Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosinski, Elizete dos Santos Camphorst
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53241
Resumo: Orientador : Dalessandro Pinheiro
id UFPR_47690127537790167b7eb526d1435c85
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53241
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosinski, Elizete dos Santos CamphorstUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaPinheiro, Dalessandro de Oliveira2020-01-07T19:59:42Z2020-01-07T19:59:42Z2016https://hdl.handle.net/1884/53241Orientador : Dalessandro PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Com base nos estudos realizados a partir dos dados de reprovação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pato Bragado - PR, é que constatamos a importância de um estudo voltado para a reflexão sobre o processo de transição dos estudantes do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental. A atenção aos fatores que podem estar interferindo nesta nova etapa da vida acadêmica do estudante tem como uma das principais preocupações a relação entre a apropriação do conhecimento científico e as relações sócio-afetivas. Deve-se ponderar, todavia, que são diversos os fatores que influenciam no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, este artigo tem o intuito de responder, mais especificamente, ao seguinte questionamento: Qual a importância, no processo de ensino-aprendizagem, da relação entre a apropriação do conhecimento científico e a afetividade? Para responder ao referido questionamento objetiva-se conceituar o tema afetividade e sua relação no Processo de Ensino-Aprendizagem na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, visando destacar a sua importância para a apropriação do conhecimento científico22 p.application/pdfEnsino fundamentalEnsinoProcesso de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELIZETE DOS SANTOS CAMPHORST ROSINSKI.pdfapplication/pdf541885https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53241/1/R%20-%20E%20-%20ELIZETE%20DOS%20SANTOS%20CAMPHORST%20ROSINSKI.pdfe8e3f52c546901e06cce4376cc292af5MD51open access1884/532412020-01-07 16:59:42.848open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53241Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T19:59:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
title Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
Rosinski, Elizete dos Santos Camphorst
Ensino fundamental
Ensino
title_short Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
title_full Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
title_sort Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem
author Rosinski, Elizete dos Santos Camphorst
author_facet Rosinski, Elizete dos Santos Camphorst
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosinski, Elizete dos Santos Camphorst
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Dalessandro de Oliveira
contributor_str_mv Pinheiro, Dalessandro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ensino
topic Ensino fundamental
Ensino
description Orientador : Dalessandro Pinheiro
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T19:59:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07T19:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53241
url https://hdl.handle.net/1884/53241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53241/1/R%20-%20E%20-%20ELIZETE%20DOS%20SANTOS%20CAMPHORST%20ROSINSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8e3f52c546901e06cce4376cc292af5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860673567719424