A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Athayde, Thayz Conceição Cunha de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38362
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis César
id UFPR_4973401c0b8c918b6e024c256512a67e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38362
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Athayde, Thayz Conceição Cunha deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCésar, Maria Rita de Assis2015-08-19T15:05:12Z2015-08-19T15:05:12Z2015http://hdl.handle.net/1884/38362Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis CésarDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2015Inclui referências : fls. 166-169Resumo: O problema de pesquisa que orienta essa dissertação se concentra na relação entre a Marcha das Vadias de Curitiba e a escola. Esta relação diz respeito tanto a presença da Marcha das Vadias de Curitiba em algumas escolas da cidade de Curitiba, como também sobre a presença de alunas e professoras no evento da Marcha das Vadias de Curitiba. Para compreender a relação entre a Marcha das Vadias de Curitiba e a escola, faço uma extensa pesquisa sobre a Marcha das Vadias, utilizando como fonte os sites, blogs, páginas web e jornais, além de três entrevistas com organizadoras da Marcha das Vadias de Curitiba. Esta dissertação foi organizada em duas partes. A primeira intitulada To be real tem uma função analítico-descritiva e a segunda, intitulada To do queer, tem uma função especulativa. Nesta primeira parte descrevo o movimento Marcha das Vadias. Para analisar a organização da Marcha, exploro a ideia do corpo como estratégia política. Em contraponto, faço uma breve discussão das estratégias biopolíticas de controle dos corpos e os processos de inclusão. Na segunda parte, analiso uma possível atitude queer produzida no evento Marcha das Vadias. No contexto dessa atitude queer produzida no evento, discorro sobre a possibilidade de uma educação feminista, tendo em vista aquilo que denomino uma epistemologia do queer savoir, que possa invadir escolas e currículos. Palavras-chave: Marcha das Vadias, Teoria Queer, Biopolítica, Corpo, Feminismo.Abstract: The research problem that guides this dissertation focuses on the relationship between the SlutWlalk Curitiba and the school. This relationship involves both the presence of SlutWlalk in some schools in Curitiba, as well as the presence of students and teachers in SlutWlalk event of Curitiba. To understand the relationship between the SlutWlalk Curitiba and the school, I do extensive research on the event, using as source sites, blogs, newspapers and web pages, and also three interviews with organizers of this social Movement. This work was organized in two parts. The first entitled To be real has an analytical-descriptive function and the second, entitled To do queer that has a speculative function. In the first part I describe the SlutWlalk event. To analyze the organization of the March, I explore the idea of the body as a political strategy. In contrast, I make a brief discussion of biopolitics strategies to control the bodies and the processes of inclusion. In the second part, I analyze a possible queer attitude produced in the SlutWlalk event. In the context of queer attitude produced in this event, I adress the possibility of a feminist education, considering what I call an epistemology of the queer savoir, which can invade schools and curriculums. Key-words: Slutwalk, Queer theory, Body, Biopolitic, Feminism.171 f. : il., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoA Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - THAYZ CONCEICAO CUNHA DE ATHAYDE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38362/1/R%20-%20D%20-%20THAYZ%20CONCEICAO%20CUNHA%20DE%20ATHAYDE.pdf.jpg2ec529a2a545e8c072b905483d30719aMD51open accessTEXTR - D - THAYZ CONCEICAO CUNHA DE ATHAYDE.pdf.txtExtracted Texttext/plain343148https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38362/2/R%20-%20D%20-%20THAYZ%20CONCEICAO%20CUNHA%20DE%20ATHAYDE.pdf.txt6c705969ffc346f48901a29e9381b206MD52open accessORIGINALR - D - THAYZ CONCEICAO CUNHA DE ATHAYDE.pdfapplication/pdf4383107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38362/3/R%20-%20D%20-%20THAYZ%20CONCEICAO%20CUNHA%20DE%20ATHAYDE.pdf425f2ee2d6148e281b43f536e8afa240MD53open access1884/383622015-11-25 10:02:20.573open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-25T12:02:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
title A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
spellingShingle A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
Athayde, Thayz Conceição Cunha de
Educação
title_short A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
title_full A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
title_fullStr A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
title_full_unstemmed A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
title_sort A Marcha das Vadias e a escola : feminismo, corpo e (bio)política
author Athayde, Thayz Conceição Cunha de
author_facet Athayde, Thayz Conceição Cunha de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Athayde, Thayz Conceição Cunha de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis
contributor_str_mv César, Maria Rita de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis César
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-19T15:05:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-19T15:05:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38362
url http://hdl.handle.net/1884/38362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f. : il., retrs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38362/1/R%20-%20D%20-%20THAYZ%20CONCEICAO%20CUNHA%20DE%20ATHAYDE.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38362/2/R%20-%20D%20-%20THAYZ%20CONCEICAO%20CUNHA%20DE%20ATHAYDE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38362/3/R%20-%20D%20-%20THAYZ%20CONCEICAO%20CUNHA%20DE%20ATHAYDE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ec529a2a545e8c072b905483d30719a
6c705969ffc346f48901a29e9381b206
425f2ee2d6148e281b43f536e8afa240
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860661896019968