O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70250 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy |
id |
UFPR_410f1f305cf1987e8e60090f65356125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70250 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Machado, Nilza Zanon de Sousa, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaGodoy, Elenilton Vieira, 1973-2021-08-27T20:15:13Z2021-08-27T20:15:13Z2020https://hdl.handle.net/1884/70250Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira GodoyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 02/02/2021Inclui referências: p.1370140Resumo Preocupado com os fatores que interferem nos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental e Médio e com os(as) docentes e os(as) discentes frente aos desafios vivenciados no âmbito escolar, o presente estudo - inserido na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná - tem como objetivo desvelar o currículo oculto que permeia os intramuros de uma escola pública a partir do olhar de uma professora de Matemática. Para isso, pautar-se-á, metodologicamente, numa pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e apoiar-se-á em teóricos críticos do campo do currículo que investigam o currículo oculto. O exercício analítico realizado, inicialmente, a partir da observação do currículo oculto presente nessa escola pública indicou a existência de atitudes carentes de autonomia, porém carregadas de conformismo. Um individualismo muito presente, onde, em vários momentos, a performatividade fez-se presente, gesto que é incentivado por nossa sociedade contemporânea. Valores e comportamentos contraditórios na relação estudante-estudante, momentos de resistência à instituição, mas com ações agressivas a membros da escola e vivências de aprendizagem e de controle social não relativizadas pela família. A interferência do órgão central dentro desse espaço também se fez presente, alterando sua rotina escolar. Constata-se que muito do currículo oculto presente nesse espaço escolar contribui para a manutenção da hegemonia dominante. Entretanto, é importante trabalhar coletivamente nesse espaço, dando uma maior relevância aos conflitos que emergem das relações como instrumento de ampliação da autonomia e não como fator negativo, além disso, continuar desvelando esse currículo nos espaços escolares e reinterpretá-lo constantemente. Palavras-chave: Estudos curriculares. Currículo oculto. Matemática escolar. Poder.Abstract Worried about the factors that interfere in the Mathematics subject teaching and learning processes in the Elementary and High School and about the teachers and students facing the challenges experienced at school, this study - inserted in the Formation of Teachers who teaches Science and Mathematics research line, from the Science and Mathematics Education Post-Graduate Program at the Federal University of Paraná - aims to reveal the hidden curriculum permeating inside the walls of a public school from the eyes of a Mathematics teacher. For that, it will be guided, methodologically, in a qualitative research, of an ethnographic nature and it will be supported by critical theorists on the curriculum area who investigate the hidden curriculum. The analytical exercise performed, initially, from the observation of the hidden curriculum present in this public school indicated the existence of lacking of autonomy attitudes, but charged with conformism. A very present individualism, where, during many times, the performativity was present, a gesture that is encouraged by our contemporary society. Contradictory values and behaviors in the student-student relationship, moments of resistance to the institution, but with aggressive actions against school members and learning and social control experiences do not relativized by the family. The central institution interference inside this space was also present, changing its school routine. It is realized that that a lot of the hidden curriculum presente in this school space contributes to the dominant hegemony maintenance. However, it is important to work collectively in this space, giving greater relevance to the conflicts that emerge from the relationships as an instrument of autonomy expantion and not as a negative factor, in addition, to continue unveiling this curriculum in the school spaces and constantly reinterpret it. Keywords: Curricular studies. Hidden curriculum. School mathematics. Power.1 arquivo (140 p.) : il. (algumas color.).application/pdfMatemática (Ensino fundamental)Matemática - Estudo e ensinoMatemáticaO currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NILZA ZANON DE SOUSA MACHADO.pdfapplication/pdf1746781https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70250/1/R%20-%20D%20-%20NILZA%20ZANON%20DE%20SOUSA%20MACHADO.pdf470db0f1b35ccc0525b82ccaab780910MD51open access1884/702502021-08-27 17:15:13.798open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70250Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-27T20:15:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática |
title |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática |
spellingShingle |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática Machado, Nilza Zanon de Sousa, 1974- Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Matemática |
title_short |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática |
title_full |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática |
title_fullStr |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática |
title_full_unstemmed |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática |
title_sort |
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática |
author |
Machado, Nilza Zanon de Sousa, 1974- |
author_facet |
Machado, Nilza Zanon de Sousa, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Nilza Zanon de Sousa, 1974- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godoy, Elenilton Vieira, 1973- |
contributor_str_mv |
Godoy, Elenilton Vieira, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Matemática |
topic |
Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-27T20:15:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-27T20:15:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70250 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (140 p.) : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70250/1/R%20-%20D%20-%20NILZA%20ZANON%20DE%20SOUSA%20MACHADO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
470db0f1b35ccc0525b82ccaab780910 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898868327186432 |