A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iskandar, Frangie
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69867
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz
id UFPR_4cad35bba6b91d7b3c51fe5136274918
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69867
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Iskandar, FrangieLuz, Araci Asinelli da, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-03-30T19:05:35Z2021-03-30T19:05:35Z2015https://hdl.handle.net/1884/69867Orientadora: Profa. Dra. Araci Asinelli-LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/03/2015Inclui referências: p. 86-95Resumo: A presente pesquisa visa verificar a gestão do cuidado em instituições de acolhimento para meninos frente à diversidade sexual. Para tanto, visa compreender como os gestores sociais e educadores lidam e cuidam dos adolescentes com orientação sexual homossexual. Participaram da pesquisa três gestores e sete educadores de ambos os sexos, com idade entre 24 e 55 anos, de três instituições de acolhimento, uma na região metropolitana e duas em Curitiba. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e exploratória, cuja coleta de dados foi realizada segundo o Método Exploratório Crítico de Piaget, como proposto por Delval (2002). Para a análise dos dados seguiu-se o modelo de Núcleos de Significação, conforme Aguiar e Ozella (2006). Foram quatro os núcleos de significação que nortearam as análises: experiência profissional, dimensão do cuidado, sexualidade e orientação sexual e demandas pessoais e institucionais. Os resultados mostraram a dificuldade dos gestores e educadores quanto ao cuidado com adolescentes frente à diversidade sexual, tendo como pressupostos de referência o modelo heteronormativo. Os dados mostram a ausência de conhecimento específico sobre a orientação sexual e a teoria de gênero, bem como o viés religioso e a indiferença no cuidado, embora verbalizem, em seus discursos compreensão e respeito a diversidade sexual. Palavras-chave: Adolescentes Institucionalizados. Educador social. Sexualidade. Diversidade Sexual.Abstract: This research aims to verify the care management in institutions for boys in relation forward to sexual diversity. To understand how much the social managers and educators deal, care for adolescents with homosexual orientation. The participants were three managers and seven teachers of both sexes, aged 24 to 55 years, three host institutions, one in the metropolitan area and two in Curitiba. It is characterized as qualitative exploratory study, in which data collection was performed using the Exploratory Method Piaget critic and proposed by Delval (2002). For the analysis of the data followed the Meaning Centers model, as Aguiar and Ozella (2006). There were four meaning core that guided the analysis: professional experience, dimension of care, sexuality and sexual orientation and personal and institutional demands. The results showed the difficulty of managers and educators on the care of adolescents in sexual diversity, and the same as assumptions, the heteronormative model as reference. The data show the absence of specific knowledge on sexual orientation, gender theory and religious bias, as indifferent to care, although demonstrating the speech, understanding and respect for sexual diversity. Keywords: Teens institutionalized. Social educator. Sexuality. Sexual orientation.110 p. : il.application/pdfAdolescentes - Assistência em instituiçõesAdolescentes - Comportamento sexualAdolescentes (Meninos)Homossexualidade e educaçãoEducaçãoA gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FRANGIE ISKANDAR.pdfapplication/pdf2352804https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69867/1/R%20-%20D%20-%20FRANGIE%20ISKANDAR.pdf26f5c8cfd2b0fbdee8dcaa2d2006f0a8MD51open access1884/698672021-03-30 16:05:35.597open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69867Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-30T19:05:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
title A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
spellingShingle A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
Iskandar, Frangie
Adolescentes - Assistência em instituições
Adolescentes - Comportamento sexual
Adolescentes (Meninos)
Homossexualidade e educação
Educação
title_short A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
title_full A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
title_fullStr A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
title_full_unstemmed A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
title_sort A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
author Iskandar, Frangie
author_facet Iskandar, Frangie
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Iskandar, Frangie
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes - Assistência em instituições
Adolescentes - Comportamento sexual
Adolescentes (Meninos)
Homossexualidade e educação
Educação
topic Adolescentes - Assistência em instituições
Adolescentes - Comportamento sexual
Adolescentes (Meninos)
Homossexualidade e educação
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-30T19:05:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-30T19:05:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69867
url https://hdl.handle.net/1884/69867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69867/1/R%20-%20D%20-%20FRANGIE%20ISKANDAR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26f5c8cfd2b0fbdee8dcaa2d2006f0a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860499548143616