Turismo de massa no cotidiano da Praia Brava de Caiobá (Matinhos - PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Stephany Mayhara, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74630
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Cinthia Maria de Senna Abrahão
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spelling Barros, Stephany Mayhara, 1991-Ripoll, Alan, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial SustentávelAbrahão, Cinthia Maria de Sena, 1969-2022-04-11T22:55:08Z2022-04-11T22:55:08Z2021https://hdl.handle.net/1884/74630Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Cinthia Maria de Senna AbrahãoCoorientador: Prof. Dr. Alan Alves RipollDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 30/09/2021Inclui referênciasResumo: O fenômeno do turismo de massa intensificou-se a partir do século XX e tem como principal característica o movimento de massas de turistas que viajam durante o mesmo período do ano (URRY, 2001; KRIPPENDORF, 2003). Outra particularidade do turismo de massa é a transformação dos lugares, destinos deste fenômeno, em objetos de consumo. Tal fenômeno transforma os destinos em objetos de consumo, produtos da "indústria do turismo e do lazer", cujo principal objetivo é o de comercializar sonhos, desejos e expectativas em forma de viagens. No percurso de ocupação turística do espaço no estado brasileiro do Paraná, as praias passaram a ser ocupadas entre as décadas de 1920 e 1930 por banhistas, imigrantes alemães, oriundos da capital do estado, originalmente usufruindo da Ilha do Mel e durante o contexto da Segunda Guerra, passaram a ocupar e estruturar o que atualmente corresponde ao balneário de Caiobá, no município de Matinhos, onde está abrigada a Praia Brava de Caiobá (PBC), recorte espacial desta pesquisa. O turismo de massa, no entanto, é uma configuração que se efetivou desde a década de 1960, mais acentuadamente a partir da edificação das infraestruturas de conexão com a Região Metropolitana de Curitiba. Frente a isto, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o fenômeno do turismo de massa contemporâneo, a partir do cotidiano turístico na Praia Brava do balneário de Caiobá (Matinhos - PR).A investigação foi realizada por meio da observação não participante e da pesquisa documental e o método adotado para análise dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados atestam que as principais características do fenômeno do turismo de massa contemporâneo se manifestam no cotidiano turístico da Praia Brava de Caiobá, a partir da apropriação deste cenário por turistas e segundos residentes. A objetificação da PBC, bem como, a superficialidade da relação do turista de massa com o espaço se apresentam no comportamento e na percepção desses sujeitos.Abstract: The phenomenon of mass tourism has intensified since the XX century and its main feature is the movement of masses of tourists that travel during the same period of the year (URRY, 2001; KRIPPENDORF, 2003). Another particularity of the mass tourism phenomenon is that it changes their destinations into consumer goods. This phenomenon that changes destinations into consumer goods, products of the "leisure and tourism industry", which the main goal is to sell dreams, desires and expectations in travels. During the tourist occupation at the Brazilian state of Paraná, the beaches began to be occupied between 1920 and 1930 by bathers and German immigrants from the state's capital who, at first, experienced the Ilha do Mel and, through the World War II, they started to occupy and build the nowadays Caioba Beach, in the municipality of Matinhos, that holds the Praia Brava de Caiobá (PBC), the spatial cutout of this research. Mass tourism, however, is a configuration that gained strength since the 1960s, markedly from the establishing of the connection infrastructure with the Curitiba metropolitan region. Consequently, the main goal of this research is to analyze the contemporary mass tourism phenomenon, from everyday tourism in the Praia Brava in Caiobá Beach (Matinhos- PR). The investigation was made with the non-participant observation method and document search and the data analysis was made by content analysis. The results shows that the main features of the contemporary phenomenon of mass tourism manifests in everyday tourism in Praia Brava of Caiobá, from appropriation of this scenario by tourists, as related by residents. The objectification of the PBC as well as the shallow relation of the mass tourist with the space show themself in the behaviour and perception of those subjects.1 recurso online : PDF.application/pdfTurismo - Litoral do ParanáConsumoParaná - HistóriaTurismo de massa no cotidiano da Praia Brava de Caiobá (Matinhos - PR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - STEPHANY MAYHARA BARROS.pdfapplication/pdf4725770https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74630/1/R%20-%20D%20-%20STEPHANY%20MAYHARA%20BARROS.pdf03e62026b73a40e15ec91d3bcf35cd9fMD51open access1884/746302022-04-11 19:55:09.075open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74630Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T22:55:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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