Tradução e letramento : políticas afirmativas de educação bilíngue para estudantes negros/as surdos/as do Curso de Graduação de Letras Libras da UFPR
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73324 |
Resumo: | Orientador: Prof. Daltro Roque Carvalho da Silva Junior |
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Roque, Paula CristinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras LibrasSilva Junior, Daltro Roque Carvalho da, 1988-2022-02-24T15:59:25Z2022-02-24T15:59:25Z2019https://hdl.handle.net/1884/73324Orientador: Prof. Daltro Roque Carvalho da Silva JuniorMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasInclui referênciasResumo: Este trabalho tem como tema principal a tradução e o letramento como ferramenta teórica para construção de políticas afirmativas de educação bilíngue para negros/as surdos/as. Na Universidade Federal do Paraná, professores e estudantes surdos/as têm-se dedicado à pesquisa científica com foco na educação bilíngue para surdos/as, valorizando a língua brasileira de sinais (Libras) como importante elemento da comunidade surda. A criação do curso de Licenciatura em Letras Libras, em 2015, na UFPR, oportunizou o ingresso de mais estudantes surdos/as na graduação, percebendo desta necessidade de se pensar em ações de permanência que efetivem o direito à educação bilíngue, ou seja, a garantia da comunicação, produção e apropriação de conhecimento acadêmico em língua brasileira de sinais (Libras) e em língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. O projeto "Tradução e letramento: contribuições à política de educação bilíngue para surdos no ensino superior" tem como objetivo oportunizar a escuta das necessidades da comunidade surda universitária e desenvolver projeto de intervenção que contemple a relação entre os processos de tradução Libras/língua portuguesa e de letramento acadêmico bilíngue. Em especial esta pesquisa contribui particularmente para a investigação da presença e necessidades de uma parcela específica dos estudantes que compõem a comunidade surda, que são os surdos/as negros/as. A UFPR tem grande tradição e reconhecimentos nas políticas afirmativas para estudantes negros, sobretudo em relação às políticas de cotas raciais. A experiência de ser a única estudante surda negra que ingressou na UFPR, em 107 anos de história, despertou a necessidade da investigação da presença de negros/as surdos nos cursos de graduação e pós-graduação na UFPR. Quantos são os surdos/as negros/as atualmente matriculados no curso de Letras Libras? Eles/as fizeram uso da política de cotas para ingresso? Como eles/as percebem a presença negra na UFPR? Esses são alguns dos questionamentos que essa investigação pretendeu responder, por meio de pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados, através de questionário estruturado bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Os resultados apontam para a necessidade da ampliação de políticas afirmativas que envolvam os direitos de acesso e permanência de surdos/as negros/as na universidade.Resumo: Este trabalho tem como tema principal a tradução e o letramento como ferramenta teórica para construção de políticas afirmativas de educação bilíngue para negros/as surdos/as. Na Universidade Federal do Paraná, professores e estudantes surdos/as têm-se dedicado à pesquisa científica com foco na educação bilíngue para surdos/as, valorizando a língua brasileira de sinais (Libras) como importante elemento da comunidade surda. A criação do curso de Licenciatura em Letras Libras, em 2015, na UFPR, oportunizou o ingresso de mais estudantes surdos/as na graduação, percebendo desta necessidade de se pensar em ações de permanência que efetivem o direito à educação bilíngue, ou seja, a garantia da comunicação, produção e apropriação de conhecimento acadêmico em língua brasileira de sinais (Libras) e em língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. O projeto "Tradução e letramento: contribuições à política de educação bilíngue para surdos no ensino superior" tem como objetivo oportunizar a escuta das necessidades da comunidade surda universitária e desenvolver projeto de intervenção que contemple a relação entre os processos de tradução Libras/língua portuguesa e de letramento acadêmico bilíngue. Em especial esta pesquisa contribui particularmente para a investigação da presença e necessidades de uma parcela específica dos estudantes que compõem a comunidade surda, que são os surdos/as negros/as. A UFPR tem grande tradição e reconhecimentos nas políticas afirmativas para estudantes negros, sobretudo em relação às políticas de cotas raciais. A experiência de ser a única estudante surda negra que ingressou na UFPR, em 107 anos de história, despertou a necessidade da investigação da presença de negros/as surdos nos cursos de graduação e pós-graduação na UFPR. Quantos são os surdos/as negros/as atualmente matriculados no curso de Letras Libras? Eles/as fizeram uso da política de cotas para ingresso? Como eles/as percebem a presença negra na UFPR? Esses são alguns dos questionamentos que essa investigação pretendeu responder, por meio de pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados, através de questionário estruturado bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Os resultados apontam para a necessidade da ampliação de políticas afirmativas que envolvam os direitos de acesso e permanência de surdos/as negros/as na universidade.Arquivo : PDF.application/pdfEducação bilingue - SurdosIdentidade racialPolíticas afirmativas - EducaçãoLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Tradução e letramento : políticas afirmativas de educação bilíngue para estudantes negros/as surdos/as do Curso de Graduação de Letras Libras da UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-RESUMO-PAULA_CRISTINA_ROQUE.pdfapplication/pdf718847https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73324/1/R-RESUMO-PAULA_CRISTINA_ROQUE.pdf12f1d6762f45b15f85db05e8177eddb2MD51open accessR- G- PAULA _CRISTINA_ROQUE.mp4video/mp43805494427https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73324/2/R-%20G-%20PAULA%20_CRISTINA_ROQUE.mp4a007565f15a5578db095028fab962d51MD52open access1884/733242022-02-24 12:59:25.267open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73324Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-24T15:59:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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