Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manosso, Pamela Zibe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49345
Resumo: Orientadora: Profª Drª Elisa Maria Dalla-Bona
id UFPR_43f487549dc7d4754a03ffbbd6242ae3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49345
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Manosso, Pamela ZibeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-2022-08-30T19:08:05Z2022-08-30T19:08:05Z2017https://hdl.handle.net/1884/49345Orientadora: Profª Drª Elisa Maria Dalla-BonaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/08/2017Inclui referências : p. 257-262Resumo: O objetivo desta pesquisa é reafirmar o papel da escola na formação de leitores literários e de alunos-autores, no ensino fundamental I. A metodologia adotada para o desenvolvimento do estudo foi a abordagem qualitativa de pesquisa, em especial, a etnografia escolar. O estudo foi realizado em 2016 em uma escola municipal de Curitiba, ao longo de nove meses, durante as aulas quinzenais de Literatura de uma turma de 4º ano de ensino fundamental I e contou com 28 participantes, sendo 26 alunos e duas professoras. A pesquisa descreve o trabalho realizado nas aulas de Literatura e analisa as possíveis contribuições do Método Recepcional para o ensino de literatura no ensino fundamental I. Os dados do campo de pesquisa foram coletados a partir da observação-participante das aulas de Literatura e dos momentos de visitação à biblioteca escolar com registro fotográfico e filmagens, da confecção de diários de campo, realização de entrevistas com professoras e alunos. As aulas de Literatura desenvolvidas pela professora-pesquisadora consistiram em duas aplicações do Método Recepcional, uma em cada semestre, que cotejaram os temas contos de fadas e histórias de mistério e morte, respectivamente. O desenvolvimento das aulas foi pautado nas cinco etapas do Método Recepcional: determinação, atendimento, ruptura, questionamento e ampliação de horizonte de expectativas dos alunos, sendo que esta última etapa se deu por meio de proposta de escrita literária. Os resultados obtidos a partir da triangulação dos dados de pesquisa, sobretudo das atividades e produções escritas dos alunos ao longo da pesquisa de campo, revelaram categorias a respeito da formação dos leitores e alunos-autores, como a importância da articulação entre biblioteca e aulas de Literatura (possibilitando o contato frequente entre leitores em formação e obras literárias além de acervo viável para o professor), o contexto familiar como motivador para a formação de leitores, a relação entre os documentos oficiais que regem o trabalho da escola com a Literatura e as contribuições do Método Recepcional para a formação do aluno-autor. Palavras-chave: Ensino fundamental I. Abordagem qualitativa de pesquisa. Etnografia escolar. Método Recepcional. Escrita literária.Abstract: the aim of this study is reassert the school space as indispensable for the formation of literary readers. This research describes literature classes based on Receptive Method and point out the possible contributions of its methodology for teaching literature on Elementary School. The study was based on qualitative research and the ethnography approach and was developed during the academic year of 2016, for nine months, in a 4th grade class of Elementary School in a local public school in Curitiba, Brazil. Altogether, were there 28 participants (26 students and two teachers). The data were collected in research field from the participant observation of the literature classes and the moments of visit to the school library with photographic record and filming, recorded in diaries and post application classes interviews with teachers and students. The literature classes developed by teacher-researcher were scheduled in two applications of the Recepcional Method, one in each semester, in the literary genre as fairies and stories of mystery and death, respectively. Over the development of the classes, five stages of the Recepcional Method were fulfilled: a) determination of the students' expectation horizon, b) attendance of the expectation horizon of the students, c) the breakdown of students' expectation horizon, d) horizon questioning of students' expectations and e) horizon of students' expectations expansion through the proposal of literary literature. The triangulation of the research instruments, especially the activities and written productions of the students during the field research, had revealed important categories regarding the formation of the student-readers and students-authors, the importance of the library for the literary works of the teacher, the relation of relatives as motivators for the formation of student-readers, the relation between official documents that lean schools' classes management with the literature and finally the contribution of the Receiving Method for the development of the literary writing of the students-authors . Key-words: Elementary School.m Qualitative Research in Education. Scholar Ethnography. Recepcional Method. Literary Writing.281 p. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEnsino fundamental - Conhecimentos e aprendizagemEtnografia EscolarEscrita LiteráriaContribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAMELA ZIBE MANOSSO.pdfapplication/pdf14540491https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49345/1/R%20-%20D%20-%20PAMELA%20ZIBE%20MANOSSO.pdf67232c646032b0ac21a3df0dc968b5e6MD51open access1884/493452022-08-30 16:08:05.603open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49345Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T19:08:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
title Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
spellingShingle Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
Manosso, Pamela Zibe
Educação
Ensino fundamental - Conhecimentos e aprendizagem
Etnografia Escolar
Escrita Literária
title_short Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
title_full Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
title_fullStr Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
title_sort Contribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental I
author Manosso, Pamela Zibe
author_facet Manosso, Pamela Zibe
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Manosso, Pamela Zibe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-
contributor_str_mv Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental - Conhecimentos e aprendizagem
Etnografia Escolar
Escrita Literária
topic Educação
Ensino fundamental - Conhecimentos e aprendizagem
Etnografia Escolar
Escrita Literária
description Orientadora: Profª Drª Elisa Maria Dalla-Bona
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T19:08:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T19:08:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49345
url https://hdl.handle.net/1884/49345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 281 p. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49345/1/R%20-%20D%20-%20PAMELA%20ZIBE%20MANOSSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 67232c646032b0ac21a3df0dc968b5e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860420878729216