Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Bardini dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/40439
Resumo: Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros
id UFPR_438b238bc0539a5795adb0ade7d37fa2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40439
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Bruna Bardini dosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967-2022-10-24T18:28:03Z2022-10-24T18:28:03Z2015https://hdl.handle.net/1884/40439Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de MedeirosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/06/2015Inclui referências : f. 135-141Resumo: Ao abordar o ensino de dança na escola, esta pesquisa retrata um estudo de caso ocorrido em uma Escola Municipal de Curitiba a partir de três instâncias de ação, sendo, um trabalho colaborativo entre pesquisadora e professora - caracterizada pela influência das áreas da Educação Física, por um lado, e das Artes Visuais, do outro -; a prática de ensino gerada a partir da colaboração - através de observação participante - e a construção própria dos(as) alunos(as) de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental diante do processo de ensino proposto pela professora. Em diálogo com as questões teóricas que embasaram a pesquisa, a dissertação teve como objetivo compreender quais particularidades tornaram-se pontos de sustentação para a efetivação de uma prática pedagógica comprometida com o conteúdo específico da videodança, com o contexto social dos(as) alunos(as) e, ao mesmo tempo, com o fomento à produção de conhecimentos em dança na escola. Os objetivos específicos foram refletir sobre a construção do corpo social mediante os processos de escolarização; explorar as conexões entre os campos artístico, midiático e escolar; apontar desafios gerados pelo campo da Comunicação à Educação, mais especificamente, quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação; discorrer sobre a interface dança e tecnologia, destacando as possibilidades da produção e estética artística da dança; identificar o contexto da videodança, suas particularidades e perspectivas; e elencar elementos que subsidiem a construção de novas perspectivas metodológicas para o ensino de dança na escola, aqui auxiliada pela explanação de um exemplo de metodologia em dança específico, denominado Dança no Contexto, empreendido pela pesquisadora Isabel Marques. Outros referenciais de sustentação da pesquisa foram Pierre Bourdieu, Jesus Martín-Barbero, Edgar Morin, Ivani Santana, Cristiane Wosniak, Paulo Caldas e Leonel Brum. Por meio da investigação teórica e empírica, emergiram pontos de sustentação e refutação da prática de ensino de videodança na escola. Dentre eles, a falta de apropriação do conteúdo por meio de experiências e a constância de comportamentos pedagógicos e corporais correspondentes a um habitus professoral, em contraposição, exalta-se a dimensão professor-artista, condição que o torna fonte viva para permear o processo educativo. Por fim, afirma-se que o ensino de videodança na escola é capaz de reorientar os modos de pensar-fazer dança e educar para a Comunicação. Palavras-chave: Corpo. Dança. Videodança. Ensino. Tecnologias.Abstract: When addresses the dance education at school, this research portrays a case study occurred in a Municipal School of Curitiba from three instances of action, being a collaborative work between a researcher and professor - characterized by the influence of the areas of Physical Education, on the one hand, and the Visual Arts, the other -; teaching practice generated from the collaboration through the participant observation - and own construction of the students of a class of ninth year of basic education on the teaching process proposed by the teacher. In dialogue with the theoretical issues that supported the research, the thesis aimed to understand which particularities become points of support for the realization of a pedagogical practice committed with the specific content of the video dance, with the social context of the students and at the same time, with the fostering of knowledge production in dance at school. The specific objectives were to reflect about the construction of the social body through the schooling process; explore the connections between art, media and education fields; point challenges generated by the field of Communication to Education, more specifically, on the use of information and communication technologies; discuss the interface dance and technology, highlighting the possibilities of production and artistic aesthetic of the dance; identify the context of video dance, its peculiarities and prospects; and to list elements that subsidize the construction of new methodological perspectives for dance education in school, here aided by the explanation of an example methodology in specific dance called Dance in Context, undertaken by researcher Isabel Marques. Other research support references were Pierre Bourdieu, Jesus Martin-Barbero, Edgar Morin, Ivani Santana, Paulo Caldas and Leonel Brum. By means theoretical and empirical investigation, emerged points of support and refutation of video dance teaching practice at school. Among them, the lack of ownership of content through experiences and the constancy of teaching and bodily behaviors corresponding to a habitus professoral, in contrast exalts to teacher-artist dimension, a condition that makes living source to permeate the educational process. Finally, it is stated that the video dance education in school is able to (re)direct ways of thinking-how dance and educate for Communication. Keywords: Body. Dance. Video dance. Education. Technologies.155 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEscolas de dançaDança - Estudo e ensinoVideodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - BRUNA BARDINI DOS SANTOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain309499https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40439/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20BARDINI%20DOS%20SANTOS.pdf.txt0711b92fa404615a8e23a1a683bcc5f6MD51open accessORIGINALR - D - BRUNA BARDINI DOS SANTOS.pdfapplication/pdf3068321https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40439/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20BARDINI%20DOS%20SANTOS.pdfb26f64694a610378699bf5c7c573950dMD52open accessTHUMBNAILR - D - BRUNA BARDINI DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40439/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20BARDINI%20DOS%20SANTOS.pdf.jpgea7570d15ef560865ce59ff8687bbfbcMD53open access1884/404392022-10-24 15:28:03.203open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40439Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T18:28:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
title Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
spellingShingle Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
Santos, Bruna Bardini dos
Educação
Escolas de dança
Dança - Estudo e ensino
title_short Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
title_full Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
title_fullStr Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
title_full_unstemmed Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
title_sort Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
author Santos, Bruna Bardini dos
author_facet Santos, Bruna Bardini dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruna Bardini dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967-
contributor_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas de dança
Dança - Estudo e ensino
topic Educação
Escolas de dança
Dança - Estudo e ensino
description Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-24T18:28:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24T18:28:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/40439
url https://hdl.handle.net/1884/40439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40439/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20BARDINI%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40439/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20BARDINI%20DOS%20SANTOS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40439/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20BARDINI%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0711b92fa404615a8e23a1a683bcc5f6
b26f64694a610378699bf5c7c573950d
ea7570d15ef560865ce59ff8687bbfbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860522687070208