Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furman, Alan Daniel Cavalcante, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73326
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Márcio de Oliveira
id UFPR_490af969a5bae954b0aed7a7c8654ec5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73326
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Furman, Alan Daniel Cavalcante, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaOliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-2022-03-24T18:06:14Z2022-03-24T18:06:14Z2021https://hdl.handle.net/1884/73326Orientador: Prof. Dr. Márcio de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 30/09/2021Inclui referências: p. 146-158Resumo: O presente trabalho tem por foco as crianças e os adolescentes migrantes matriculados na rede pública estadual do Paraná, com o objetivo de: 1) elucidar as suas experiências de inclusão; 2) investigar as políticas e os projetos estaduais e escolares organizados em seu benefício. A fim de compreender as experiências de acesso e inserção, bem como a visibilidade das crianças migrantes, sobretudo os haitianos, na rede estadual de ensino do Paraná - desde a forma como são integradas nas escolas até a resposta do poder público estadual frente a essa nova demanda - foram analisados dados do Censo Escolar e realizadas entrevistas com membros da comunidade escolar haitiana e outros atores diretamente envolvidos no processo. Os dados revelam as características da presença desses estudantes na rede pública paranaense e, a partir das análises tecidas com base nos relatos, verificou-se que, embora garantido o acesso pela Legislação, a efetivação do direito não é plena, uma vez que não está presente nos currículos escolares e nas políticas públicas praticadas. Assim, mostra-se urgente a constituição de uma política migratória local e de uma política educacional que contemplem as necessidades educacionais dos migrantes na rede pública estadual.Abstract: This study focuses on migrant children and adolescents enrolled in the Paraná State public school system, aiming to: 01) elucidate their inclusion experiences and 02) investigate educational state policies and projects organized for their benefit. In order to understand the experiences of access, insertion and visibility of migrant children, especially Haitians, in the school system of Paraná - from the way they are integrated into schools to the response of the state government to this new demand - School Census data were analyzed, revealing the characteristics of these publicschool students, and agents directly involved in the matter and members of Haitian school community were interviewed. The analyzed data revealed specific characteristics about these students' presence in the Paraná State public school system and analysis made of inclusion experiences contained in the actors reports showed that, while having access guaranteed by law, this right is not fully effective, since it is not present in the school curriculum and educational public policies. Therefore, it shows an urgent need to establish a local migration policy and an educational policy that addresses the educational needs of migrants in the state public network.1 arquivo (158 p.) : PDF.application/pdfFilhos de imigrantesHaitianos - Curitiba (PR)Inclusão escolarEscolas publicas - ParanáSociologiaAções públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALAN DANIEL CAVALCANTE FURMAN.pdfapplication/pdf1947670https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73326/1/R%20-%20D%20-%20ALAN%20DANIEL%20CAVALCANTE%20FURMAN.pdf4731cfbc3369fc5c169962a0b2da75c2MD51open access1884/733262022-03-24 15:06:14.832open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73326Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-24T18:06:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
title Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
spellingShingle Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
Furman, Alan Daniel Cavalcante, 1985-
Filhos de imigrantes
Haitianos - Curitiba (PR)
Inclusão escolar
Escolas publicas - Paraná
Sociologia
title_short Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
title_full Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
title_fullStr Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
title_full_unstemmed Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
title_sort Ações públicas e experiências de inclusão : crianças e adolescentes filhos de imigrantes haitianos nas escolas públicas do Paraná
author Furman, Alan Daniel Cavalcante, 1985-
author_facet Furman, Alan Daniel Cavalcante, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Furman, Alan Daniel Cavalcante, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-
contributor_str_mv Oliveira, Márcio Sérgio Batista Silveira de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Filhos de imigrantes
Haitianos - Curitiba (PR)
Inclusão escolar
Escolas publicas - Paraná
Sociologia
topic Filhos de imigrantes
Haitianos - Curitiba (PR)
Inclusão escolar
Escolas publicas - Paraná
Sociologia
description Orientador: Prof. Dr. Márcio de Oliveira
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T18:06:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-24T18:06:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73326
url https://hdl.handle.net/1884/73326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (158 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73326/1/R%20-%20D%20-%20ALAN%20DANIEL%20CAVALCANTE%20FURMAN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4731cfbc3369fc5c169962a0b2da75c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898715569586176