Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24255 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_d514871fbf945b73357a30b86f97e8ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24255 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Miola, Rudinei JoséSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-11-27T14:40:41Z2020-11-27T14:40:41Z2008https://hdl.handle.net/1884/24255Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,29/08/2008Bibliografia: fls. 99-102Resumo: Este trabalho discorre sobre saberes experienciais mobilizados por professores de Matemática num grupo de estudos que visava produzir e publicar um Objeto de Aprendizagem Colaborativa (OAC), envolvendo conceitos geométricos. Objetiva descrever e analisar o processo a partir das questões: O saber experiencial desenvolvido em sala de aula pelos professores de Matemática possibilitaria/auxiliaria a produção de um OAC? Os professores percebem e/ou utilizam as possibilidades que a tecnologia oferece ao tentar produzir algo diferente do que o livro didático traz? Para isso, utilizamos as idéias de Matemática Escolar e de saber experiencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a análise das transcrições de episódios de encontros realizados. Observamos que o saber docente dos professores participantes se objetivou e se transformou durante as relações estabelecidas no grupo. Concluímos que os saberes experienciais identificados por meio das características escolhidas na literatura consultada, por si só não foram suficientes para a elaboração de um OAC nos moldes estabelecidos. A fragilidade maior foi encontrada tanto nos conteúdos de Geometria quanto nos conteúdos pedagógicos, o que impossibilitou a perspectiva de uma autoria.Abstract: This paper analyses the experiential knowledge generated by mathematics teachers in a study group with the aim of producing and publishing a Collaborative Learning Object, involving geometric concepts. Its main aim is to describe and analyse the process, based on two questions: Would the experiential knowledge developed by mathematics teachers in the classroom help generating a Collaborative Learning Object? Are teachers aware of what is offered by technology and do they try to do something different from what is in course books? We used the School Mathematics and experiential knowledge ideas for this purpose. It is a qualitative research into the records of meetings. We observed that the teachers‘ knowledge was expressed and improved according to their relationships established when working in groups, totally different from what happens to students in the classroom. A lack of knowledge about teaching activities in the classroom was detected. We concluded that the experiential knowledge identified by the literature chosen were not sufficient to generate a Collaborative Learning Object in the established pattern. The major weakness was detected in the Geometry contents as well as in the pedagogic contents, making the prospect of authorship impossible.125 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaEducaçãoSaberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRudinei Jose Miola_Dissertacao_100810.pdfapplication/pdf1508652https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/1/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf3c66df0bb784e11d672f2918678bf57fMD51open accessTEXTRudinei Jose Miola_Dissertacao_100810.pdf.txtExtracted Texttext/plain278913https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/2/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.txtc9ebf8e6bf894e1b2e803b6e3fe94db7MD52open accessTHUMBNAILRudinei Jose Miola_Dissertacao_100810.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/3/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.jpgb5567d9a833347cc20da4ddf86726d3bMD53open access1884/242552020-11-27 11:40:42.054open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24255Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-27T14:40:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos |
title |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos |
spellingShingle |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos Miola, Rudinei José Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Educação |
title_short |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos |
title_full |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos |
title_fullStr |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos |
title_full_unstemmed |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos |
title_sort |
Saberes experiênciais de professores de matemática : percursos e percalços de um grupo de estudos |
author |
Miola, Rudinei José |
author_facet |
Miola, Rudinei José |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miola, Rudinei José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Educação |
topic |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-27T14:40:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-27T14:40:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24255 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/1/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/2/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24255/3/Rudinei%20Jose%20Miola_Dissertacao_100810.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c66df0bb784e11d672f2918678bf57f c9ebf8e6bf894e1b2e803b6e3fe94db7 b5567d9a833347cc20da4ddf86726d3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898709308538880 |