Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/6026 |
Resumo: | Orientador: Egídio José Romanelli |
id |
UFPR_41e324793a82c4cecb530a507ef0a8dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6026 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kruszielski, LeandroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRomanelli, Egídio José, 1938-2020-06-25T14:27:44Z2020-06-25T14:27:44Z2005https://hdl.handle.net/1884/6026Orientador: Egídio José RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: Este estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho na resolução de exercícios aritméticos com tarefas envolvendo memória de trabalho em alunos de sexta série do Ensino Fundamental da cidade de Curitiba. Entendeu-se como resolução de problemas o processo cognitivo de caráter procedimental variável para atingir um objetivo invariável e a resolução de exercícios como o processo que leva, de forma imediata, à solução a partir de procedimentos invariáveis. A memória de trabalho é a capacidade de armazenamento temporário de uma informação enquanto há o processamento desta ou de outra informação. Ela foi avaliada utilizando-se a Bateria de Avaliação da Memória de Trabalho (BAMT-UFMG) e o desempenho aritmético com o subteste Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE). Ambos os instrumentos foram aplicados coletivamente em 10 turmas de 6a série do Ensino Fundamental em três escolas públicas da cidade de Curitiba. Foram computados os dados de 201 alunos que não possuíam histórico de reprovação escolar (50,2% do sexo feminino e 49,8% do sexo masculino; 86,3% destros e 13,7% canhotos). No subteste Aritmética do TDE foi encontrada uma freqüência maior de erros e de omissões nos exercícios que envolviam a operação da divisão. Houve um maior número de omissões a partir da segunda metade do subteste, acompanhando os menores índices de acerto e também envolvendo expressões numéricas que, embora com índices de acerto moderados, possuíam características semelhantes não aos exercícios, mas aos problemas por não apresentam solução rápida a partir de uma única estratégia. Foi encontrada uma forte correlação entre o escore geral da BAMT e o subteste Aritmética do TDE, sugerindo uma estreita conexão entre exercícios aritméticos e memória de trabalho, principalmente quando a memória de trabalho envolve a Capacidade de Coordenação e informações numéricas. Os resultados sugeriram que a memória de trabalho possui um papel mais destacado do que a memória imediata na resolução de exercícios aritméticos e que o processamento dos estímulos numéricos parece ser mais relevante que o processamento dos estímulos verbais para a resolução desses exercícios. Não foi encontrada diferença em relação ao gênero para o escore do subteste Aritmética do TDE e para o escore geral da BAMT. Mas para os subteste Alcance da Apreensão na Escuta houve diferença significativa com melhor desempenho feminino e os subtestes Velocidade de Reconhecimento de Letras e Velocidade de Reconhecimento de Desenhos houve diferença significativa com melhor desempenho para o sexo masculino. Fazendo-se uso da regressão linear múltipla foi possível estabelecer um adequado e significativo modelo preditivo para o desempenho em aritmética ao se adotar o Alcance da Computação, a Compreensão Aritmética e o Alcance da Apreensão na Escuta como variáveis independentes. Os bons índices alcançados por estes subtestes indicam a importância do processamento numérico e do papel da memória de trabalho para com a resolução de exercícios aritméticos. Palavras-chave: Memória de Trabalho; Exercícios Aritméticos; Aprendizagem EscolarAbstract: This study had as objective to correlate the performance in the resolution of arithmetical exercises with working memory tasks by students of sixth-grade of Elementary School in city of Curitiba. The problem solution was understood as a cognitive process of variable way to reach an invariable objective and the exercises solution as the process that leads, of immediate form, to the goal by invariable ways. The working memory is the capacity of temporary storage of information while this information or another is processed. It was assessed by the "Bateria de Avaliação da Memória de Trabalho" (BAMT-UFMG) and the arithmetical performance was assessed with the arithmetical task of the "Teste de Desempenho Escolar" (TDE). Both the instruments had been applied collectively in ten groups of sixth-grade at three public schools of city of Curitiba. The data of 201 students with six years old of scholarity had been computed (50,2% female and 49,8% male; 86,3% right-hander e 13,7% left-hander). In the arithmetical task of the TDE a bigger frequency of errors and omissions in the exercises that involved the operation of the division was found. It also had a bigger number of omissions from the second half of the task and these omissions were similar with the lesser scores of rightness. Also exercises with characteristic of problems (because they not present fast solution from an only strategy) showed a high number of omissions. The strong correlation between general score of BAMT and the arithmetical task of TDE was found, suggesting a narrow connection between arithmetical exercises and working memory, mainly when the working memory involves Coordination Effectiveness or numerical information. The results suggested that the Coordination Effectiveness had a more important role that the Storage Capacity and the processing of the numerical information seems to be more relevant that the processing of the verbal information in resolution of arithmetical exercises. Gender difference was not found for the arithmetical task of TDE and for the general score of the BAMT. But for the Listening Span task it had significant difference with better female performance and the Letter and Pattern Comparation task had significant difference with better male performance. Becoming use of the regression analysis it was possible to establish one adequate and significant predict model for the arithmetical performance if adopting the Computation Span, Arithmetic Comprehension and Listening Span as independent variables. The good indications reached by these tasks show the importance of the numerical processing and of role of working memory for the resolution of arithmetical exercises. Key-words: Working Memory; Arithmetical Exercises; Educational Learning130 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoDissertações - EducaçãoEducaçãoResolução de exercícios aritméticos e memória de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LEANDRO KRUSZIELSKI.pdfapplication/pdf7463085https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6026/1/R%20-%20D%20-%20LEANDRO%20KRUSZIELSKI.pdf620c4f5b65c2a5b70006ac64a59d6a60MD51open access1884/60262020-06-25 11:27:44.565open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6026Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-25T14:27:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho |
title |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho |
spellingShingle |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho Kruszielski, Leandro Matemática - Estudo e ensino Dissertações - Educação Educação |
title_short |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho |
title_full |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho |
title_fullStr |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho |
title_full_unstemmed |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho |
title_sort |
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho |
author |
Kruszielski, Leandro |
author_facet |
Kruszielski, Leandro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kruszielski, Leandro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Romanelli, Egídio José, 1938- |
contributor_str_mv |
Romanelli, Egídio José, 1938- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Dissertações - Educação Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientador: Egídio José Romanelli |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-25T14:27:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-25T14:27:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/6026 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/6026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
130 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6026/1/R%20-%20D%20-%20LEANDRO%20KRUSZIELSKI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
620c4f5b65c2a5b70006ac64a59d6a60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898730581000192 |