O efeito da imaginação na precisão do saque e recepção do voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greboggy, Dênis de Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/29032
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Ricardo Weigert Coelho
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spelling Greboggy, Dênis de LimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaCoelho, Ricardo Weigert, 1952-2018-02-27T14:53:07Z2018-02-27T14:53:07Z2012http://hdl.handle.net/1884/29032Orientador : Prof. Dr. Ricardo Weigert CoelhoDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 29/08/2012Bibliografia: fls. 42-50Área de concentraçao: Exercício e esporteResumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da imaginação multimodal em jovens atletas de voleibol, especificamente na precisão do saque (habilidade motora fechada) e na precisão de recepção de saque (habilidade motora aberta). Participaram deste estudo 70 atletas de voleibol (todos do sexo masculino com idade entre 13 e 15 anos). Os sujeitos foram divididos em grupos, experimental e controle. Os dados foram coletados antes e depois da intervenção, onde foi utilizado o protocolo de Bartlett et al., (1991). O grupo experimental foi submetido a dez sessões de imaginação multimodal (vídeo, relaxamento e imaginação), durante três semanas e meia, com duração de onze minutos para cada sessão. O grupo controle apenas realizou o pré e pós-teste. Para a análise estatística deste estudo foi utilizada duas analises de covariância (ANCOVA), a nível alfa p<0,05, uma para movimento fechado (saque) e outra para movimento aberto (recepção). O grupo controle apresentou média de 29,2(±4,5) pontos no pré-teste de saque (movimento fechado) e 29,7(±4,2) no pós-teste. O grupo experimental teve média de 28,9(±4,4) pontos no pré-teste e 29,2(±4,6) no pós-teste. O resultado da análise de covariância para verificar a relação causa e efeito entre os grupos controle e experimental para a precisão do saque não demonstrou significância, F(1, 67)= 0,227; p= 0,64; ?2= 0,003. Para a variável recepção de saque (movimento aberto) o grupo controle teve média de 43,2(±5,6) pontos no pré-teste e 44,5(±3,3) no pós-teste. O grupo experimental apresentou média de 44,7(±4,1) pontos no pré-teste e 46,2(±2,9) pontos no pós-teste. O resultado para verificar a relação causa e efeito da precisão de recepção entre grupo controle e experimental apresentou significância F(1, 67)= 4,024, p= 0,049, ?2= 0,57. Na recepção, os sujeitos do presente estudo podem ter aumentado seu nível de excelência e motivação, o que é característico em esportes onde prevalecem habilidades motoras abertas, bem como podem ter melhorado a capacidade de concentração aberta, aumentando assim a capacidade de antecipação. Atavés destes resultados conclui-se que a imaginação multimodal foi mais eficaz para o movimento aberto. Outros estudos são necessários para avaliar os efeitos da imaginação multimodal, não somente em atletas de voleibol, mais de diferentes modalidades. Outras variáveis a serem consideradas são: metodologia de treinamento utilizada, tempo de treinamento semanal, e a quantidade de jogos disputados.Abstract: The purpose of this study was to determine the effectiveness of multimodal imagery in young volleyball athletes, specifically accuracy service (closed skill) and the accuracy of receive service (open skill). The study included 70 volleyball athletes (all males aged between 13 and 15 years). The subjects were divided in two groups, experimental and control. The data was collected before and after the intervention, and was used the Bartlett et al., (1991) protocol. The experimental group was underwent ten sessions of multimodal imagery (video, relaxation and imagery). For statistical analysis, this study used two analyzes of covariance (ANCOVA), with alpha level p<0.05, one for closed skill (service) and one for open skill (receive service). The control group showed mean of 29.2(±4.5) points in the pretest for service and 29.7(± 4.2) at service posttest. The experimental group showed mean of 28.9(±4.4) points for service in the pretest and 29.2(±4.6) points at posttest. The result of the analysis of covariance to verify the cause and effect relationship between the control and experimental groups to the accuracy of service did not show significance, F(1, 67)= 0.227, p= 0.64; ?2= 0.003. For the variable receive service, the control group showed mean 43.2(±5.6) points in the pretest and 44.5(±3.3) at posttest. The experimental group had a mean of 44.7(±4.1) points in the pretest and 46.2(±2.9) points at posttest. The result to verify the cause and effect relationship between accuracy receive service control and experimental groups showed significance F(1, 67)= 4.024, p= 0.049, ?2= 0.57. At the receive service, the subjects of this study may have increased their level of excellence and motivation, which is characteristic in sports with open skills, and may have improved their ability to open concentration, thus increasing anticipation capacity. It was concluded that multimodal imagery was more effective for open skills (receive service). Further studies are needed to assess the effects of multimodal imagery, not only in volleyball athletes, but in different sports.62f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalVoleibolEducação físicaO efeito da imaginação na precisão do saque e recepção do voleibolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DENIS DE LIMA GREBOGGY.pdfapplication/pdf2613445https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29032/1/R%20-%20D%20-%20DENIS%20DE%20LIMA%20GREBOGGY.pdfb98ff6f0656a9c6982563ca22e715341MD51open accessTEXTR - D - DENIS DE LIMA GREBOGGY.pdf.txtExtracted Texttext/plain102382https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29032/2/R%20-%20D%20-%20DENIS%20DE%20LIMA%20GREBOGGY.pdf.txt247dfc0533a0385e8247a7dc3c9d17a5MD52open accessTHUMBNAILR - D - DENIS DE LIMA GREBOGGY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1718https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29032/3/R%20-%20D%20-%20DENIS%20DE%20LIMA%20GREBOGGY.pdf.jpg290cf14c8d5cea54e850bad811c6a4c3MD53open access1884/290322018-02-27 11:53:07.519open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29032Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-27T14:53:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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