Modelos de negócio e seus efeitos no fracasso de startups : um olhar sobre as construtechs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigotto, Luciana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61971
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Márcia Ramos May
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spelling Rigotto, LucianaMay, Marcia Ramos, 1968-Cherobim, Ana Paula Mussi Szabo, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2019-08-01T20:01:16Z2019-08-01T20:01:16Z2019https://hdl.handle.net/1884/61971Orientadora: Profa. Dra. Márcia Ramos MayCoorientadora: Profa. Dra. Ana Paula Mussi Szabo CherobimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 03/2019Inclui referências: p.119-128Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: Startups são empresas de base tecnológica em estágio inicial focadas no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores sob condições de incerteza e buscando um modelo de negócio escalável, lucrativo e replicável. O setor da construção civil é um setor conservador no que se refere à inovação. Neste cenário, um modelo de negócio inadequado pode levar a empresa ao fracasso, uma vez que o modelo de negócio descreve a arquitetura dos elementos que permitem que uma organização crie, configure e aproprie valor. Esta dissertação tem como objetivo identificar como os modelos de negócio estão associados ao fracasso de construtechs. Foi realizado um estudo de casos múltiplos em três construtechs brasileiras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com fundadores destas construtechs, com profissionais do setor de construção e especialistas em startups, além de análises documentais. O conjunto de dados de cada um dos casos foi analisado com auxílio do software ATLAS.ti. As análises foram efetuadas a partir de duas bases teóricas, sendo que a primeira permitiu a construção das categorias de análise a partir do modelo de negócio integrado de Wirtz (2016), e a segunda fundamentou as categorias relacionadas aos processos de criação, configuração e apropriação do valor (MEIRELLES, 2015; MORGANTI; MEIRELLES, 2016). Os dados foram inseridos no software ATLAS.ti para a seleção dos trechos das entrevistas de acordo com as categorias de análise. Os textos brutos sofreram duas reduções para a comparação com a teoria. Os principais resultados apontaram que, mesmo quando os componentes dos modelos de negócio referentes à etapa de criação de valor são desenvolvidos de forma adequada, a configuração e a apropriação de valor podem se mostrar complexas em sua implementação. As maiores falhas nos modelos de negócio das construtechs pesquisadas se apresentaram nos modelos parciais relacionados à configuração de valor, sendo o modelo de produção o modelo parcial mais crítico. A pesquisa de campo revelou que o desenvolvimento do produto nestas construtechs, apesar de ser uma atividade técnica, refletiu o cenário interno da startup, ou seja, a velocidade e a qualidade do desenvolvimento da plataforma representaram o momento que a empresa estava passando e a motivação dos sócios. Esta pesquisa traz contribuições teóricas para a literatura de modelos de negócio, de criação, configuração e apropriação de valor e sobre fracasso de startups. No campo teórico, esta pesquisa apresenta a originalidade quanto à relação entre o modelo de negócio integrado proposto por Wirtz (2016) e a pesquisa em criação, configuração e apropriação de valor (MEIRELLES, 2015; MORGANTI; MEIRELLES, 2016). Esta relação entre duas abordagens contribui para a consolidação do construto modelos de negócio, base para os casos analisados. São apresentadas sugestões práticas quanto à gestão do modelo de negócios destas startups, inseridas em um contexto específico e recente. Palavras-chave: Modelos de negócio; Criação, configuração e apropriação de valor; Startups; Construtechs; Fracasso.Abstract: Startups are early stage technology-based companies focused on developing innovative products, services and business models under conditions of uncertainty and pursuing a scalable, profitable and replicable business model. The construction sector is a conservative sector in terms of innovation. In this scenario, an inappropriate business model can lead to business failure, since a business model describes the architecture of the elements that allow an organization to create, configure and appropriate value. This dissertation aims to identify how business models are associated with the failure of construtechs. This multiple case study was carried out in three Brazilian constructechs. The data was collected through interviews with founders of these companies, with professionals in the construction sector and specialists in startups, as well as on documentary analysis. The data set of each of the cases was analyzed using the software ATLAS.ti. The analyzes were based on two theorical bases: the first one allowed the construction of the categories of analysis based on the integrated business model from Wirtz (2016) and the second one based the categories related to the processes of value creation, value configuration and value appropriation (MEIRELLES, 2015; MORGANTI; MEIRELLES, 2016). The data was inserted in the software ATLAS.ti for the selection of the extracts of the interviews according to the categories of analysis. The raw texts have undergone two reductions for the comparison with the theory. The main results pointed out that, even when the components of the business models related to the value creation are adequately developed, the value configuration and appropriation can be complex. The major flaws in the business models of the researched construtechs were found in the partial models related to the value configuration, being the production model the most critical partial model. The field research revealed that the development of the product in these construtechs, despite being a technical activity, reflected the internal scenario of the startup. In other words, the speed and quality of the platform development represented the state of that the company and the motivation of the team. This research brings theoretical contributions to the business model literature as well as for the literature of value creation, configuration and appropriation and failure. In the theoretical field, this research is original regarding the relationship between the integrated business model proposed by Wirtz (2016) and the research on value creation, configuration and appropriation (MEIRELLES, 2015; MORGANTI; MEIRELLES, 2016). This relationship between two approaches contributes to the consolidation of the business model construct, which was the base for the cases analyzed. Practical suggestions are presented for the management of startups, inserted in a specific and recent context. Keywords: Business models; Value creation, configuration and appropriation; Startups; Construtechs; Failure.134 p. : il. (algumas color.).application/pdfNegóciosEmpresas novasAdministraçãoModelos de negócio e seus efeitos no fracasso de startups : um olhar sobre as construtechsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA RIGOTTO.pdfapplication/pdf2932010https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61971/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20RIGOTTO.pdfcc6230af41a21f5f5a504f6718a957d6MD51open access1884/619712019-08-01 17:01:16.338open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61971Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-01T20:01:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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