Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Edy Luiza Feix
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74897
Resumo: Orientador: Zelia Milleo Pavão
id UFPR_4cc85f4093adb2becc41c08165d11677
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74897
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Portela, Edy Luiza FeixUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2022-09-02T17:16:57Z2022-09-02T17:16:57Z1989https://hdl.handle.net/1884/74897Orientador: Zelia Milleo PavãoDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Parana. Setor de EducaçãoResumo: Diante da crescente demanda escolar que o ensino noturno de 2º grau vem apresentando e da necessidade de alternativas para que o mesmo se desenvolva mais eficazmente, este trabalho visa a colaborar no sentido de refletir sobre a problemática do estudante trabalhador da escola pública noturna de 2º grau. O trabalho tem como suporte teórico um estudo sobre os valores que estão subjacentes aos fins e objetivos educacionais, bem como, aos mecanismos legais de sua adoção e concretização nas escolas . Historiando sobre a evolução dos objetivos da educação brasileira, desde os jesuítas, o estudo vislumbra a realidade dos mesmos nos dias atuais e ressalta a visão crítica do aluno de 2º grau noturno face a realização de si próprio, do trabalho, a cidadania e a escola. O estudo exploratório, portanto aberto à reflexão, permitindo configurar com bastante clareza a experienciação curricular das escolas noturnas de 2º grau, e o estudante trabalhador, visa também apontar subsídios para uma mediação curricular mais eficaz para as escolas noturnas. É a partir deste contexto que este trabalho procurou ser mais uma contribuição para os educadores que atuam no ensino de 2º grau noturno, no sentido de rever a concretização dos objetivos educacionais na prática escolar, direcionando-a para o efetivo atendimento de uma clientela específica - o aluno trabalhador.Abstract: In face of the growing demand for the evening secondary school courses lately observed, and the resulting need for alternatives which may grant them a more effective development, the present paper is an attempt to offer a contribution by examining the difficulties faced by the worker who is a student at the evening secondary state school. The theoretical support for this work consists of a study of the underlying values of educational objectives and ends, as well as of the legal mechanisms for their adoption and implementation in the schools. Surveying the history of the objectives of Brazilian education since the times of the Jesuits, the work visualizes their reality in the present days, stressing the critical vision of the evening secondary school student before his self-fulfilment, work satisfaction, citizenship and schooling. The exploratory study however, is open to reflection and allows a clear configuration of the curricular experience of secondary evening school, and of the student worker. It also aims to offer subsidies for a more efficient curricular mediation for the evening schools. It is from this context that this paper attempts to offer a contribution for educators involved in evening secondary teaching to revise the realization of educational objectives in the school practice, directing it to the effective assistance to this specific clientele — the student worker.vi, 312 f. ; 30 cm.application/pdf[s.n.]Ensino de segundo grauEstudantes - AvaliaçãoEstudantes - EmpregoTrabalhadores estudantesEscolas noturnas - CurriculosEnsino de segundo grau - BrasilRedação acadêmicaValores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grauValores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de segundo grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - EDY LUIZA FEIX PORTELA.pdfapplication/pdf15773718https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74897/1/D%20-%20D%20-%20EDY%20LUIZA%20FEIX%20PORTELA.pdfc9aa1c6f5613e9649f29371df63663e7MD51open access1884/748972022-09-02 14:16:57.747open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74897Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T17:16:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de segundo grau
title Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
spellingShingle Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
Portela, Edy Luiza Feix
Ensino de segundo grau
Estudantes - Avaliação
Estudantes - Emprego
Trabalhadores estudantes
Escolas noturnas - Curriculos
Ensino de segundo grau - Brasil
Redação acadêmica
title_short Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
title_full Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
title_fullStr Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
title_full_unstemmed Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
title_sort Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
author Portela, Edy Luiza Feix
author_facet Portela, Edy Luiza Feix
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Edy Luiza Feix
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de segundo grau
Estudantes - Avaliação
Estudantes - Emprego
Trabalhadores estudantes
Escolas noturnas - Curriculos
Ensino de segundo grau - Brasil
Redação acadêmica
topic Ensino de segundo grau
Estudantes - Avaliação
Estudantes - Emprego
Trabalhadores estudantes
Escolas noturnas - Curriculos
Ensino de segundo grau - Brasil
Redação acadêmica
description Orientador: Zelia Milleo Pavão
publishDate 1989
dc.date.issued.fl_str_mv 1989
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T17:16:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T17:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74897
url https://hdl.handle.net/1884/74897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 312 f. ; 30 cm.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74897/1/D%20-%20D%20-%20EDY%20LUIZA%20FEIX%20PORTELA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9aa1c6f5613e9649f29371df63663e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860870797524992