O espaço escolar enquanto lugar de lazer para uma comunidade do Tatuquara no município de Curitiba/PR : entre o oficial e o oficioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gabriela Resende, 1996-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73647
Resumo: Orientadora: Simone Rechia
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spelling Cardoso, Gabriela Resende, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRechia, Simone, 1964-2022-03-03T17:23:58Z2022-03-03T17:23:58Z2021https://hdl.handle.net/1884/73647Orientadora: Simone RechiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/06/2021Inclui referências: p. 156-165Resumo: A cidade de Curitiba/PR, apesar de ser reconhecida nacionalmente por seus espaços verdes de turismo e lazer e ter equipamentos públicos considerados de referência pelo planejamento urbano, possui regiões de extrema vulnerabilidade social. Nesses locais, as mínimas condições de sobrevivência não são supridas e os direitos sociais inacessíveis para uma parcela da população, como a saúde moradia e segurança alimentar. Que dirá o acesso ao lazer, que ainda é julgado algo não essencial ou prioritário para o desenvolvimento de uma vida com qualidade aos seres humanos. Resultante disso, é que alguns bairros da capital, em sua maioria, aqueles distantes das regiões centrais e com poucas opções de acesso a demanda do lazer, recebem iniciativas via programas governamentais que surgem como alternativas para suprir essa carência. Estes, geralmente, são desenvolvidos em espaços públicos do bairro, como canchas, praças ou em escolas públicas, e mantidos pelo poder público em conjunto com instituições não governamentais. Diante da escassez, o que se observa nas últimas décadas é a utilização constante da escola pública do bairro como equipamento de lazer para comunidade, sobretudo nos locais em que não existe outros espaços públicos de lazer disponível à população. Nesse sentido, esta pesquisa propõe analisar como a falta de espaços públicos de lazer em uma região carente, gera o uso e apropriação do espaço escolar, transformando-o em um lugar de lazer para a comunidade local. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, do tipo descritivo, realizado por meio de um estudo de caso e adotou os seguintes procedimentos metodológicos: observação com diário de campo da escola e do seu entorno, aplicação de questionários à comunidade moradora da região e "praticante" do espaço escolar, entrevista semiestruturada com gestoras do Comunidade Escola e Protocolo de análise das condições dos espaços e mobiliários da escola. A análise e interpretação dos dados constituiu na triangulação das informações obtidas através das estratégias metodológicas utilizadas e foi fundamentada nos conceitos elaborados por Michel de Certeau (2005). Assim, o estudo demonstrou que são duas as "maneiras de fazer" o espaço da escola um "lugar" de lazer da comunidade pesquisada. A "maneira oficial" ocorre por uma política social do município, chamado de Programa Comunidade Escola, que oferece um conjunto de atividades desenvolvidas aos finais de semana na escola. E a "maneira oficiosa" não se trata de um projeto organizado de lazer, mas sim emerge da demanda da comunidade por outros espaços públicos disponíveis na região. Situação essa que faz com que moradores do entorno utilizemse de "táticas" para acessar o espaço escolar mesmo quando ele está fechado. Desse modo, a escola investigada revela-se como um espaço significativo para a população, uma vez que ela é vivenciada de maneiras diferentes e por pessoas de diversas idades, sobretudo pelo público jovem e infantil mesmo em meio ao contexto pandêmico. Assim, seus usos diversificados e apropriação efetuada por parte dessa comunidade, contribuem para torná-la um dos equipamentos de referência no atendimento as demandas ligadas a educação e ao lazer na região.Abstract: The city of Curitiba/PR, despite being nationally recognized for its green spaces for tourism and leisure and having public facilities considered a reference for urban planning, has regions of extreme social vulnerability. In these places, the minimum conditions for survival are not met and social rights are inaccessible for a portion of the population, such as health, housing and food security. That is, the access to leisure, which is still considered something not essential or a priority for the development of a quality life for human beings. As a result, some neighborhoods in the capital, mostly those far from the central regions and with few options for accessing the demand for leisure, receive initiatives via government programs that emerge as alternatives to fill this need. These are generally developed in public spaces in the neighborhood, such as fields, squares or public schools, and maintained by the public authorities together with non-governmental institutions. Given the shortage, what has been observed in recent decades is the constant use of public schools in the neighborhood as leisure equipment for the community, especially in places where there are no other public leisure spaces available to the population. In this sense, this research proposes to analyze how the lack of public leisure spaces in a needy region generates the use and appropriation of the school space, transforming it into a place of leisure for the local community. It is characterized as a qualitative, descriptive study, carried out through a case study and adopted the following methodological procedures: observation with a field diary of the school and its surroundings, application of questionnaires to the community living in the region and "practitioner " of the school space, semi-structured interview with Community School managers and Protocol for the analysis of the conditions of the school's spaces and furniture. The analysis and interpretation of data constituted the triangulation of information obtained through the methodological strategies used and was based on the concepts elaborated by Michel de Certeau (1998). Thus, the study showed that there are two "ways of making" the school space a "place" of leisure for the researched community. The "official way" occurs through a social policy of the municipality, called the Community School Program, which offers a set of activities developed on weekends at the school. And the "unofficial way" is not an organized leisure project, but rather emerges from the community's demand for other public spaces available in the region. This situation makes surrounding residents use "tactics" to access the school space even when it is closed. Thus, the investigated school reveals itself as a significant space for the population, as it is experienced in different ways and by people of different ages, especially by young people and children even in the midst of the pandemic context. Thus, its diverse uses and challenge made by this community, contribute to making it one of the reference equipment in meeting the demands related to education and leisure in the region.1 arquivo (191 p.) : PDF.application/pdfComunidade e escolaEdifícios escolaresEscolas públicas - Curitiba (PR)Lazer e educaçãoLazer - Aspectos sociaisPeriferias urbanasEducaçãoO espaço escolar enquanto lugar de lazer para uma comunidade do Tatuquara no município de Curitiba/PR : entre o oficial e o oficiosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA RESENDE CARDOSO.pdfapplication/pdf5938502https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73647/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20RESENDE%20CARDOSO.pdf1d96f4fd6a4b9f51a93567ca9017af8aMD51open access1884/736472022-03-03 14:23:58.928open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73647Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-03T17:23:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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