Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Viviane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/40498
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Leônia Gabardo Negrelli
id UFPR_47c0df0a97d05de4d464658506260fc8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40498
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaNegrelli, Leônia GabardoFerreira, Viviane2024-04-19T19:08:36Z2024-04-19T19:08:36Z2015https://hdl.handle.net/1884/40498Orientadora : Profª. Drª. Leônia Gabardo NegrelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 28/08/2015Inclui referências : f. 78-80Resumo: A presente dissertação resultou do propósito de investigar o potencial de atividades elaboradas para o ensino de matemática nas quais são utilizados materiais didáticos manipuláveis e registros de representações semióticas. Foram propostas atividades manipulativas com o uso de uma folha de papel quadrada e uma sequência de dobraduras, entrelaçadas a atividades de registro, de modo a promover a conceitualização de objetos matemáticos, concomitante à produção de registros representações destes. Tais atividades foram distribuídas em cinco momentos no decorrer dos quais o estudante que as realiza se desprende gradativamente de argumentos e recursos visuais e táteis e passa a tratar uma situação no âmbito das representações matemáticas. Também foram interpretadas à luz da teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval e em seguida foram realizadas, em ocasiões diferentes, por três estudantes, com 14, 15 e 16 anos de idade, que cursam o nono ano do Ensino Fundamental, o primeiro e o terceiro anos do Ensino Médio, respectivamente, com o propósito de testar a viabilidade de seu uso no ensino de matemática. Dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo e utilizados na produção de relatos que permitiram conhecer o potencial das atividades propostas, algumas de suas limitações, além de incitar novos questionamentos acerca da temática abordada.Abstract: This dissertation resulted on the purpose of investigating the potential of developed activities for the mathematics teaching, in which manipulable didactic material had been used and Semiotic representations recording were also used. Manipulable activities were suggested with a squared sheet of paper and a sequence of folding were interlinked to the recorded activity, in a way they promote the evaluation of mathematics objects concomitant to the production of the recordings of those. Such activities were shared in five moments, and in these moments, students who accomplished the suggested activities became gradually disengaged of argumentation and visual resources and tactile, and started to face the situation as the Mathematical Representation range. The situations were represented using Raymond Duval's Semiotic Representations and then they were accomplished in different situations by three students ages, 14, 15 and 16 of the third grade (High School) "Ensino Medio", respectively with the purpose of testing the viability of its use in mathematics teaching. All resulted information was collected and recorded in audio and video devices and used in reports. That allowed us to recognize the potential of suggested activity, some of its limitations and the beginning of new questions about the approached themes.101 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoEnsino - Meios auxiliaresMaterial didáticoMateriais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIANE FERREIRA.pdfapplication/pdf9502374https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40498/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20FERREIRA.pdf998c4c035ee01783b3a7ee70e826a326MD51open accessTEXTR - D - VIVIANE FERREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain153794https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40498/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20FERREIRA.pdf.txtfe6ddf0ef3ff815423337992157a4050MD52open accessTHUMBNAILR - D - VIVIANE FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40498/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20FERREIRA.pdf.jpge59ee8ec835dbaae43ce4d91d2b2b4daMD53open access1884/404982024-04-19 16:08:36.239open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40498Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:08:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
title Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
spellingShingle Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
Ferreira, Viviane
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Material didático
title_short Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
title_full Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
title_fullStr Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
title_full_unstemmed Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
title_sort Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
author Ferreira, Viviane
author_facet Ferreira, Viviane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Negrelli, Leônia Gabardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Viviane
contributor_str_mv Negrelli, Leônia Gabardo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Material didático
topic Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Material didático
description Orientadora : Profª. Drª. Leônia Gabardo Negrelli
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:08:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:08:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/40498
url https://hdl.handle.net/1884/40498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40498/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20FERREIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40498/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20FERREIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40498/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20FERREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 998c4c035ee01783b3a7ee70e826a326
fe6ddf0ef3ff815423337992157a4050
e59ee8ec835dbaae43ce4d91d2b2b4da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898791339687936