Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ricardo da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41310
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Sônia I. M. G. Müller
id UFPR_420bccd318e1d98f0ced13d3930659ea
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41310
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoMuller, Sonia Isoldi Marty Gama, 1957-Miranda, Ricardo da Silva2024-04-19T17:51:05Z2024-04-19T17:51:05Z2015https://hdl.handle.net/1884/41310Orientadora: Profª. Drª. Sônia I. M. G. MüllerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 23/04/2015Inclui referências : f. 72-77Área de concentração: Pesquisa operacionalResumo: No seu início, os sistemas de informações gerenciais (ERP) organizavam os processos internos das empresas. Com o desenvolvimento dos sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM), conseguiu-se focar em estratégias de retenção dos melhores clientes. Com a integração dos sistemas de informações buscou-se aumentar ainda mais o desempenho da organização através do compartilhamento de informação, livre de erro, em tempo real e ao longo de toda cadeia produtiva. Entretanto, é importante maximizar a utilização dos recursos disponibilizados pelos sistemas de informação pelos seus usuários. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar e classificar todos os departamentos de vendas de uma empresa multinacional de telecomunicações quanto à utilização de sistemas de informação (ERP e CRM) integrados pela aplicação de métodos estatísticos multivariados. Através da Análise Fatorial pelo método das Componentes Principais e critério de rotação Varimax, foi possível descartar 5 variáveis e identificar 3 fatores nominados como Preparação de Novas Ofertas, Administração de Contratos e Execução de Contratos. Os escores fatoriais foram estimados pelo método da Regressão, e a partir deles foi computado um índice ponderado que permitiu realizar a classificação dos departamentos de vendas. Aplicando o coeficiente de correlação de postos de Spearman, não se identificou correlação estatisticamente significativa entre este índice e os indicadores utilizados pela empresa. Foi aplicado o método de agrupamento de k-médias, o que permitiu criar 3 grupos de acordo com a intensidade de utilização dos sistemas. Grupos onde a utilização é maior permitem à empresa identificar as boas práticas de trabalho dos departamentos de vendas, que posteriormente, podem ser replicadas nos departamentos onde a utilização precisa ser intensificada. Os resultados mostram que os métodos estatísticos multivariados são ferramentas de apoio viáveis para serem utilizados na gestão dos sistemas de informação integrados.Abstract: The information systems provided competitive advantages for organizations that have invested in such solutions. Through the standardization of processes and integration of the enterprise database it could lead one to increase its business performance by a correct system deployment. The main gol of enterprise resource planning systems (ERP) was to organize the internal processes of companies, and customer relationship management (CRM) focused on the retention strategies of the best customers. With the integration of the information systems it was possible to further enhance the business performance by a real-time sharing information, with high data quality through the whole production chain. However, it is important to maximize the use of resources made available by information systems by their users. The main goal of this work is to evaluate and classify all sales departments of a multinational telecom company by applying multivariate statistical methods. Using Factor Analysis via Principal Component and Varimax rotation was possible to discard 5 variables and identify 3 factors labeled as New Offers Preparation, Contract Management and Contract Execution. The factor scores were estimated by Regression method and then a weighted index was calculated in order to rank all sales departments. The Spearman correlation coeficient calculated between the weighted index and the key performance indicators of the company were not statistically significant. Applying the k-means method was possible to cluster the sales departments in 3 groups according to their system utilization rate. The Group which the utilization is high enables the company identify the sales departments where the good working practices can be taken and spread out through those which utilization rate should be increased. The results of this work show that the multivariate statistical methods are a feasible supporting tool to be used in the information system management.104 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEngenhariasAnálise multivariadaAnalise fatorialSistemas de informação gerencialAvaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - RICARDO DA SILVA MIRANDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain227027https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41310/1/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20DA%20SILVA%20MIRANDA.pdf.txtd64c20b915b84539d8c95f56a5aaab0bMD51open accessORIGINALR - D - RICARDO DA SILVA MIRANDA.pdfapplication/pdf1836176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41310/2/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20DA%20SILVA%20MIRANDA.pdf88c205bc2d22ad083825d67b1a47beb7MD52open accessTHUMBNAILR - D - RICARDO DA SILVA MIRANDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41310/3/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20DA%20SILVA%20MIRANDA.pdf.jpg713f9b4bd1ec95dd48f363bdb400c173MD53open access1884/413102024-04-19 14:51:05.241open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41310Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T17:51:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
title Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
spellingShingle Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
Miranda, Ricardo da Silva
Engenharias
Análise multivariada
Analise fatorial
Sistemas de informação gerencial
title_short Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
title_full Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
title_fullStr Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
title_full_unstemmed Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
title_sort Avaliação da utilização do sistema de gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa de telecomunicações através do uso de métodos estatísticos multivariados
author Miranda, Ricardo da Silva
author_facet Miranda, Ricardo da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller, Sonia Isoldi Marty Gama, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ricardo da Silva
contributor_str_mv Muller, Sonia Isoldi Marty Gama, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Análise multivariada
Analise fatorial
Sistemas de informação gerencial
topic Engenharias
Análise multivariada
Analise fatorial
Sistemas de informação gerencial
description Orientadora: Profª. Drª. Sônia I. M. G. Müller
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T17:51:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T17:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41310
url https://hdl.handle.net/1884/41310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41310/1/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20DA%20SILVA%20MIRANDA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41310/2/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20DA%20SILVA%20MIRANDA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41310/3/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20DA%20SILVA%20MIRANDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d64c20b915b84539d8c95f56a5aaab0b
88c205bc2d22ad083825d67b1a47beb7
713f9b4bd1ec95dd48f363bdb400c173
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860625473732608