O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54603 |
Resumo: | Orientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder Salles |
id |
UFPR_4135c6acb4ec846852ba28549f47ba51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54603 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Quadros, Janeslei Pereira Vaz deSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-19T14:25:26Z2019-12-19T14:25:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54603Orientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...Inclui referênciasResumo : Este artigo propôs uma reflexão sobre o processo de formação continuada nos Centros Municipais de Educação Infantil, ressaltando como ocorre e quais são os limites e desafios que acabam dificultando ou impossibilitando o trabalho do coordenador pedagógico como articulador do processo de formação junto aos professores da educação infantil. Os dados foram construídos a partir de leituras bibliográficas e a aplicação de questionários com alguns coordenadores pedagógicos e professoras da educação infantil da rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa - Paraná. O estudo foi pautado principalmente nas obras bibliográficas de teóricos da educação como: Domingues (2014), Imbernóm (2010), Kramer (2010) e Nóvoa (1992). No decorrer desta pesquisa percebeu-se que os coordenadores pedagógicos desenvolvem muitos papéis, no entanto, muitas são as lacunas que perpassam o seu principal papel: o de formador de professores. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica no CMEI contribui para a reflexão e a troca de experiências, assim como para o conhecimento dos professores, caracterizando dessa forma a formação como contribuinte para a melhoria do ensino-aprendizagem. O espaço/tempo de formação em serviço acontece na hora atividade dos professores, não abrangendo nesse momento o coletivo da escola, mas, pequenos grupos e individualmente, uma vez, que esse horário é combinado e organizado por grupos pequenos, para não dificultar a organização dos CMEIS, que são de tempo integral. As conclusões iniciais apontam para a formação em contexto, como uma estratégia promotora de qualificação das práticas pedagógicas na escola através do aprofundamento teórico e das relações entre teoria e prática.26 p.application/pdfEducação infantilProfessores - FormaçãoOrientadores educacionaisO papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JANESLEI PEREIRA VAZ DE QUADROS.pdfapplication/pdf465875https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54603/1/R%20-%20E%20-%20JANESLEI%20PEREIRA%20VAZ%20DE%20QUADROS.pdfa3f4dd6f78502164f65a5ff16637f63aMD51open access1884/546032019-12-19 11:25:26.968open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54603Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-19T14:25:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil |
title |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil |
spellingShingle |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil Quadros, Janeslei Pereira Vaz de Educação infantil Professores - Formação Orientadores educacionais |
title_short |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil |
title_full |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil |
title_fullStr |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil |
title_sort |
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil |
author |
Quadros, Janeslei Pereira Vaz de |
author_facet |
Quadros, Janeslei Pereira Vaz de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Salles, Liliane Schenfelder Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Janeslei Pereira Vaz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Professores - Formação Orientadores educacionais |
topic |
Educação infantil Professores - Formação Orientadores educacionais |
description |
Orientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder Salles |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T14:25:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-19T14:25:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54603 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
26 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54603/1/R%20-%20E%20-%20JANESLEI%20PEREIRA%20VAZ%20DE%20QUADROS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3f4dd6f78502164f65a5ff16637f63a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860438815670272 |