É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Luís Fernando
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27688
Resumo: Orientador: José Alberto Pedra
id UFPR_217ab214ed080d34a344955b55474ccf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27688
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cordeiro, Luís FernandoStoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Parana. Setor de Educação.Pedra, Jose Alberto, 1947-2022-08-26T18:19:57Z2022-08-26T18:19:57Z2003Brochhttps://hdl.handle.net/1884/27688Orientador: José Alberto PedraCo-orientadora: Tani StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui bibliografiaResumo: Este trabalho objetiva, em primeiro lugar, verificar se a aprendizagem do conceito físico de aceleração, no primeiro ano do ensino médio, é significativa. Esse conceito é importante para o ensino de Física, pois ancora a compreensão de diversos outros temas. O segundo objetivo é construir um instrumento de avaliação que possa ser usado por educadores, de modo que eles tanto detectem se o educando possui os conhecimentos prévios que dão suporte à aprendizagem do conceito de aceleração quanto avaliem sua aprendizagem após a instrução escolar. Para este estudo, diferentemente de outros pesquisadores citados em minhas referências bibliográficas, usei como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Elegi, como sujeitos desta pesquisa, uma turma de uma escola pública, cujo professor de Física era licenciado nessa disciplina há mais de dez anos, acompanhei as aulas sobre aceleração e apliquei dois questionários: o primeiro para averiguar, entre vários aspectos, se os alunos pesquisados possuíam os conhecimentos de velocidade, necessários para ancorar a aprendizagem do conceito científico de aceleração; e o segundo para averiguar se a aprendizagem do conceito de aceleração foi significativa. O segundo questionário também pode ser aplicado antes da instrução sobre aceleração, para detectar os conhecimentos prévios a respeito desse tema. O resultado da pesquisa indica que a aprendizagem não se mostrou do tipo "é ou não é" significativa. Os dados obtidos sugerem que a quantidade e o tipo de conceitos espontâneos que os alunos apresentaram podem possuir relação com o desempenho e, conseqüentemente, com a aprendizagem. Usando essa quantidade de conceitos alternativos como critério para agrupar os alunos segundo suas aprendizagens, identifiquei quatro níveis, da aprendizagem mais para a menos significativa. Porém, como no cotidiano o termo "aceleração" é usado com significados nem sempre iguais aos adotados pela ciência, é possível que esses conhecimentos, que resultam das relações do dia-a-dia, possam influenciar positiva ou negativamente na aprendizagem escolar. Após toda a análise feita, percebo que os resultados apontam para aquilo que intitulei de "convivência conceituai", ou seja, o educando deve aprender a conviver com os conceitos científico e cotidiano, usando-os adequadamente de acordo com o contexto. Os resultados também sugerem que o instrumento de pesquisa foi adequado ao seu fim, que é possibilitar ao professor que o utilize, ter noções da estrutura cognitiva de seus alunos sobre o conceito físico de aceleração. Palavras chaves: aceleração, aprendizagem significativa, conceitos espontâneos, David P. Ausubel, ensino de física.Abstract: The first aim of this thesis is to verify if (earning of the concept of acceleration of Physics is significant among high school first graders. This concept is important for teaching of Physics, as it is the anchoring factor of understanding of many other themes. The second aim is to construct a simple assessment instrument that can be used by educators so that they can perceive if the learner has previous knowledge that supports learning of the acceleration concept as well as evaluate its learning after school teaching. Differently from the researchers mentioned in the bibliographical references, for this study it was used as referential David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. I chose as subjects of this research a class of a public school whose teacher majored in Physics teaching more than ten years ago. I have attended the classes on acceleration and submitted two questionnaires: the first to verify, among other aspects, if the students, the research subjects, had the knowledge of velocity required to anchor learning of the scientific concept of acceleration, and the second one, to verify if learning of the acceleration concept was significant. It was also possible to submit the second one before the classes on acceleration occurred, in order to observe the previous knowledge of the theme. The research result indicates that learning did not demonstrate to be of the type "is or is not" significant. Gathered data suggest that the quantity and type of spontaneous concepts presented by the students can be related with performance and, consequently, with learning. Using this quantity of alternative concepts as a criterion to group the students according to their learning, four levels were identified from the most to the less significant learning. However as in daily life the word acceleration is employed with meanings not always the same as used in science, it is possible that this knowledge that results from everyday life can influence school learning positive or negatively. After the complete analysis was accomplished, the results point to what I called "conceptual coexistence", that is, the learner must learn how to live with the daily and scientific concepts using them adequately according to the context. The results also suggest that the research instrument was suitable for its purpose by making it possible for teachers who use it to have notions of their students' cognitive structure about the acceleration concept of Physics. Key words: acceleration, meaningful learning, spontaneous concepts, David P. Ausubel, teaching of Physics.210 f. : il., tabs.application/pdfAprendizagemEnsino de segundo grauFísica - Estudo e ensinoRedação acadêmicaEducaçãoÉ significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - CORDEIRO, LUIS FERNANDO.pdfapplication/pdf5856884https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27688/1/D%20-%20CORDEIRO%2c%20LUIS%20FERNANDO.pdfc585140b6eb5d6d5b775c99e03be0c2cMD51open accessTEXTD - CORDEIRO, LUIS FERNANDO.pdf.txtExtracted Texttext/plain422123https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27688/2/D%20-%20CORDEIRO%2c%20LUIS%20FERNANDO.pdf.txte86c78c9f8eb7ef14f5014725a662122MD52open accessTHUMBNAILD - CORDEIRO, LUIS FERNANDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27688/3/D%20-%20CORDEIRO%2c%20LUIS%20FERNANDO.pdf.jpg8f9fd52512430f6f6300b202878a2a3cMD53open access1884/276882022-08-26 15:19:57.648open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27688Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T18:19:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
title É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
spellingShingle É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
Cordeiro, Luís Fernando
Aprendizagem
Ensino de segundo grau
Física - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
title_short É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
title_full É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
title_fullStr É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
title_full_unstemmed É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
title_sort É significativa a aprendizagem escolar do conceito físico de aceleração no primeiro ano do ensino médio?
author Cordeiro, Luís Fernando
author_facet Cordeiro, Luís Fernando
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Universidade Federal do Parana. Setor de Educação.
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Luís Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedra, Jose Alberto, 1947-
contributor_str_mv Pedra, Jose Alberto, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino de segundo grau
Física - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
topic Aprendizagem
Ensino de segundo grau
Física - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: José Alberto Pedra
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T18:19:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T18:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv Broch
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27688
identifier_str_mv Broch
url https://hdl.handle.net/1884/27688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27688/1/D%20-%20CORDEIRO%2c%20LUIS%20FERNANDO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27688/2/D%20-%20CORDEIRO%2c%20LUIS%20FERNANDO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27688/3/D%20-%20CORDEIRO%2c%20LUIS%20FERNANDO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c585140b6eb5d6d5b775c99e03be0c2c
e86c78c9f8eb7ef14f5014725a662122
8f9fd52512430f6f6300b202878a2a3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898855037534208