Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Júlio César David
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43213
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_48029d9328abdb76580dc3155b71f29b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43213
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, Júlio César DavidUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Odisséa Boaventura de2016-06-30T14:25:26Z2016-06-30T14:25:26Z2016http://hdl.handle.net/1884/43213Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/03/2016Inclui referências : f. 161-169Resumo: No ensino de ciências, os discursos científico e pedagógico materializam-se em múltiplas linguagens, embora na escola persistam os textos escritos curtos e áridos, com poucas referências a elementos próximos aos estudantes. Desse modo, os sentidos dos conceitos tendem a zero e os alunos passam a interpretar a ciência como um compêndio de regras, equações, classificações e esquemas abstratos desconexos da realidade. Na voz professoral, o discurso pedagógico é imprescindível no processo de ruptura e mediação entre o conhecimento científico "puro", logicamente estabilizado e abstrato, e o conhecimento cotidiano, empírico e informal. Em suas várias formas de circulação, a ficção científica possui características favoráveis à divulgação das ciências, à apresentação, contextualização, problematização e ensino de conceitos científicos sob perspectivas diversas. Considerada a centralidade da linguagem no ensino e na aprendizagem, tornam-se imprescindíveis as investigações sobre a questão dos sentidos produzidos por professores e estudantes para as ciências. A partir do enfoque teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, proponho um estudo dos entremeios ficção científica - ensino de ciências, a aproximação entre o discurso científico e o discurso ficcional no âmbito da educação em ciências. Esta pesquisa procede da análise de dizeres e produções escritas e audiovisuais de vinte alunos do curso de ciências biológicas (licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal do Paraná, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inscritos no projeto Interface entre ensino de ciências e múltiplas linguagens, entre 2012 e 2013. Complementarmente, a realização de um estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, entre 2014 e 2015, possibilitou-me uma investigação no mesmo campo temático junto a nove professores portugueses em formação, o que também deu concretude aos elementos teóricos delineados nesta tese. Focalizo os discursos mobilizados pelos sujeitos da pesquisa acerca das relações entre ficção científica e ensino de ciências, e principalmente a produção de contos e vídeos com apropriações ficcionais no contexto didático. Assim, realizo um estudo sobre o processo de assunção da autoria, uma função medular do sujeito do discurso, sobretudo na posição professor-autor, na articulação do discurso pedagógico enquanto materialidade específica da práxis docente no processo de mediação didática.Abstract: In science teaching, the scientific and pedagogic discourses materialize themselves in multiple languages, though the short written texts persist at the school, with few references to elements close to students. Thus, the meanings of concepts tend to zero and the students go on to interpret science as a compendium of rules, equations, classifications and abstract resources disconnected from reality. In professorial voice, the pedagogical discourse is essential in the process of breaking and mediation between the "pure" scientific knowledge, logically stabilized and abstract, and the everyday knowledge, empirical and informal. In its various forms of circulation, the science fiction has features favorable to the dissemination of science, presentation, questioning and teaching of scientific concepts from different perspectives. Considered the importance of the language in teaching and learning, the researches on the issue of meanings produced by teachers and students to the sciences are essential. From the theoretical and methodological approach of the French Discourse Analysis, I propose a study of the inset science fiction - science teaching, the rapprochement between scientific discourse and fictional discourse in the context of science education. This research comes from the analysis of sayings and written and audiovisual productions of twenty students in the course of biological sciences at the Federal University of Paraná, participants in the project Interface between science teaching and multiple languages (2012-2013) registered in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID). In addition, the completion of a doctoral stage at the Institute of Education, University of Lisbon (2014-2015), allowed me to an investigation in the same thematic field with nine Portuguese teachers, which also gave concreteness to the outlined theoretical elements in this thesis. I focus on the discourses mobilized by the subjects of the research on the relationships between science fiction and science teaching, and especially the production of tales and videos with fictional appropriations in the educational context. Therefore, I realize a study on the process of assumption of authorship, a vital function of the subject of discourse, especially in the teacher-author position, in articulating the pedagogical discourse as a specific materiality of the teaching praxis in the process of didactic mediation.170 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalFicção cientificaCiencias - Estudo e ensinoEducação - Formação de professoresFicção científica e ensino de ciências : seus entremeiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - JULIO CESAR DAVID FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43213/1/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20DAVID%20FERREIRA.pdf.jpg8b27b05340504ea9ce8c9edddd8e42a8MD51open accessTEXTR - T - JULIO CESAR DAVID FERREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain414930https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43213/2/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20DAVID%20FERREIRA.pdf.txt3239fa1a4535570aecbf12f9b53d94caMD52open accessORIGINALR - T - JULIO CESAR DAVID FERREIRA.pdfapplication/pdf3084217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43213/3/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20DAVID%20FERREIRA.pdf2065ac5d73abd6501fd8a6b00040a502MD53open access1884/432132016-06-30 11:25:26.9open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43213Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-06-30T14:25:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
title Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
spellingShingle Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
Ferreira, Júlio César David
Ficção cientifica
Ciencias - Estudo e ensino
Educação - Formação de professores
title_short Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
title_full Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
title_fullStr Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
title_full_unstemmed Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
title_sort Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
author Ferreira, Júlio César David
author_facet Ferreira, Júlio César David
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Júlio César David
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de
contributor_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção cientifica
Ciencias - Estudo e ensino
Educação - Formação de professores
topic Ficção cientifica
Ciencias - Estudo e ensino
Educação - Formação de professores
description Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-30T14:25:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-30T14:25:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43213
url http://hdl.handle.net/1884/43213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43213/1/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20DAVID%20FERREIRA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43213/2/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20DAVID%20FERREIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43213/3/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20DAVID%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b27b05340504ea9ce8c9edddd8e42a8
3239fa1a4535570aecbf12f9b53d94ca
2065ac5d73abd6501fd8a6b00040a502
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898849986543616