Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gabriela Ingrid de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80721
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Simone Aparecida Rechia
id UFPR_4b3a247b29ac1df9b8f85e7ac21ffc78
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80721
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRechia, Simone, 1964-Lima, Gabriela Ingrid de2023-01-30T18:04:21Z2023-01-30T18:04:21Z2022https://hdl.handle.net/1884/80721Orientadora: Prof. Dra. Simone Aparecida RechiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/09/2022Inclui referênciasResumo: O lazer na infância, que diz respeito aos jogos e brincadeiras, é uma importante dimensão da vida, pois contribui para o desenvolvimento humano criativo e emancipatório e para o enriquecimento da cultura lúdica. Nas escolas, essas experiências encontram seu lugar mais privilegiado nos espaços livres, como pátios, quadra e jardins, que propiciam uma maior variedade de práticas lúdicas espontâneas. Contudo, apesar da importância desses espaços para as crianças, eles tendem a ser menos explorados e valorizados nos projetos arquitetônicos escolares. Dessa forma, esta pesquisa parte da seguinte questão: "Como os projetos dos espaços livres das escolas municipais de ensino fundamental de Curitiba/PR podem contribuir para as experiências lúdicas das crianças nos momentos de lazer?", e tem como objetivo geral identificar diretrizes de projeto para os espaços livres das escolas municipais de ensino fundamental de Curitiba/PR que possam contribuir para as experiências lúdicas das crianças. Para isso, foi utilizada a Avaliação pós-ocupação (APO) como abordagem metodológica e a construção dos dados se deu a partir de entrevista com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, visitas em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atividade de escuta com as crianças e busca por referenciais de projeto. Os resultados alcançados neste trabalho apontam que os projetos para os espaços livres escolares podem contribuir para as experiências lúdicas das crianças ao dialogar mais com a cultura lúdica local, ao envolver a comunidade escolar no processo de projeto, ao proporcionar condições ambientais mais confortáveis, ao se relacionar com o entorno da escola, ao contribuir para que o intervalo seja uma experiência mais democrática para todos e ao promover contato com mais elementos naturais. Neste sentido, as diretrizes de projeto para os espaços livres escolares desenvolvidas nesta pesquisa são uma ferramenta, através da qual, busca-se a concretização dessas intenções.Abstract: Leisure in childhood, which refers to games and play, is an important dimension of life, as it contributes to creative and emancipatory human development, and to the enrichment of play culture. In schools, these experiences find their most privileged place in free spaces such as playgrounds, courts, and gardens, which provide a greater variety of spontaneous play practices. However, despite the importance of these spaces for children, they tend to be less explored and valued in school architectural projects. Thus, this research starts from the following question: "How can the projects of free spaces in municipal elementary schools in Curitiba/PR contribute to the children's playful experiences during leisure time?" and has the general objective of identifying design guidelines for free spaces in municipal elementary schools in Curitiba/PR that can contribute to the children's playful experiences. For this, the Post-Occupation Evaluation (APO) was used as a methodological approach and the data construction was based on interviews with the Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, visits to schools from Rede Municipal de Ensino de Curitiba, listening activities with children and search for design references. The results achieved in this work indicate that the projects for school open spaces can contribute to the children's playful experiences by engaging the local play culture, involving the school community in the design process, providing more comfortable environmental conditions, relating to the school surroundings, contributing to make the playtime a more democratic experience for everyone, and promoting contact with more natural elements. In this sense, the design guidelines for school open spaces developed in this research are a tool, through which, it is sought to achieve these intentions.1 recurso online : PDF.application/pdfEdifícios escolaresEspaços abertosEscolas municipais - Curitiba (PR)Lazer e educaçãoEducação - Estudo e ensinoEducaçãoArquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA INGRID DE LIMA.pdfapplication/pdf128340465https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80721/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20INGRID%20DE%20LIMA.pdf8212650fdaaba86310f6aae65916d504MD51open access1884/807212023-01-30 15:04:21.36open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80721Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-30T18:04:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
title Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
spellingShingle Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
Lima, Gabriela Ingrid de
Edifícios escolares
Espaços abertos
Escolas municipais - Curitiba (PR)
Lazer e educação
Educação - Estudo e ensino
Educação
title_short Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
title_full Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
title_fullStr Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
title_full_unstemmed Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
title_sort Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
author Lima, Gabriela Ingrid de
author_facet Lima, Gabriela Ingrid de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rechia, Simone, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gabriela Ingrid de
contributor_str_mv Rechia, Simone, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Edifícios escolares
Espaços abertos
Escolas municipais - Curitiba (PR)
Lazer e educação
Educação - Estudo e ensino
Educação
topic Edifícios escolares
Espaços abertos
Escolas municipais - Curitiba (PR)
Lazer e educação
Educação - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Prof. Dra. Simone Aparecida Rechia
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-30T18:04:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-30T18:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80721
url https://hdl.handle.net/1884/80721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80721/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20INGRID%20DE%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8212650fdaaba86310f6aae65916d504
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860319526518784