientador : Humberto Lima
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-10T11:39:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-10T11:39:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53694
url https://hdl.handle.net/1884/53694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53694/1/R%20-%20E%20-%20ROSEMARY%20TASSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2e0ec80a59fb40aa6e81f1a1df83fdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860583739359232