Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stolarski, Marcia Cristina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/2522
Resumo: Orientador: Walter Tadahiro Shima
id UFPR_49eb877eb1c732bb3d306edca6408737
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/2522
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Stolarski, Marcia CristinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoShima, Walter Tadahiro, 1964-2022-09-20T15:05:12Z2022-09-20T15:05:12Z2005https://hdl.handle.net/1884/2522Orientador: Walter Tadahiro ShimaInclui apendiceDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública presente no cenário nacional há 50 anos e representa um dos maiores programas de alimentação e nutrição do mundo. O Programa Merenda Escolar, como é mais conhecido, é viabilizado com recurso federal, repassado mensalmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos Estados, Municípios e Distrito Federal. O gerenciamento do PNAE é complexo em virtude de estarem diretamente envolvidos no processo União, Estados, Municípios, Conselhos de Alimentação Escolar e estabelecimentos de ensino. O processo de descentralização do PNAE teve início em 1993 e, a partir daí, Estados e Municípios tomaram caminhos diversos, criando cenários próprios na alimentação escolar do País. O objetivo do presente estudo é realizar uma análise comparativa das formas de execução do PNAE nas 27 unidades da federação e respectivas capitais, no período 2003-2004, com o intuito de avaliar a eficácia, eficiência e efetividade em relação aos objetivos preestabelecidos do programa. Com a intenção de proporcionar um diagnóstico abrangente sobre o programa, a pesquisa discorre sobre os modelos de gestão adotados, modalidades de aquisição, gargalos observados na operacionalização e inovações implementadas. A metodologia adotada combinou questionário enviado aos coordenadores estaduais e das capitais e dados do Censo Escolar 2004. Os principais resultados revelam que as administrações estaduais e das capitais adotam quatro formas de gestão: centralização, escolarização, mista e terceirização. O PNAE tem reconhecido e valorizado as culturas alimentares e o custo dos cardápios apresentam uma variação entre R$ 0,15 a R$ 1,64 por aluno/dia. Entre os principais gargalos estão o baixo valor per capita repassado, a não inclusão dos alunos do ensino médio e ensino de jovens e adultos na base de cálculo do repasse, falta de complementação ou complementação insuficiente de recursos pelos Governos Estaduais e Municipais, falta de infra-estrutura nas escolas, falta de merendeiras, equipe insuficiente para monitoramento adequado das diferentes fases da operacionalização do programa e número insuficiente de nutricionistas no programa.Abstract: The National Program of School Feeding (PNAE) is a public politic in the national scene for more than 50 years and represents one of the most important programs of feeding and nutrition in the world. The Program of Packed Lunch in Schools, as is popularity known, is supported by federal resources, by National Education Development Fund (FNDE), handing over monthly to States, Cities and Federal District. The management of PNAE is complex in virtue to be directly involved in the process, Union, States, Cities, School Nutrition Councils and educational establishments. The process of decentralization of the PNAE had beginning in 1993, and from there, States and Cities had taken diverse ways, creating proper scenes in the country school feeding. The objective of the present study is to carry through a comparative analysis of the execution of the PNAE in the 27 units of the federacy and respective capitals, in 2003-2004 period, with intention to evaluate effectiveness, efficiency and effectiveness in relation to the pre-established objectives of the program. With the intention to provide an including diagnosis on the program, the research discourses on the models of management adopted, modalities of acquisition, major problems observed in the development and implemented innovations. The adopted methodology combined questionnaire sent to the state coordinators and of the capitals and data of School Census 2004. The main results disclose that the state administrations and of the capitals adopt four forms of management: centralization, school grades, mixing and outsource. PNAE has been recognized and gave value to the cultural ways of feeding and the cost variation shows a interval of R$ 0,15 to R$ 1,64 per student day. The PNAE has recognized and valued the alimentary cultures and the cost of the menus variation between 0,15 R$ and R$ 1,64 per student/day. Between the main problems are handing over low value per-capita, not the inclusion of the high school students and education of young and adults in the taxable income of the view, lack of complementation or insufficient complementation of resources for the State and Municipal Governments, infrastructure lack in the schools, lack of cooks, insufficient team in the central level for observing and insufficient number of nutritionists in the program.xv, 144f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCrianças - NutriçãoMerenda escolarPlanejamento político - BrasilTesesCaminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertação_final.pdfapplication/pdf650093https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2522/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_final.pdfbe05e139ae4fe00e09c4db5df0c36dd5MD51open accessTEXTdissertação_final.pdf.txtExtracted Texttext/plain292292https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2522/2/disserta%c3%a7%c3%a3o_final.pdf.txt049d093db78b4e5417fa9322ce88adbbMD52open accessTHUMBNAILdissertação_final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2522/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_final.pdf.jpge0596cc858b0c68c290babec7f5eea6aMD53open access1884/25222022-09-20 12:05:12.165open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2522Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-20T15:05:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
title Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
spellingShingle Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
Stolarski, Marcia Cristina
Crianças - Nutrição
Merenda escolar
Planejamento político - Brasil
Teses
title_short Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
title_full Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
title_fullStr Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
title_full_unstemmed Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
title_sort Caminhos da alimentaçao escolar no Brasil : análise de uma política pública no período de 2003-2004
author Stolarski, Marcia Cristina
author_facet Stolarski, Marcia Cristina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv Stolarski, Marcia Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Shima, Walter Tadahiro, 1964-
contributor_str_mv Shima, Walter Tadahiro, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Nutrição
Merenda escolar
Planejamento político - Brasil
Teses
topic Crianças - Nutrição
Merenda escolar
Planejamento político - Brasil
Teses
description Orientador: Walter Tadahiro Shima
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-20T15:05:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-20T15:05:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/2522
url https://hdl.handle.net/1884/2522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xv, 144f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2522/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_final.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2522/2/disserta%c3%a7%c3%a3o_final.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2522/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be05e139ae4fe00e09c4db5df0c36dd5
049d093db78b4e5417fa9322ce88adbb
e0596cc858b0c68c290babec7f5eea6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860395032379392