Desigualdade em tempos de discurso de meritocracia : análise fundamentada na educação pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodelli, Nathália Cristina Ferreira, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76654
Resumo: Orientador: Prof. Dra. Carolina Bagattolli
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spelling Rodelli, Nathália Cristina Ferreira, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasBagattolli, Carolina, 1983-2022-06-29T19:06:28Z2022-06-29T19:06:28Z2021https://hdl.handle.net/1884/76654Orientador: Prof. Dra. Carolina BagattolliMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasInclui referênciasResumo : O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a meritocracia, de maneira que apresenta alguns fatores impeditivos para que o discurso meritocrático possa fazer sentido na atual sociedade brasileira. A meritocracia não é um discurso novo, sendo que no Brasil, seu histórico remonta os tempos do Brasil Colonial, no qual as relações eram baseadas na influência pessoal e no poderio das famílias que pertenciam às melhores posições sociais. O objetivo da pesquisa foi demonstrar a falta de sustentação para o discurso da meritocracia, tendo por base a realidade socioeconômica brasileira. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, tendo a pesquisa bibliográfica sido realizada em livros e artigos científicos que contribuíram para formar o arcabouço teórico da mesma. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A realidade brasileira tem mostrado que, assim como no Brasil Colonial em que as influências pessoais ditavam como o indivíduo seria posicionado na sociedade, na atualidade, são a qualidade da educação e as condições socioeconômicas que vão proporcionar ao mesmo um lugar de destaque nos círculos empregatícios e educacionais, o que prejudica o discurso de que todos podem competir entre si, pois não há condições de igualdade entre as pessoas.1 recurso online : PDF.application/pdfMeritocraciaPobrezaEducação e EstadoDesigualdade em tempos de discurso de meritocracia : análise fundamentada na educação pública brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALNATHALIA_CRISTINA_FERREIRA_RODELLI.pdfapplication/pdf2942160https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76654/1/NATHALIA_CRISTINA_FERREIRA_RODELLI.pdfa928eed560ff8db9e534025c00657555MD51open access1884/766542022-06-29 16:06:28.79open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76654Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-29T19:06:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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