Repercussões do uso de materiais didáticos manipuláveis em aulas de geometria
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617302 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Apparecido Lorenzato |
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Repercussões do uso de materiais didáticos manipuláveis em aulas de geometriaRepercussions form the use of manipulable didactic materials in geometry classroomEducação matemáticaGeometriaMaterial didáticoMathematical educationGeometryDidatic materialOrientador: Sérgio Apparecido LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta pesquisa, investigamos as repercussões causadas a partir da mudança do modelo de ensino de matemática com o uso de materiais didáticos manipuláveis para o desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Para isso, foi preciso partir de uma fundamentação teórica que permitisse refletir sobre a elaboração de uma sequência didática, dividida em cinco atividades. O objetivo era o de oferecer aulas de experimentação com sólidos geométricos a partir de materiais reutilizáveis do cotidiano para a confecção de objetos de estudo pelos alunos. Levamos em consideração o papel do professor-pesquisador como mediador dessas atividades a fim de favorecer a interação entre aluno-professor, aluno-aluno, aluno-material e, por vezes, professor-material. Observamos que, entre as principais repercussões desse trabalho didático diferenciado, podem ser destacadas as relações interpessoais, o trabalho em grupo e o desenvolvimento da zona de desenvolvimento proximal, além de outras repercussões mais amplas no ambiente escolar e na postura dos sujeitos envolvidos. Para isso, observamos as reações dos alunos como indícios para a interpretação e análise de fatores tais como afetividade, identificação com os materiais confeccionados, suas relações em grupo e a aproximação afetiva com a disciplina de matemática. A metodologia se orienta pelo paradigma interpretativista de caráter qualitativo, pela perspectiva da teoria sócio-histórica de Vygotsky. Pautamo-nos, ainda, no estudos de van Hiele, sobretudo nas fases de aprendizagem, que serviram como base para a elaboração da sequência didática. Buscamos autores, dentre eles Lorenzato (2006a), para refletir a respeito do uso dos materiais didáticos. Acreditamos que este trabalho possa fornecer subsídios para os estudos a respeito do processo de desenvolvimento do pensamento geométrico e dos efeitos da afetividade no processo de ensino-aprendizagem como repercussões de um trabalho com materiais diferenciados em aulas que buscam evitar o modelo pautado em exercícios mecanicistas.Abstract: This research investigate the effects caused by the changing model of mathematics teaching with the use of teaching materials manipulated for the development of geometric thinking in students from 6th grade in a Public School of São Paulo. To this end, it was necessary a theoretical foundation that allows reflection on the development of a didactic sequence, divided into five activities. The goal was to offer classes of experiment with geometric solids from reusable materials made by pupils in their daily life. We consider the role of the teacher-researcher as a mediator of these activities to promote interaction between student-teacher, student-student and student-material, sometimes teacher-material. We note that among the repercussions of this didactic work differently, can be highlighted interpersonal relationships, group work and development of the ZPD, and other wider repercussions in the school environment and posture of the individuals involved. For this, observe students' reactions as clues for interpretation and analysis of factors such as affection, identification with the material made up, their relationships on group affective approach to the discipline of mathematics. The methodology is guided by the interpretive paradigm of a qualitative character, from the perspective of socio-historical theory of Vygotsky. From the studies of van Hiele, especially in their learning stages, which served as basis for the development of the didactic sequence. We also look for authors, among them Lorenzato (2006a), to reflect on the use of teaching materials. We believe that this work can provide aid for studies on the process of development of geometric thinking and the effects of affectivity in the teaching-learning as repercussions from work with different materials in classrooms that seek to avoid the mechanistic model guided exercises.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Miorim, Maria ÂngelaNakayama, Bábara Cristina Moreira SicardiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, André Ferreira de, 1968-20112011-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617302ALMEIDA, André Ferreira de. Repercussões do uso de materiais didáticos manipuláveis em aulas de geometria. 2011. 185 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617302. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849598porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:20Zoai::849598Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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