A educação e as configurações na periferia urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patricia Celli da Silva, 1974-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73928
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
id UFPR_467aeec876c919394b983d0994133a27
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73928
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ribeiro, Patricia Celli da Silva, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoPooli, João Paulo, 1955-2022-03-24T16:55:15Z2022-03-24T16:55:15Z2019https://hdl.handle.net/1884/73928Orientador: Prof. Dr. João Paulo PooliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 09/12/2016Inclui referências: p. 136-139Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender as configurações das infâncias, de crianças que vivem em um bairro popular, que frequentam uma escola pública da cidade de Curitiba. Esse procedimento pode auxiliar na construção de novas perspectivas teóricas que permitam desenvolver projetos educativos congruentes com a realidade dessas crianças. O desenvolvimento desta pesquisa realizará reflexões e análises, ancoradas principalmente na sociologia configuracional de Norbert Elias. A pesquisa pautada na metodologia processual configuracional de Elias, permite considerar a infância na contemporaneidade, à luz do significado de sociedade e indivíduos interdependentes. Intencionamos visualizar as infâncias e crianças a partir de interdependência, configuradas através de inúmeras cadeias invisíveis de relacionamentos. Dentre os elementos que configuram as infâncias, temos: a) os valores e a moral; (b) o medo; (c) governamento e poder. A investigação demonstrou que os sentidos atribuídos às crianças, em diferentes contextos, têm implicações civilizatórias, sendo profícuas as investigações que consideram as crianças a partir das suas cadeias de interdependências nas considerações, pretende-se delinear desafios e possibilidades desta investigação. sendo que, este trabalho, trará contribuições para área da educação por indicar referências e subsidiar as reflexões que consideram a ação das crianças num contexto de relações sociais processuais, interdependentes, e dinâmicas.Abstract: The present research had as its central objective to understand the childhood configurations of children who live in a popular neighborhood, who attend a public school in the city of curitiba. This procedure can help in the construction of new theoretical perspectives, which allow the development of educational projects that are consistent with the reality of these children. The development of this research carried out reflections and analyzes, anchored mainly in norbert elias's configurational sociology. The research based on the configurational procedural methodology of elias, allows considering childhood in contemporary times, in the light of the meaning of society and interdependent individuals, admitting to viewing infants and children from interdependencies configured through innumerable invisible chains of relationships. The data analysis indicated, among the elements that configure childhoods, a) values and morals; (b) fear; (c) governance and power. Research has shown that the meanings attributed to children, in different contexts, have civilizing implications, and the investigations that consider children from their chains of interdependencies are fruitful. The dialogues between what circulates in the figures must be considered when thinking about the school reality, which needs to establish a dialogue with the multiple experiences that the child lives; the child can be understood from its plural processes, related to interdependence networks, which implies an image of a child that is unique and also co-determined, heterogeneous and can be recognized and respected in the school space. The school must recognize this child who is not ideal, but real and who lives in tensions and power relations.1 arquivo (139 p.) : PDF.application/pdfEducação e EstadoEducação infantilEscolas publicasCrianças - Aspectos sociaisPeriferias urbanasEducaçãoA educação e as configurações na periferia urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PATRICIA CELLI DA SILVA RIBEIRO.pdfapplication/pdf26393752https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73928/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20CELLI%20DA%20SILVA%20RIBEIRO.pdfaa954b6b13076f11ca725c0de0549880MD51open access1884/739282022-03-24 13:55:15.43open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-24T16:55:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação e as configurações na periferia urbana
title A educação e as configurações na periferia urbana
spellingShingle A educação e as configurações na periferia urbana
Ribeiro, Patricia Celli da Silva, 1974-
Educação e Estado
Educação infantil
Escolas publicas
Crianças - Aspectos sociais
Periferias urbanas
Educação
title_short A educação e as configurações na periferia urbana
title_full A educação e as configurações na periferia urbana
title_fullStr A educação e as configurações na periferia urbana
title_full_unstemmed A educação e as configurações na periferia urbana
title_sort A educação e as configurações na periferia urbana
author Ribeiro, Patricia Celli da Silva, 1974-
author_facet Ribeiro, Patricia Celli da Silva, 1974-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patricia Celli da Silva, 1974-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
contributor_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Educação infantil
Escolas publicas
Crianças - Aspectos sociais
Periferias urbanas
Educação
topic Educação e Estado
Educação infantil
Escolas publicas
Crianças - Aspectos sociais
Periferias urbanas
Educação
description Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T16:55:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-24T16:55:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73928
url https://hdl.handle.net/1884/73928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (139 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73928/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20CELLI%20DA%20SILVA%20RIBEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa954b6b13076f11ca725c0de0549880
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860325389107200