Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Barbara, 1998-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76797
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Renata Senna Garraffoni
id UFPR_9e2dd6f8fb0aacbdfc289c302e81a38e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76797
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fonseca, Barbara, 1998-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaGarraffoni, Renata Senna, 1974-2022-08-04T17:35:23Z2022-08-04T17:35:23Z2022https://hdl.handle.net/1884/76797Orientadora: Profa. Dra. Renata Senna GarraffoniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 01/06/2022Inclui referênciasResumo: O Movimento Paranista ocorreu na década de 1920, em Curitiba, e objetivava construir uma nova identidade e proposta cultural para o estado do Paraná. Neste projeto, participaram artistas, políticos e parte da elite paranaense, criando diversas formas de expressão, dentre elas, a revista Illustração Paranaense e as obras do escultor João Turin, Ânfora e Columna Paranaense e Casa Paranista, objetos desta dissertação. Nestas criações, notamos, em evidência, a presença da Antiguidade greco-romana, pouco estudada e discutida pela historiografia paranaense. À vista disso, tendo como base teórica os estudos de Recepção da Antiguidade, entendemos a possibilidade do mundo antigo ser revisitado, repensado e usado para formular novas identidades, políticas e expressões artísticas em períodos subsequentes. Assim, propomos analisar como e porque o mundo greco-romano antigo era conhecido e interpretado entre esses intelectuais e artistas paranistas, observando, principalmente, as produções e o significado da Antiguidade para Turin. Contando como fonte de pesquisa a já citada Illustração Paranaense e, também, os manuscritos do escultor, o presente trabalho é constituído a partir de três pontos principais de análise: o textual, o gráfico e o material. Partindo deles, analisamos: como a Antiguidade estava presente no imaginário paranista; como ela servia à construção dos ideais deste movimento; quais as formas demonstradas na revista; e, por fim, de que maneira foi pensada nas obras de João Turin. Isto para entender a realidade da elite curitibana do início do século XX e sua circulação de ideias e, principalmente, para conhecer diferentes maneiras que o mundo antigo foi pensado, trabalhado e naturalizado. Como resultado desta dissertação, almejamos estabelecer novas discussões acerca da Antiguidade na obra de João Turin e na Illustração Paranaense, explicando tais relações e, principalmente, as motivações e objetivos das criações do escultor. Aqui apresentamos novas formas de pensar o Paranismo e de conhecer as perspectivas curitibanas acerca do mundo greco-romano em suas expressões artísticas e intelectuais. Por consequência, realizamos também um trabalho que pretende contribuir para o campo dos estudos de Recepção no Brasil.Abstract: The Movimento Paranista took place in the 1920's, in Curitiba, and aimed to build a new identity and culture to the state of Paraná. Artists, politicians and part of the state's elite took part in this project, expressing themselves through several ways such as the magazine Illustração Paranaense and João Turin's works of art, Ânfora Paranaense and Columna Paranaense and the Casa Paranista, which are the objects of this thesis. It is possible to identify in these elements references to the ancient Greeks and Romans, a subject that has not been studied and discussed by the state's historiography. Supported by the Classical Reception Studies - Martindale (1993) and Hardwick (2001) - we understand the possibility given by the Ancient World to revisit, rethink and how it was used to formulate new identities, politics and artistic expressions in subsequent periods. We propose to analyze how and why the Paranista intellectuals and artists interpreted and understood the Ancient World, paying attention to Turin's understanding of the Ancient over his works of art. Through the already mentioned Illustração Paranaense and Turin's manuscript, this thesis constitutes its analysis from three perspectives: textual, graphical and material. We therefore analyze: how the Ancient World was present in Paranista imaginaries; how it served to build the movement ideals; in which way the Ancient World was demonstrated through the magazine; and finally how Turin thought the Ancient World in his works of art. That analysis was done in order to understand Curitiba's elite's reality in the beginning of the 20th century and its ideas and to know in which ways the Ancient World was thought and naturalized. As a result of this thesis, we aim to establish new discussions regarding the Antique in João Turin's work of art and in the Illustração Paranaense, explaining those relations, motivations and goals of his creations. We present a new way of thinking about the Movimento Paranista and understanding Curitiba's perspectives about the Ancient World and its artistic and intellectual expressions.1 recurso online : PDF.application/pdfTurin, Joao, 1878-1949Arte - HistóriaHistóriaEntre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BARBARA FONSECA.pdfapplication/pdf4344936https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76797/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20FONSECA.pdfb4fe9a177eb67701762af7333bf5917dMD51open access1884/767972022-08-04 14:35:23.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76797Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-04T17:35:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
title Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
spellingShingle Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
Fonseca, Barbara, 1998-
Turin, Joao, 1878-1949
Arte - História
História
title_short Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
title_full Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
title_fullStr Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
title_full_unstemmed Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
title_sort Entre colunas e pinheiros : a recepção da antiguidade nas obras paranistas de João Turin (1927-1930)
author Fonseca, Barbara, 1998-
author_facet Fonseca, Barbara, 1998-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Barbara, 1998-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garraffoni, Renata Senna, 1974-
contributor_str_mv Garraffoni, Renata Senna, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Turin, Joao, 1878-1949
Arte - História
História
topic Turin, Joao, 1878-1949
Arte - História
História
description Orientadora: Profa. Dra. Renata Senna Garraffoni
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-04T17:35:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04T17:35:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76797
url https://hdl.handle.net/1884/76797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76797/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20FONSECA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4fe9a177eb67701762af7333bf5917d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860591923494912