Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busnardo, Larissa Guedes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86623
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rosane Kaminski
id UFPR_4cc9c75e1c984eccb2185effb55dc57e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86623
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaKaminski, Rosane, 1967-Busnardo, Larissa Guedes2024-02-21T21:47:22Z2024-02-21T21:47:22Z2023https://hdl.handle.net/1884/86623Orientadora: Profª Drª Rosane KaminskiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 28/11/2023Inclui referênciasResumo: Esta tese se propõe a investigar as experiências do escultor paranaense João Turin (1878-1949) com a mídia fotográfica, com enfoque nas dinâmicas de apropriação da reprodutibilidade técnica no contexto de sua prática profissional, durante o processo de transição do século XIX para o século XX. O estudo sobre este indivíduo tem como pano de fundo a proposta de compreender como formavam-se as múltiplas confluências entre as linguagens fotográfica e escultórica, percorrendo, paralelamente, os usos pessoais da fotografia pelos escultores do contexto, bem como sua utilização enquanto suporte de divulgação e, inversamente, como referência para a criação escultórica. O protagonista desta pesquisa, João Turin, foi um importante agente cultural no campo artístico curitibano. Ele iniciou sua atividade profissional aos treze anos, como aprendiz de marceneiro, e aprimorou habilidades na Escola de Belas Artes e Indústrias, na década de 1890. Após destacar-se na instituição, recebeu subsídios estatais para aprofundar sua formação na Europa, onde permaneceu até 1922. Na década de 1910, tendo residido em Paris, absorveu novas influências artísticas, participou de prestigiosos salões e desenvolveu seus primeiros projetos para monumentos, consolidando sua trajetória profissional. Ao mesmo tempo, sua permanência na Europa fora também marcada pelas crises promovidas durante a Primeira Guerra Mundial. Em seu retorno ao Brasil, motivado pelas comemorações do Centenário da Independência, foi o escultor responsável por executar em Curitiba diversos monumentos retratísticos atrelados à onda da estatuamania paranista, trabalhos com os quais recebeu papel de destaque em jornais, periódicos ilustrados e no cinema local. Neste sentido, ao considerar a interconexão entre ambas as linguagens, explorando todos os possíveis meios de influência e reverberação possibilitados pela apropriação da fotografia, a presente pesquisa busca compreender de que maneiras esta relacionou-se ao ofício escultórico de João Turin, durante a execução, promoção e rememoração das suas esculturas. Com base nos manuscritos originais do artista, fotografias em diferentes formatos e veículos, reportagens e outros documentos relacionados, a análise abrange diversas facetas, organizadas em três categorias fundamentais: os usos pessoais da fotografia por escultores; o uso da mídia fotográfica como referência na criação escultórica; e o uso do suporte escultórico como referência para imagens fotográficas. Estas três lentes utilizadas ao observar as imagens selecionadas para esta pesquisa visam contribuir para a elucidação de usos sociais da imagem técnica no campo da escultura como instrumento de memória, estudo, criação e autopromoção. Sob a perspectiva de Walter Benjamin, a interseção entre a arte e a reprodutibilidade técnica é a principal linha teórica a nortear esta tese. Com isto, pretende-se contribuir para um entendimento inicial do papel desempenhado pela fotografia na prática da escultura. A relevância deste objetivo reside também em sua singularidade, uma vez que não foram identificadas outras pesquisas sobre o escultor João Turin que abordem essa conjunção categórica. Portanto, nesta tese propõe-se a interposição dos elementos específicos que delineiam a dinâmica "fotogênica" entre escultura e fotografia.Abstract: This thesis aims to investigate the experiences of the Brazilian sculptor, João Turin (1878-1949), from Paraná, with photographic media, focusing on the dynamics of technical reproducibility within the context of his professional practice during the transition from the XIX to the XX century. The study of this individual aims to understand the multiple convergences between photographic and sculptural languages, concurrently exploring the personal uses of photography by sculptors in that context, as well as its use as a means of dissemination and conversely as a reference for sculptural creation. The protagonist of this research, João Turin, was an important cultural figure in the artistic field of Curitiba. He began his professional activity at the age of thirteen as an apprentice carpenter, improving his skills at "Escola de Belas Artes e Indústrias" (the School of Fine Arts and Industries) around 1890s. After standing out in the institution, he received state subsidies to further refining his education in Europe, where he stayed until 1922. After 1911, residing in Paris, he absorbed new artistic influences, participated in prestigious salons, and developed his initial projects for monuments, solidifying his professional trajectory. Simultaneously, his time in Europe was shadowed by the crises brought on during the First World War. Upon his return to Brazil, motivated by the celebrations of the Centennial of Independence, he was the sculptor responsible for executing several monumental sculptures in Curitiba tied to the wave of "paranista" statue mania, works that earned him a prominent role in newspapers, illustrated periodicals, and the local cinema. In this regard, considering the interconnection between both languages, also exploring all possible means of influence and reverberation facilitated by the use of photography, this research seeks to understand how this effect related to João Turin's sculptural work during the execution, promotion, and commemoration of his sculptures. Based on the artist's original manuscripts, photographs in numerous formats and media, articles, and other related documents, the analysis covers diverse aspects organized into three fundamental categories: the personal uses of photography by sculptors; the use of photographic media as a reference in sculptural creation; and the use of sculptural support as a reference for photographic images. These three lenses used to observe the selected images for this research aim to contribute to the elucidation of the social uses of technical images in the field of sculpture as a tool for memory, study, creation, and self-promotion. Through Walter Benjamin’s perspective, the intersection between art and technical reproducibility is the main theoretical framework guiding this thesis. The goal is to contribute to an initial understanding of the role played by photography in sculptural practice. The relevance of this objective lies in its singularity, as no other research on the sculptor João Turin has been identified to addresses this categorical conjunction. Therefore, this thesis proposes the interposition of specific elements that delineate the "photogenic" dynamics between sculpture and photography.1 recurso online : PDF.application/pdfTurin, Joao, 1878-1949EsculturaFotografiaMemóriaEscultores - ParanáHistóriaAo luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LARISSA GUEDES BUSNARDO.pdfapplication/pdf36573369https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86623/1/R%20-%20T%20-%20LARISSA%20GUEDES%20BUSNARDO.pdf16fab49d37fcbae58bbf00c9f34df762MD51open access1884/866232024-02-21 18:47:22.218open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86623Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-21T21:47:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
title Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
spellingShingle Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
Busnardo, Larissa Guedes
Turin, Joao, 1878-1949
Escultura
Fotografia
Memória
Escultores - Paraná
História
title_short Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
title_full Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
title_fullStr Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
title_full_unstemmed Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
title_sort Ao luminar do bronze : a experiência fotográfica na trajetória do escultor João Turin
author Busnardo, Larissa Guedes
author_facet Busnardo, Larissa Guedes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaminski, Rosane, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Busnardo, Larissa Guedes
contributor_str_mv Kaminski, Rosane, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Turin, Joao, 1878-1949
Escultura
Fotografia
Memória
Escultores - Paraná
História
topic Turin, Joao, 1878-1949
Escultura
Fotografia
Memória
Escultores - Paraná
História
description Orientadora: Profª Drª Rosane Kaminski
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-21T21:47:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-21T21:47:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/86623
url https://hdl.handle.net/1884/86623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86623/1/R%20-%20T%20-%20LARISSA%20GUEDES%20BUSNARDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16fab49d37fcbae58bbf00c9f34df762
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860868505337856