Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velasco, Margarita Judith Donoso
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68314
Resumo: Orientador: Prof. Elpídio Marculino Cardoso
id UFPR_49e76d2abe47eeb4e4a10b67a0057633
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68314
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Velasco, Margarita Judith DonosoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCardoso, Elpidio Marculino2022-08-31T19:14:13Z2022-08-31T19:14:13Z1983https://hdl.handle.net/1884/68314Orientador: Prof. Elpídio Marculino CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 147-148Resumo: O Objetivo Geral desta pesquisa, visa a fundamentação do currículo por meio da fenomenologia. A Base Epistemológica que se utiliza, para a busca do fundamento do currículo é uma integração das perspectivas fenomenológicas de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty. Os Objetivos Específicos que se estabelecem para conseguir o Objetivo Geral são: 1- Desvelamento e compreensão do ser da educação por meio da atitude fenomenológica. 2- Desvelamento e compreensão do ser do currículo por meio da atitude fenomenológica. O Termo Fenomenologia é definido como uma atitude filosófica. Isto quer dizer que a fenomenologia é entendida como uma atitude que não faz separação entre o método e a filosofia. A Atitude Fenomenológica têm dois momentos fundamentais: 1- O desvelamento. Isto é, a possibilidade de acordo entre presença e apreensão. O encontro radical do homem com o sentido expresso nas circunstâncias de seu mundo, na história, na própria existência. 2- A compreensão. Isto é, a pergunta que não apenas quer saber o que algo é, mas como é esse algo e qual é o sentido em que ele se desdobra inserido em seu horizonte originário. Quanto ao primeiro Objetivo Específico: Desvelamento e compreensão do ser da educação, esta pesquisa nos abriu os seguintes horizontes: 1- A educação se fundamenta na vida social. 2- A educação é possível porque existe a sociedade e porque o homem apresenta uma capacidade espiritual e uma tendência social. 3- A educação é comunicação. (Transmissão e assimilação da cultura socializada). 4- A autenticidade e a inautenticidade da educação, só podem ser compreendidas a partir da liberdade individual e da liberdade social. 5- A educação não tem um fim geral senão que múltiplos fins, tantos como sejam as situações em que a comunicação acontece. Quanto ao segundo Objetivo Especifico: Desvelamento e compreensão do ser do currículo, esta pesquisa nos abriu os seguintes horizontes: 1- O currículo se fundamenta na relação que o homem, enquanto ser, estabelece com a educação. 2- O currículo é a intenção de organizar o processo educativo e a própria efetivação dessa intenção. 3- A diferença do ser do currículo em relação ao ser da educação, é possível de ser apreendida, pela compreensão do homem como ura ser cuja peculiaridade consiste em estabelecer relações: relação consigo mesmo, com os outros homens, com a natureza, com as suas próprias criações espirituais. 4- A autenticidade e a inautenticidade do currículo só podem ser compreendidas a partir da liberdade individual e da liberdade social.Abstract: The general objective of this research is to discover a foundation for the curriculum through phenomenology. The epistemology base which is used to ascertain the fundamentals of curriculum is an integration of phenomenological perspectives of Edmund Husserl, Martin Heidegger and Maurice Merleau-Ponty. The specific aims which are established to obtain the General Objectives are: 1. Disclosure and Comprehension of education through phenomenological attitude. 2. Disclosure and Comprehensiveness of the curriculum phenomelogical attitude. The term phenomenological is similarly defined to a philosophical attitude, which means that no separation exists between them. A. Phenomenological attitude has two fundamental instances; 1. Disclosure. This is, a possibility of agreement between stature and aprehension. The radical encounter of man with his expressive faculties in his surroundings, in history and his existence. Comprehension. This question describes him as not only desirous to be knowledgeable, but is curious to discover in which direction it unfolds, and its original range of perception (horizon). Regarding the first specific objective, disclosure and comprehension of education, the final conclusions were attained: 1. Education is the basis for a social environment. 2. Education is possible because of the existence of society and also since mankind displays a spiritual capability, and a social inclination. 3. Education is communication (transmission and assimilation of socialized culture). 4. Education authenticity and un-authenticity, can only be understood emanating from individualistic and social independence. 5. Education does not have a definite ending, but multiple cessations. As to the Second Specific Objective: Disclosure and Comprehension of the curriculum, the following conclusions were reached: 1. The curriculum is founded on the relationship that mankind, as long as he lives, establishes with education. 2. The intention of the curriculum is to organize the educational procedure, and also the appropriate accomplishment of this intent. 3. Man's contrast and that of the educational curriculum is somewhat apprehensive of comprehension, which consists of establishing relationship with himself and with others, with nature and also including his personal creativity. 4. The authenticity and un-authenticity of the curriculum can only be comprehensible arising from individualistic and social liberty.148 f.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaCurrículos - EducaçãoEducaçãoFundamentação do currículo por meio da fenomenologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARGARITA JUDITH DONOSO VELASCO.pdfapplication/pdf8910444https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68314/1/D%20-%20MARGARITA%20JUDITH%20DONOSO%20VELASCO.pdffbe3dbbd0669fd9cb3389ecf2d698239MD51open access1884/683142022-08-31 16:14:13.392open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68314Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-31T19:14:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
title Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
spellingShingle Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
Velasco, Margarita Judith Donoso
Redação acadêmica
Currículos - Educação
Educação
title_short Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
title_full Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
title_fullStr Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
title_full_unstemmed Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
title_sort Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
author Velasco, Margarita Judith Donoso
author_facet Velasco, Margarita Judith Donoso
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Velasco, Margarita Judith Donoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Elpidio Marculino
contributor_str_mv Cardoso, Elpidio Marculino
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Currículos - Educação
Educação
topic Redação acadêmica
Currículos - Educação
Educação
description Orientador: Prof. Elpídio Marculino Cardoso
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T19:14:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-31T19:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68314
url https://hdl.handle.net/1884/68314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68314/1/D%20-%20MARGARITA%20JUDITH%20DONOSO%20VELASCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fbe3dbbd0669fd9cb3389ecf2d698239
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860648262434816