Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chalus, Rafaela Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84998
Resumo: Orientadora: Profª Dra. Silvana Stremel
id UFPR_47e2269608d9b47fc31e1ad5706a69ec
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84998
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoStremel, SilvanaChalus, Rafaela Ferreira2023-12-22T20:15:28Z2023-12-22T20:15:28Z2023https://hdl.handle.net/1884/84998Orientadora: Profª Dra. Silvana StremelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/06/2023Inclui referências: p. 129-157Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais características teóricoepistemológicas de teses e dissertações sobre políticas de avaliação em larga escala da alfabetização, defendidas em programas acadêmicos de Pós-Graduação em Educação no Brasil. O referencial teórico baseia-se em uma perspectiva pluralista e tem aportes nas contribuições de autores que discutem sobre a metapesquisa e o enfoque das epistemologias da política educacional (MAINARDES, 2021; MAINARDES; TELLO, 2016; TELLO; MAINARDES, 2015a), as diferentes epistemologias na produção do conhecimento (SÁNCHEZ GAMBOA, 2006; LOSADA; CASAS CASAS, 2008), as políticas de avaliação em larga escala (FREITAS et al., 2019; GATTI, 2013; SCHNEIDER, 2013), e acerca da alfabetização (SOARES, 2019; MORTATTI, 2010). Os procedimentos metodológicos que envolveram a metapesquisa foram: a) levantamento de teses e dissertações sobre políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em plataformas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 1987 a 2021; b) organização dos trabalhos localizados em categorias; c) análise das características teóricoepistemológicas das teses e dissertações que abordaram a avaliação em larga escala da alfabetização enquanto política educacional, a partir da leitura dos textos na íntegra. As características teórico-epistemológicas analisadas foram as seguintes: nível de abrangência, tipo de pesquisa, perspectiva epistemológica, posicionamento epistemológico, enfoque epistemetodológico, níveis de abstração, referenciais teórico-conceituais sobre política educacional, avaliação em larga escala e alfabetização, elementos da ético-ontoepistemologia. A pesquisa teve como resultado a localização de 87 teses e dissertações que se dedicaram ao estudo da avaliação em larga escala da alfabetização. Esses trabalhos foram organizados em dez categorias. A análise das características teórico-epistemológicas se concentrou nas pesquisas incluídas na Categoria 1 - Avaliação em larga escala da alfabetização enquanto política educacional (24 trabalhos na íntegra). Na análise das características teórico-epistemológicas foi possível concluir que: a) os níveis de abrangência nacional e local foram os mais estudados; b) em relação à abordagem metodológica quanto à natureza dos dados, predominam as pesquisas qualitativas. Quanto às técnicas de coleta e análise de dados, há predominância da combinação de duas ou mais técnicas (teórica, documental e empírica); c) poucos trabalhos fazem a explicitação das suas perspectivas epistemológicas. A perspectiva mais utilizada nos trabalhos é o pluralismo (teorização combinada); d) o posicionamento analítico é o mais presente nas teses e dissertações; e) poucos trabalhos atingem o nível de abstração correspondente ao de compreensão; f) em relação aos aspectos teórico-conceituais sobre política educacional, avaliação em larga escala e alfabetização, foi possível identificar que nem todos os trabalhos elaboraram uma discussão específica sobre política educacional e sobre alfabetização; g) no que diz respeito aos elementos da ético-ontoepistemologia, constatamos que são poucas as pesquisas que trazem uma discussão ou preocupação com a explicitação das questões éticas na pesquisa, bem como dos pressupostos ontológicos. As conclusões desta pesquisa levam a enfatizar a necessidade do aprofundamento das questões teórico-epistemológicas da pesquisa na formação de pesquisadores.Abstract: This research to analyze the main theoretical-epistemological characteristics of theses and dissertations on large-scale literacy assessment policies, defended in academic programs of Graduate Studies in Education in Brazil. The theoretical framework is based on a pluralistic perspective and contributions of authors who discuss metaresearch and the approach of epistemologies of educational policy (MAINARDES, 2021; MAINARDES; TELLO, 2016; TELLO; MAINARDES, 2015a), on the different epistemologies in the production of knowledge (SÁNCHEZ GAMBOA, 2006; LOSADA; CASAS CASAS, 2008), on large-scale assessment policies (FREITAS et al., 2019; GATTI, 2013; SCHNEIDER, 2013), and about literacy (SOARES, 2019; MORTATTI, 2010). The methodological procedures that involved the meta-research were: a) survey of theses and dissertations on large-scale literacy assessment policies in platforms of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the period from 1987 to 2021; b) organization of work located in categories; c) analysis of the theoretical-epistemological characteristics of the theses and dissertations that addressed the large-scale evaluation of literacy as an educational policy, from the reading of the texts in full. The theoretical-epistemological characteristics analyzed were the following: level of coverage, type of research, epistemological perspective, epistemological positioning, epistememethodological approach, levels of abstraction, theoretical-conceptual references on educational policy, large-scale evaluation and literacy, elements of ethical-ontoepistemology. The research resulted in the location of 87 theses and dissertations that were dedicated to the study of large-scale assessment of literacy. These works were organized into ten categories. The analysis of the theoretical-epistemological characteristics focused on the researches included in Category 1 - Large-scale evaluation of literacy as an educational policy (24 works in full). In the analysis of the theoretical-epistemological characteristics it was possible to conclude that: a) the levels of national and local coverage were the most studied; b) in relation to the methodological approach regarding the nature of the data, qualitative research predominates. Regarding data collection and analysis techniques, there is a predominance of the combination of two or more techniques (theoretical, documental and empirical); c) few studies make explicit their epistemological perspectives. The most used perspective in the works is pluralism (combined theorizing); d) the analytical positioning is the most present in theses and dissertations; e) few works reach the level of abstraction corresponding to that of comprehension; f) in relation to the theoretical-conceptual aspects of educational policy, large-scale assessment and literacy, it was possible to identify that not all studies elaborated a specific discussion on educational policy and literacy; g) with regard to the elements of ethical-ontoepistemology, we found that there are few studies that bring a discussion or concern with the explicitness of ethical issues in research, as well as ontological assumptions. The conclusions of this research lead to emphasize the need of deepening the theoretical-epistemological issues of research in the training of researchers.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação e EstadoAlfabetizaçãoAvaliação educacionalEducaçãoMetapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAELA FERREIRA CHALUS.pdfapplication/pdf2393068https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84998/1/R%20-%20D%20-%20RAFAELA%20FERREIRA%20CHALUS.pdf1662c7df7642071213eb84285223dbdfMD51open access1884/849982023-12-22 17:15:28.542open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84998Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-22T20:15:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
title Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
spellingShingle Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
Chalus, Rafaela Ferreira
Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Alfabetização
Avaliação educacional
Educação
title_short Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
title_full Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
title_fullStr Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
title_full_unstemmed Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
title_sort Metapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em foco
author Chalus, Rafaela Ferreira
author_facet Chalus, Rafaela Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stremel, Silvana
dc.contributor.author.fl_str_mv Chalus, Rafaela Ferreira
contributor_str_mv Stremel, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Alfabetização
Avaliação educacional
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Alfabetização
Avaliação educacional
Educação
description Orientadora: Profª Dra. Silvana Stremel
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T20:15:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T20:15:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/84998
url https://hdl.handle.net/1884/84998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84998/1/R%20-%20D%20-%20RAFAELA%20FERREIRA%20CHALUS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1662c7df7642071213eb84285223dbdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860833615020032