Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Reickson Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52833
Resumo: Orientadora : Profª MSc. Shirley Boller
id UFPR_419079c15069ba010ab6e863f2843e1f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52833
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kuhn, Reickson CarlosBoller, ShirleyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2019-02-01T13:01:22Z2019-02-01T13:01:22Z2016https://hdl.handle.net/1884/52833Orientadora : Profª MSc. Shirley BollerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Saúde para professores do ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da participação dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física. Para tanto, foram apresentadas metodologias de ensino que possam ser utilizadas como estratégia escolar para atrair maior interesse dos alunos nas aulas e nas atividades de educação física. Para avaliar esse processo, houve a participação de 60 alunos do Colégio Dinâmica de Foz do Iguaçu, os quais receberam informação a respeito da atividade física, e, após, investigou-se seu interesse e participação pela mesma como adesão a qualidade de vida. Os resultados mostram que, apesar da grande maioria afirmar ser consciente da importância da atividade física como sinônimo de bem estar e vida saudável, que uma porcentagem variável de 20 a 25% dos entrevistados continuam se recusando a participar de atividades e são indiferentes a suas práticas. Conclui-se que, exatamente essa minoria, é que deve preocupar o contexto escolar, uma vez que serão estes alunos que resultarão em adultos sedentários. Sendo o processo escolar o melhor momento para mudar essa realidade drástica, acredita-se que a mudança no processo em si, com novas atividades e melhor organização do planejamento, possa gradualmente atrair esses alunos que hoje se posicionam indiferente a atividade física, cabendo ao professor, com apoio da escola, não desistir e continuar sua caminhada no processo de adesão 100% dos alunos a uma vida saudável e bem estar através do exercício físico.26 p. : il.application/pdfAtividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - REICKSON CARLOS KUHN.pdfapplication/pdf510098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52833/1/R%20-%20E%20-%20REICKSON%20CARLOS%20KUHN.pdf69946881e426ad0ab6ab6efc6336112dMD51open access1884/528332019-02-01 11:01:22.135open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52833Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-01T13:01:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
title Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
spellingShingle Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
Kuhn, Reickson Carlos
title_short Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
title_full Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
title_fullStr Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
title_full_unstemmed Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
title_sort Atividade física escolar em adolescentes : um projeto de intervenção
author Kuhn, Reickson Carlos
author_facet Kuhn, Reickson Carlos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Boller, Shirley
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Reickson Carlos
description Orientadora : Profª MSc. Shirley Boller
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-01T13:01:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-01T13:01:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52833
url https://hdl.handle.net/1884/52833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52833/1/R%20-%20E%20-%20REICKSON%20CARLOS%20KUHN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69946881e426ad0ab6ab6efc6336112d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860227597860864