A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/83215 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reis |
id |
UFPR_48159d6f1dbbf0f295b667f2bc4133e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83215 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoReis, Germano Glufke, 1965-Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de2023-09-21T16:14:52Z2023-09-21T16:14:52Z2022https://hdl.handle.net/1884/83215Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke ReisDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de e Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 19/04/2022Inclui referências: p. 75-84Resumo: A atratividade organizacional exerce um papel importante para a construção de marcas empregadoras. Dada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos tem se mostrado uma tarefa cada vez estratégica para as organizações. Em um mundo cada vez mais globalizado, empresas têm expandido os seus mercados e, consequentemente, houve um aumento da necessidade por recursos humanos capacitados em diferentes países. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fatores de atratividade instrumentais e simbólicos (LIEVENS, 2003) das empresas multinacionais e a sua relação com a cultura nacional (HOFSTEDE, 1980, 2011). Para tanto, realizou-se um estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), de caráter explicativo com pesquisa documental e técnica de análise de conteúdos (MAYRING, 2000). Estudou-se a relação entre as dimensões de cultura nacional do Brasil e Austrália com os fatores de atratividade organizacional simbólicos e instrumentais das empresas Ernst & Young e Deloitte. Os resultados obtidos mostram que as práticas de atratividade das companhias estudadas sofrem influência da cultura nacional, entretanto, não se limitam a estas dimensões para atrair e reter talentos.Abstract: Organizational attractiveness plays a crucial role in establishing strong employer brands. In today's volatile market, effectively managing delays has become a strategic imperative for organizations. As companies increasingly expand globally, the demand for human resources has grown in different countries. This study explores the relationship between instrumental and symbolic attractiveness factors (LIEVENS, 2003) in multinational companies and their connection to national culture (HOFSTEDE, 1980, 2011). To investigate this relationship, a multiple case study (YIN, 2005) was conducted, employing documental research and content analysis techniques (MAYRING, 2000). The study specifically examines the dimensions of national culture in Brazil and Australia and their impact on the symbolic and instrumental attractiveness factors within Ernst & Young and Deloitte, two prominent companies. The findings demonstrate that these companies' attraction practices take into account the influence of national culture, extending beyond the sole focus on talent display.1 recurso online : PDF.application/pdfEmpresas multinacionaisAdministração de EmpresasA atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austráliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ISADORA RONCHI GONCALVES DE FREITAS.pdfapplication/pdf1329501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83215/1/R%20-%20D%20-%20ISADORA%20RONCHI%20GONCALVES%20DE%20FREITAS.pdfe591edccd7910a75b8cce136cbbfee12MD51open access1884/832152023-09-21 13:14:52.142open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83215Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-09-21T16:14:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália |
title |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália |
spellingShingle |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de Empresas multinacionais Administração de Empresas |
title_short |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália |
title_full |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália |
title_fullStr |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália |
title_full_unstemmed |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália |
title_sort |
A atratividade da empresa empregadora multinacional e a relação com a cultura nacional : estudo de caso em empresas que atuam no Brasil e na Austrália |
author |
Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de |
author_facet |
Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Germano Glufke, 1965- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Isadora Ronchi Gonçalves de |
contributor_str_mv |
Reis, Germano Glufke, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresas multinacionais Administração de Empresas |
topic |
Empresas multinacionais Administração de Empresas |
description |
Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reis |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-21T16:14:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-21T16:14:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/83215 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/83215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83215/1/R%20-%20D%20-%20ISADORA%20RONCHI%20GONCALVES%20DE%20FREITAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e591edccd7910a75b8cce136cbbfee12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860931960963072 |