Narrativa em primeira pessoa e estratégias de construção de personagem em Lolita, de Vladimir Nabokov, e em Os cus de Judas, de António Lobo Antunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83223
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Antonio Augusto Nery
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasNery, Antonio Augusto, 1981-Andrade, Patrícia dos Santos2023-06-23T21:13:21Z2023-06-23T21:13:21Z2023https://hdl.handle.net/1884/83223Orientador: Prof. Dr. Antonio Augusto NeryDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/03/2023Inclui referências: p. 81-83Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: A obra de António Lobo Antunes (1942-) caracteriza-se pela produção dos sentidos ficcionais emoldurados em um contínuo movimento de evocação memorialística do passado. De semelhante modo, em seu romance aqui estudado, Vladimir Nabokov (1899-1977) apresenta uma inclinação ao passado como sustentáculo do discurso narrativo e da relação entre este e seu interlocutor. O propósito do estudo é analisar, nas obras Lolita (1955), de Vladimir Nabokov e Os cus de Judas (1979), de António Lobo Antunes, a forma como o narrador em primeira pessoa articula e elabora suas estratégias de construção da personagem, visando um melhor entendimento dos mecanismos de tessitura dessas narrativas. Os romances, objetos dessa pesquisa, são colocados no plano da análise comparativa, pois ambos relevam, em suas similitudes e diferenças, um discurso construtor dos processos de silenciamento, de retorno à memória e de edificação da relação entre o narrador e seu interlocutor. Na esfera interpretativa, balizam a análise as formulações teóricas de Norman Friedman (1967), as concepções do teórico Paul Ricoeur (2007), explicitadas, sobretudo, em Tempo e narrativa (2010) e em A memória, a história e o esquecimento (2007). Além disso, consideram-se as concepções do teórico e crítico Umberto Eco (1994), em Seis passeios pelos bosques da ficção, acerca dos conceitos de "leitor-empírico", "leitor-modelo", "autor-modelo" e "autor-empírico"; de Wayne C. Booth (1980), em A retórica da ficção, acerca da postura e intencionalidade discursivas do narrador na construção das estratégias narrativas; bem como apreciam-se as concepções da personagem feminina na obra de António Lobo Antunes, e as relações estabelecidas pelos narradores dos romances com os universos da memória, do silenciamento e de estratégias narrativas da enunciação em primeira pessoa. Portanto, sob o foco voltado para os elementos: enunciação em primeira pessoa, construção de personagens, silenciamento, memória e leitor, interpreta-se a maneira com que utilizados foram esses elementos na condução de estratégias narrativas equivalentes a instrumentos de validação de um discurso de derrota e de justificação de comportamento assumido no tempo presente da diegese. Tais estratégias sustentam a construção do silenciamento que marca a presença da figura do interlocutor nas duas narrativas aqui estudadas.Abstract: The work of António Lobo Antunes (1942-) is characterized by the production of fictional meanings framed in a continuous movement of memorialistic evocation of the past. Similarly, in his novel studied here, Vladimir Nabokov (1899-1977) presents an inclination to the past as a support of the narrative discourse and the relationship between it and its interlocutor. The purpose of the study is to analyse, in the works Lolita (1955), by Vladimir Nabokov and Os cus de Judas (1979), by António Lobo Antunes, the way in which the first-person narrator articulates and elaborates his character construction strategies, aiming at a better understanding of the weaving mechanisms of these narratives. The novels, objects of this research, are placed on the plane of comparative analysis, as both reveal, in their similarities and differences, a discourse that builds the processes of silencing, returning to memory and building the relationship between the narrator and his interlocutor. In the interpretative sphere, the analysis is guided by the theoretical formulations of Norman Friedman, the conceptions of the theorist Paul Ricoeur, made explicit, above all, in time and narrative (2010) and in The memory, the history and the forgetting (2007). In addition, we consider the conceptions of the theorist and critic Umberto Eco, in Six tours through the forests of fiction, about the concepts of "empirical reader", "model reader", "model author" and "empirical author". ; by Booth, in The rhetoric of fiction, on the narrator's discursive posture and intentionality in the construction of narrative strategies; as well as appreciate the postulations about the conceptions of the female character in the work of António Lobo Antunes, and substantiate the relationships established by the narrators of the novels with the universes of memory, silencing and narrative strategies of enunciation in the first person. Therefore, with a focus on the elements of first-person enunciation, character construction, silencing, memory and reader, we interpret the way in which these elements were used in conducting narrative strategies equivalent to instruments for validating a speech of defeat and justification of assumed behavior in the present time of the diegesis. Such strategies support the construction of silencing that marks the presence of the figure of the interlocutor in the two narratives studied.1 recurso online : PDF.application/pdfNabokov, Vladimir Vladimirovich, 1899-1977Antunes, Antonio Lobo, 1942-Literatura comparadaPersonagens literariosMemória na literaturaLetrasNarrativa em primeira pessoa e estratégias de construção de personagem em Lolita, de Vladimir Nabokov, e em Os cus de Judas, de António Lobo Antunesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PATRICIA DOS SANTOS ANDRADE.pdfapplication/pdf1407161https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83223/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20DOS%20SANTOS%20ANDRADE.pdfb25a2b4348fb4318ab41823e83edb1c8MD51open access1884/832232023-06-23 18:13:22.085open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83223Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-23T21:13:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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