As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Selma Soczecki, 1972-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76427
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Adriana Vaz
id UFPR_4630521969a97902aaeedce5f0f07ea0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76427
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Leal, Selma Soczecki, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoVaz, Adriana, 1975-2022-07-05T14:56:25Z2022-07-05T14:56:25Z2021https://hdl.handle.net/1884/76427Orientadora: Profa. Dra. Adriana VazDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 10/12/2021Inclui referênciasResumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como meus recursos internos, enquanto professora, foram sendo aflorados na experiência de aprender/ensinar o ofício de narrar a partir das vivências com os estudantes contadores de histórias, tornandome uma professora contadora de histórias. O estudo dialoga com os pensamentos decoloniais e tem caráter qualitativo, sendo baseado no método (auto)biográfico como alude Franco Ferrarotti (2014) e Marie-Christinie Josso (2004; 2014). A (auto)biografia subsidia a intenção de revisitar meu percurso de vida, enfocando minha trajetória no curso semestral "Arte de Contar História", aplicado para estudantes entre 05 e 14 anos no contraturno escolar, em um Centro Municipal de Educação Cultural, curso esse promovido pela prefeitura do Município de Araucária/PR. Para o diálogo entre prática e teoria apresento a visão de Paul Zumthor (1993; 1997) e Luciana Hartmann (2015; 2018) sobre performance; as considerações de Amadou Hampâté Bâ (2010) sobre a tradição oral africana e os pensamentos de Walter Benjamin (1994), Regina Machado (2015), Celso Sisto (2005), Gilka Girardello (2015) e Ângela Barcellos Café (2015) no que tange a arte de contar histórias. Também são contemplados alguns pesquisadores que apresentam estudos sobre relevância das crianças narrarem suas histórias, tais como: Sonaly Torres Silva Gabriel (2021) e Karin Cozer de Campos (2016). E em conclusão revelo que a possibilidade de revisitar a história de vida é um processo rico no qual eu, professora-pesquisadora, consegui compreender melhor minha trajetória humana e profissional, observando as repercussões das ações e escolhas feitas ao longo de um caminho de vida, e como elas reverberaram em mim e no outro. A pesquisa ainda evidenciou que as trocas de saberes entre professora e estudantes contadores de histórias contribuíram para instauração da performance em ambos, sendo que a flexibilização de poder entre adultos e crianças foi fundamental nesse processo.Abstract: The research aims to understand from the assumptions of performance how the internal resources of a Portuguese Language teacher are emerged in the experience of learning/teaching the art and craft of narration, from the experiences with storytelling students, becoming a storyteller teacher. The study dialogues with decolonial thoughts and has a qualitative feature, being based on the (self)biographical method as alluded to by Franco Ferrarotti (2014) and Marie- Christinie Josso (2004; 2014). The (auto)biography subsidizes the intention of revisiting the life path of the researcher, focusing on her trajectory in the one semester course "Art of Storytelling", applied to students between 05 and 14 years old in the after-school period, in a Municipal Center of Cultural Education, a course promoted by the City Hall of Araucária/PR. For the dialogue between practice and theory, I present the vision of Paul Zumthor (1993; 1997) and Luciana Hartmann (2015; 2018) about performance, the considerations of Amadou Hampâté Bâ (2010) about the African oral tradition and the thoughts of Walter Benjamin (1994), Regina Machado (2015), Celso Sisto (2005), Gilka Girardello (2015) and Ângela Barcellos Café (2015) regarding the art of storytelling. Some researchers who present studies on the relevance of children narrating their stories will also be contemplated, such as: Sonaly Torres Silva Gabriel (2021) and Karin Cozer de Campos (2016). In conclusion, the research showed that the possibility of revisiting life history is a rich process in which I, the teacher-researcher, was able to better understand my human and professional trajectory in a better way, observing the validity of my actions and choices, and how they reverberated in myself and in others. It was evident that the exchange of knowledge between teacher and student storytellers contributed to the establishment of performance in both, and that the flexibilization of power between adults and children was fundamental in this process.1 recurso online : PDF.application/pdfArte - Estudo e ensinoArte de contar historiasProfessores - FormaçãoArtes e criançasAraucária (PR)EducaçãoAs artes performáticas de uma comunidade de contadores de históriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SELMA SOCZECKI LEAL.pdfapplication/pdf2259150https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76427/1/R%20-%20D%20-%20SELMA%20SOCZECKI%20LEAL.pdf184e250392d1221cee9a14d0f1b4e4aeMD51open access1884/764272022-07-05 11:56:25.496open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76427Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-05T14:56:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
title As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
spellingShingle As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
Leal, Selma Soczecki, 1972-
Arte - Estudo e ensino
Arte de contar historias
Professores - Formação
Artes e crianças
Araucária (PR)
Educação
title_short As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
title_full As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
title_fullStr As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
title_full_unstemmed As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
title_sort As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
author Leal, Selma Soczecki, 1972-
author_facet Leal, Selma Soczecki, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Selma Soczecki, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaz, Adriana, 1975-
contributor_str_mv Vaz, Adriana, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Arte de contar historias
Professores - Formação
Artes e crianças
Araucária (PR)
Educação
topic Arte - Estudo e ensino
Arte de contar historias
Professores - Formação
Artes e crianças
Araucária (PR)
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Adriana Vaz
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T14:56:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-05T14:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76427
url https://hdl.handle.net/1884/76427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76427/1/R%20-%20D%20-%20SELMA%20SOCZECKI%20LEAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 184e250392d1221cee9a14d0f1b4e4ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860493042778112