A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83215
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reis
id UFPR_48159d6f1dbbf0f295b667f2bc4133e7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83215
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoReis, Germano Glufke, 1965-Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de2023-09-21T16:14:52Z2023-09-21T16:14:52Z2022https://hdl.handle.net/1884/83215Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke ReisDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de e Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 19/04/2022Inclui referências: p. 75-84Resumo: A atratividade organizacional exerce um papel importante para a construção de marcas empregadoras. Dada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos tem se mostrado uma tarefa cada vez estratégica para as organizações. Em um mundo cada vez mais globalizado, empresas têm expandido os seus mercados e, consequentemente, houve um aumento da necessidade por recursos humanos capacitados em diferentes países. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fatores de atratividade instrumentais e simbólicos (LIEVENS, 2003) das empresas multinacionais e a sua relação com a cultura nacional (HOFSTEDE, 1980, 2011). Para tanto, realizou-se um estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), de caráter explicativo com pesquisa documental e técnica de análise de conteúdos (MAYRING, 2000). Estudou-se a relação entre as dimensões de cultura nacional do Brasil e Austrália com os fatores de atratividade organizacional simbólicos e instrumentais das empresas Ernst & Young e Deloitte. Os resultados obtidos mostram que as práticas de atratividade das companhias estudadas sofrem influência da cultura nacional, entretanto, não se limitam a estas dimensões para atrair e reter talentos.Abstract: Organizational attractiveness plays a crucial role in establishing strong employer brands. In today's volatile market, effectively managing delays has become a strategic imperative for organizations. As companies increasingly expand globally, the demand for human resources has grown in different countries. This study explores the relationship between instrumental and symbolic attractiveness factors (LIEVENS, 2003) in multinational companies and their connection to national culture (HOFSTEDE, 1980, 2011). To investigate this relationship, a multiple case study (YIN, 2005) was conducted, employing documental research and content analysis techniques (MAYRING, 2000). The study specifically examines the dimensions of national culture in Brazil and Australia and their impact on the symbolic and instrumental attractiveness factors within Ernst & Young and Deloitte, two prominent companies. The findings demonstrate that these companies' attraction practices take into account the influence of national culture, extending beyond the sole focus on talent display.1 recurso online : PDF.application/pdfEmpresas multinacionaisAdministração de EmpresasA atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austráliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ISADORA RONCHI GONCALVES DE FREITAS.pdfapplication/pdf1329501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83215/1/R%20-%20D%20-%20ISADORA%20RONCHI%20GONCALVES%20DE%20FREITAS.pdfe591edccd7910a75b8cce136cbbfee12MD51open access1884/832152023-09-21 13:14:52.142open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83215Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-09-21T16:14:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
title A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
spellingShingle A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de
Empresas multinacionais
Administração de Empresas
title_short A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
title_full A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
title_fullStr A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
title_full_unstemmed A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
title_sort A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
author Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de
author_facet Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Germano Glufke, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de
contributor_str_mv Reis, Germano Glufke, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas multinacionais
Administração de Empresas
topic Empresas multinacionais
Administração de Empresas
description Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reis
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-21T16:14:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-21T16:14:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83215
url https://hdl.handle.net/1884/83215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83215/1/R%20-%20D%20-%20ISADORA%20RONCHI%20GONCALVES%20DE%20FREITAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e591edccd7910a75b8cce136cbbfee12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860931960963072