O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55659 |
Resumo: | Orientador: Professor Dr. Josafá Moreira da Cunha |
id |
UFPR_4432bd34c2e954021f77e83b2981dbd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55659 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Roza, Sarah AlineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Josafá Moreira da2018-11-20T12:55:38Z2018-11-20T12:55:38Z2018https://hdl.handle.net/1884/55659Orientador: Professor Dr. Josafá Moreira da CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/03/2018Inclui referências: p.73-95Resumo: A vitimização entre pares corresponde a um comportamento agressivo e negativo vivenciado por um indivíduo ou grupo de pessoas em seus relacionamentos. O bullying, por sua vez, trata-se de uma forma de vitimização repetitiva ao longo do tempo. Nesse contexto, a discriminação faz referência aos motivos pelos quais a vitimização e o bullying ocorrem. Esses conceitos estão interligados e formam a dimensão da vitimização. Este estudo teve por objetivo caracterizar associações entre dimensões que configuram a vitimização e variáveis sociodemográficas, bem como de experiências acadêmicas para estudantes universitários. Nesse contexto, foi verificado também o papel desempenhado pelo suporte social em relação às experiências acadêmicas dos estudantes. Foi hipotetizado que as dimensões da vitimização, estariam significativamente relacionadas a fatores sociodemográficos e a aspectos relativos às experiências acadêmicas. Além disso, foi verificado se o suporte social atuaria de forma positiva e significativa no ajustamento e no engajamento dos estudantes. Os participantes desta pesquisa foram 376 estudantes (idade média = 22,12; D.P. = 4.11) matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná durante a realização desse estudo, em 2017. Em relação ao sexo de nascimento dos participantes (Média = 0,65; D.P. = 0,47), 244 (64,89%) se identificaram com o gênero feminino e 132 (35,11%) com o masculino. No que diz respeito à autoidentificação étnico-racial (Média = 2,66; D.P. = 0,68), 261 (69,41%) se identificaram como brancos (as), 77 (20,48%) como pardos (as), 31 (8,24%) como pretos (as), 5 (1,33%) como amarelos (as), 1 (0,27%) como indígena e 1 (0,27%) se autodenominou mestiço. Os participantes completaram as seguintes medidas: Escala de Discriminação Explícita, Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar adaptado para o cenário universitário) e Cyberbullying Questionnaire (CBQ). Os resultados apontaram que experiências de vitimização estão positivamente associadas ao isolamento de estudantes na universidade. Os resultados obtidos neste estudo suportam a hipótese de que o suporte social recebido durante a vida acadêmica pode influenciar de forma positiva dimensões da experiência universitária, tais como o ajustamento acadêmico, o engajamento e o desempenho acadêmicos e, inclusive, a conclusão do curso de graduação. Palavras-chave: Suporte social; Discriminação; Vitimização; Bullying; Adultos emergentes.Abstract: Peer victimization is an aggressive and negative behavior experienced by an individual in their relationships. Bullying is a form of repetitive victimization over time. Discrimination is related to the reasons why victimization occurs. These concepts are connected and form the dimension of victimization. This study aimed to characterize associations between dimensions of victimization and sociodemographic variables, as well as academic experiences of university students. In this sense, the role played by social support in relation to students' academic experiences was also verified. It was hypothesized that the dimensions of victimization would be significantly related to sociodemographic factors and aspects related to academic experiences. In addition, it was verified whether social support would act positively and significantly in adjusting and engaging students. The participants were 376 students (mean age = 22.12, SD = 4.11) enrolled in undergraduate courses at the Federal University of Paraná during the study in 2017. Regarding the gender of the participants (Mean = 0, 65, SD = 0.47), 244 (64.89%) were identified with the female gender and 132 (35.11%) with the male gender. In relation to ethnic-racial self-identification (mean = 2.66, SD = 0.68), 261 (69.41%) identified themselves as whites, 77 (20.48%) as mixed races, 31 (8.24%) as blacks, 5 (1.33%) as yellows, 1 (0.27%) as indigenous and 1 (0.27%) called themselves "mestiço". Participants completed the following measures: Explicit Discrimination Scale, Multidimensional Perceived Social Support Scale, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), and Cyberbullying Questionnaire (CBQ). The results pointed out that victimization experiences are positively associated with the isolation of students in the university. The results obtained in this study support the hypothesis that the social support received during the academic life can positively influence dimensions of the university experience, such as academic adjustment, academic engagement and performance, and even graduation Key-words: Social support; Discrimination; Victimization; Bullying; Emerging Adults.100 p. : il. (algumas color.), tabs.application/pdfBullyingEducaçãoEstudantes universitarios - CondutaO suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SARAH ALINE ROZA.pdfapplication/pdf2162161https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55659/1/R%20-%20D%20-%20SARAH%20ALINE%20ROZA.pdf255aa6bf2cf3c6d2ce9784fa9ee2f0dbMD51open access1884/556592018-11-20 10:55:38.739open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55659Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-20T12:55:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente |
title |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente |
spellingShingle |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente Roza, Sarah Aline Bullying Educação Estudantes universitarios - Conduta |
title_short |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente |
title_full |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente |
title_fullStr |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente |
title_full_unstemmed |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente |
title_sort |
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente |
author |
Roza, Sarah Aline |
author_facet |
Roza, Sarah Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roza, Sarah Aline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Josafá Moreira da |
contributor_str_mv |
Cunha, Josafá Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Educação Estudantes universitarios - Conduta |
topic |
Bullying Educação Estudantes universitarios - Conduta |
description |
Orientador: Professor Dr. Josafá Moreira da Cunha |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-20T12:55:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-20T12:55:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55659 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
100 p. : il. (algumas color.), tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55659/1/R%20-%20D%20-%20SARAH%20ALINE%20ROZA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
255aa6bf2cf3c6d2ce9784fa9ee2f0db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860684703596544 |