Currículo e caos : uma abordagem introdutória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Luiz Henrique
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68309
Resumo: Orientador: Prof. José Alberto Pedra
id UFPR_7177f3b345bfe8c40628088b7b003324
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68309
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cardoso, Luiz HenriqueUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPedra, Jose Alberto, 1947-2022-08-26T19:15:34Z2022-08-26T19:15:34Z1999https://hdl.handle.net/1884/68309Orientador: Prof. José Alberto PedraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 50-52Resumo: Esta dissertação descreve o caminho que percorri para abordar o currículo utilizando como metáfora a teoria do caos. Consoante esta intenção, não parto de uma metodologia predeterminada e sim, procuro seguir o fluxo das questões que se apresentam durante o percurso. Enfatizo de forma metafórica, a visão do currículo tradicional como um sistema fechado e a visão do currículo baseado na teoria do caos, como um sistema aberto. Utilizo para isto a descrição das diferentes características dos sistemas dinâmicos dissipativos não lineares como base para uma nova forma de abordagem do ensino em geral e do currículo em particular. Além disso, faço um esboço das características de um currículo baseado na teoria do caos e a sua aplicação como sistema aberto.Abstract: This dissertation describes the route I followed to approach the curriculum utilizing Chaos theory as a metaphor. As such, I do not start from a predetermined methodology, but instead, I try to follow the flow of the questions that appeared during the process. I emphasize in a metaphoric way, the traditional view of the curriculum as a closed system, and the view of the curriculum based in Chaos theory as an open system. For this purpose, I used the description of different characteristics of the dynamic dissipative non-linear system as a foundation for a new form of educational approach in general, and for the curriculum in particular. Furthermore I sketch the characteristics of the curriculum in terms of Chaos theory, and as an open system.52 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalCurrículosRedação acadêmicaEducaçãoCurrículo e caos : uma abordagem introdutóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - LUIZ HENRIQUE CARDOSO.pdfapplication/pdf1774412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68309/1/D%20-%20LUIZ%20HENRIQUE%20CARDOSO.pdf80e633c33fd93c202849cadcfc14d8e0MD51open access1884/683092022-08-26 16:15:34.632open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68309Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T19:15:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo e caos : uma abordagem introdutória
title Currículo e caos : uma abordagem introdutória
spellingShingle Currículo e caos : uma abordagem introdutória
Cardoso, Luiz Henrique
Currículos
Redação acadêmica
Educação
title_short Currículo e caos : uma abordagem introdutória
title_full Currículo e caos : uma abordagem introdutória
title_fullStr Currículo e caos : uma abordagem introdutória
title_full_unstemmed Currículo e caos : uma abordagem introdutória
title_sort Currículo e caos : uma abordagem introdutória
author Cardoso, Luiz Henrique
author_facet Cardoso, Luiz Henrique
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Luiz Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedra, Jose Alberto, 1947-
contributor_str_mv Pedra, Jose Alberto, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Redação acadêmica
Educação
topic Currículos
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Prof. José Alberto Pedra
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T19:15:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T19:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68309
url https://hdl.handle.net/1884/68309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68309/1/D%20-%20LUIZ%20HENRIQUE%20CARDOSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80e633c33fd93c202849cadcfc14d8e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860685633683456