Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Juliane Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87849
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormeño
id UFPR_47a24558fe04ab8e0bfbff664b7b7740
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87849
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOrmeño, Gabriela ReyesAlves, Juliane Cristina Oliveira2024-05-06T19:18:06Z2024-05-06T19:18:06Z2022https://hdl.handle.net/1884/87849Orientadora: Prof. Dra. Gabriela Isabel Reyes OrmeñoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 03/11/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: A regulação emocional do professor de pré-escola influencia diretamente a saúde mental, o desempenho, a aprendizagem dos alunos e, a relação professor-aluno. Essa se faz presente em programas de intervenção e formação voltados a esse público. A partir disso, foi utilizado o método de revisão de escopo da literatura, com o objetivo de mapear o que pesquisas dos últimos cinco anos evidenciaram sobre o tema, em três bases de dados: Periódicos Capes, PsycInfo e Google Acadêmico, utilizando-se dos descritores: emotional regulation, teachers, kindergarten and preschool. Ao total, foram identificados 340 estudos, porém, após a triagem, apenas 26 foram selecionados. Os resultados identificaram o total de 15 países que realizaram pesquisas sobre a temática, dos quais 11 encontram-se em níveis muito elevados e quatro em nível elevado de desenvolvimento humano, segundo a Organização das Nações Unidas. Nos últimos cinco anos, a média de publicações por ano resultou em 5,2. A principal estratégia evidenciada pelos estudos foi a reavaliação cognitiva. Ademais, foram identificados entre as publicações, três temáticas principais que relacionam-se entre si: Implicações da regulação emocional na dinâmica do professoraluno; Fatores do ambiente, clima de trabalho, estresse e vertentes da saúde; Gestão e estratégias vinculadas às dimensões da regulação emocional. Para tanto, concluiuse que o tema de regulação emocional de professores de pré-escola tem sido explorado de forma abrangente com enfoques diversificados. Ressalta-se, ainda, a carência de estudos que abordem o tema de regulação emocional, vinculados aos maus-tratos infantis praticados por professores.Abstract: This study considered the importance of the emotional regulation of preschool teachers, as it directly influences mental health, performance, teacher performance, student learning, and the teacher-student relationship, and that it is present in intervention and training programs aimed at this public. Based on this, the literature scope review method was used, with the objective of mapping what research from the last 5 years has evidenced on the theme in 3 databases: Periódicos Capes, PsycInfo, and Google Acadêmico. Using the descriptors: emotional regulation, teachers, kindergarten and preschool. A total of 340 studies were identified, but after the screening only 26 were selected. The results identified a total of 15 countries that carried out research on the subject, 11 of which are at very high levels, and 4 at high levels of human development, according to the United Nations. In the last 5 years the average number of publications per year was 5.2. The main strategy evidenced by the studies was cognitive reappraisal. Furthermore, it was identified among the publications, 3 main themes that relate to each other: Implications of emotional regulation in the teacher-student dynamic; Factors of the environment, work climate, stress, and health aspects; and Management and strategies linked to the dimensions of emotional regulation. To this end, it was concluded that the theme of emotional regulation of preschool teachers has been comprehensively explored with diversified approaches. It is also emphasized the lack of studies addressing the issue of emotional regulation linked to child maltreatment practiced by teachers.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoProfessores de educação pré-escolarEducação infantilEducaçãoRegulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANE CRISTINA OLIVEIRA ALVES.pdfapplication/pdf671647https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87849/1/R%20-%20D%20-%20JULIANE%20CRISTINA%20OLIVEIRA%20ALVES.pdf822d7eb591bff475a98c936fc9e7d0c4MD51open access1884/878492024-05-06 16:18:06.224open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87849Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-06T19:18:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
title Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
spellingShingle Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
Alves, Juliane Cristina Oliveira
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de educação pré-escolar
Educação infantil
Educação
title_short Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
title_full Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
title_fullStr Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
title_full_unstemmed Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
title_sort Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
author Alves, Juliane Cristina Oliveira
author_facet Alves, Juliane Cristina Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ormeño, Gabriela Reyes
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Juliane Cristina Oliveira
contributor_str_mv Ormeño, Gabriela Reyes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de educação pré-escolar
Educação infantil
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de educação pré-escolar
Educação infantil
Educação
description Orientadora: Prof. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormeño
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-06T19:18:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-06T19:18:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87849
url https://hdl.handle.net/1884/87849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87849/1/R%20-%20D%20-%20JULIANE%20CRISTINA%20OLIVEIRA%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 822d7eb591bff475a98c936fc9e7d0c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860207423258624