Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldaner, Amanda Scapini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69305
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Tania T. Bruns Zimer
id UFPR_95a33090da767b5cadf64cf9db123c47
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69305
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Maldaner, Amanda ScapiniZimer, Tania Teresinha BrunsCamargo, Sérgio, 1971-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-06T16:49:02Z2021-05-06T16:49:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/69305Orientadora: Profa. Dra. Tania T. Bruns ZimerCoorientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/04/2020Inclui referências: p. 103-110Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo de investigação da formação de professores, mais especificamente da formação inicial em Matemática dos professores dos anos iniciais da Educação Básica. Guiada pela interrogação Qual é a formação manifesta nos currículos dos cursos de Pedagogia, na modalidade presencial, de universidades federais do país, para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental?, teve como objetivo desvelar os conhecimentos para o ensino de Matemática nos anos iniciais que estão postos nos currículos dos cursos de Pedagogia do país. Escolheu-se como campo de investigação as Universidades Federais, mais especificamente, as disciplinas que tratam sobre a Matemática no decorrer da formação dos futuros professores. Adotou-se como critério selecionar os cursos ofertados no contexto nacional, pois entende-se que as Universidades Federais se constituem em um ambiente de formação que atende a todo o território brasileiro. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de cunho documental, cujos dados foram obtidos via internet. Ao todo, foram contatadas 52 Universidades Federais que ofertam o curso presencial de Licenciatura em Pedagogia. Destas, obteve-se resposta de 33, constituindo um corpus com 50 planos de ensino. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin e as categorias prévias são dadas por três tipos de conhecimentos que, segundo Lee Shulman, professores devem apresentar em sua base de conhecimentos para o ensino: o conhecimento do conteúdo, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento curricular. A análise das ementas e dos planos de ensino dos referidos cursos possibilitou elucidar que o conhecimento mais abordado é o pedagógico do conteúdo e o menos abordado é o conhecimento curricular. A investigação poderá contribuir com as discussões relacionadas à formação de professores dos anos iniciais, bem como sobre as estruturas das disciplinas que abordam a Matemática nos cursos de Pedagogia, fornecendo indicadores para possíveis reestruturações curriculares, mediante aprofundamento. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Pedagogia. Conhecimentos. Conteúdo matemático. Ensino de Matemática.Abstract: This research is inserted in the field of investigation of the formation of teachers, specifically of the initial development in Mathematics of the teachers of the initial years of Basic Education. Guided by the question What is the training shown in the Education on-campus college courses from federal universities in the country, to teach mathematics in the early years of elementary school?, aimed to reveal knowledge for the teaching of Mathematics in the early years that are included in the curriculum of Education courses in the country. Federal Universities were chosen as the research field, more specifically, the subjects that deal with Mathematics during the training of future teachers. It was adopted as a criterion to select the courses offered in the national context, as it is understood that Federal Universities are constituted in a training environment that serves the entire Brazilian territory. To this end, this paper is characterized as a qualitative and as a documentary research, whose data were obtained via the internet. Altogether, 52 Federal Universities that offer the on-campus Education Degree were reached. Of these, 33 responded, constituting a corpus of 50 teaching plans. For data analysis, Bardin's Content Analysis was used and the previous categories are given by three types of knowledge that, according to Lee Shulman, teachers must present in their knowledge database for teaching: the knowledge of content, the knowledge of the pedagogical content and the curricular knowledge. The analysis of the disciplines summaries and teaching plans of the referred courses made it possible to clarify that the most approached knowledge is the pedagogical content and the least approached is the curricular knowledge. The research may contribute to the discussions related to the training of teachers of the early stages of school, as well as on the structures of the subjects that address Mathematics in Education courses, providing indicators for possible curricular restructuring, through further development. Keywords: Initial teacher education. Education. Knowledge. Mathematical content. Mathematics teaching.1 arquivo (252 p.) : il. (algumas color.).application/pdfMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Professores - FormaçãoPedagogiaMatemáticaFormação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - AMANDA SCAPINI MALDANER.pdfapplication/pdf67951647https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69305/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20SCAPINI%20MALDANER.pdf8eaa7771eddc861d5f20522aecb71974MD51open access1884/693052021-05-06 13:49:02.977open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69305Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T16:49:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
title Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
spellingShingle Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
Maldaner, Amanda Scapini
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Pedagogia
Matemática
title_short Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
title_full Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
title_fullStr Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
title_full_unstemmed Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
title_sort Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
author Maldaner, Amanda Scapini
author_facet Maldaner, Amanda Scapini
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Zimer, Tania Teresinha Bruns
Camargo, Sérgio, 1971-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldaner, Amanda Scapini
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Pedagogia
Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Pedagogia
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Tania T. Bruns Zimer
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T16:49:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T16:49:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69305
url https://hdl.handle.net/1884/69305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (252 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69305/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20SCAPINI%20MALDANER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8eaa7771eddc861d5f20522aecb71974
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860424361050112