Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/57153 |
Resumo: | Orientadora : Rosa Amália Espejo Trigo |
id |
UFPR_4b147037bc77edbc19d655631ed43631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57153 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Inoue, Eva Lucia da SilvaTrigo, Rosa Amália EspejoUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais2019-11-20T14:07:23Z2019-11-20T14:07:23Z2014https://hdl.handle.net/1884/57153Orientadora : Rosa Amália Espejo TrigoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : As cotas para negros no Brasil contribuem para a inserção dos afro-descendentes no ensino superior, especificamente em universidades públicas do país, possibilitando a estes oportunidades e direitos à educação, considerando que o negro no Brasil sofreu e sofre ainda hoje preconceitos oriundos da época da escravidão. Assim, este estudo tem o objetivo de promover ações afirmativas nas universidades públicas, pensando no crescimento intelectual, social e moral dos alunos negros, com vistas a obter as mesmas condições de aprendizado que a população favorecida. Considera-se contribuir com estudantes afro-descendentes em situação socioeconômica baixa, de maneira a garantir uma reorganização da inserção dos alunos em universidades públicas, para resgatar através das cotas a identidade do negro reconhecido e respeitado, bem como analisar a lei de cotas e sua aplicabilidade, discutindo os encaminhamentos dados pela Universidade Federal do Paraná. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, com coleta de informações em livros e periódicos especializados, além de mencionar estudo realizado em 2007 pela Fundação Araucária e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (Neab/UFPR) que, em parceria,criaram o projeto Memórias dos Cotistas Raciais da UFPR, para acompanhar essa experiência pioneira na universidade. Tal estudo priorizou ouvir as experiências vivenciadas pelos cotistas.Abstract : The quotas for blacks in Brazil contribute to the integration of african descent in higher education, especially in public universities in the country, enabling these opportunities and rights to education, whereas the black in Brazil suffered and still suffers today prejudices derived from the time of slavery. This study aims to promote affirmative action in public universities, thinking of the intellectual growth, social and moral development of black students with a view to achieve the same learning conditions that favored population. It is considered to contribute african descent students in low socioeconomic status, in order to ensure a reorganization of the insertion of students in public universities, to rescue through quotas the identity of recognized and respected black and analyze the quota law and its applicability, discussing the referral date from the Federal University of Parana. Therefore, there was literature, with information gathering in specialized books and periodicals, as well as mention study in 2007 by the Foundation Araucaria and the Center for AfroBrazilian Federal University of Parana Studies (NEAB / UFPR), in partnership, created the project Memories of Shareholders breed UFPR, to accompany this pioneering experience at the university. This study gave priority to listen to the experiences of the unitholders.34 f.application/pdfEnsino superior - Politicas publicasNegros - EducaçãoCotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - EVA LUCIA DA SILVA INOUE.pdfapplication/pdf236391https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57153/1/R%20-%20E%20-%20EVA%20LUCIA%20DA%20SILVA%20INOUE.pdfb9e55ad87c1d2a16154636c0c1d66d24MD51open access1884/571532019-11-20 11:07:23.096open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-20T14:07:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas |
title |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas |
spellingShingle |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas Inoue, Eva Lucia da Silva Ensino superior - Politicas publicas Negros - Educação |
title_short |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas |
title_full |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas |
title_sort |
Cotas para negros na Universidade Federal do Paraná : desafios e perspectivas |
author |
Inoue, Eva Lucia da Silva |
author_facet |
Inoue, Eva Lucia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Trigo, Rosa Amália Espejo Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inoue, Eva Lucia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior - Politicas publicas Negros - Educação |
topic |
Ensino superior - Politicas publicas Negros - Educação |
description |
Orientadora : Rosa Amália Espejo Trigo |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-20T14:07:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-20T14:07:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/57153 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/57153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
34 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57153/1/R%20-%20E%20-%20EVA%20LUCIA%20DA%20SILVA%20INOUE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9e55ad87c1d2a16154636c0c1d66d24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860238663483392 |